O câmbio automatizado de uma só embreagem da marca alemã, batizado de ASG, foi desenvolvido no Brasil por uma empresa de autopeças, a Magneti Marelli, que ironicamente também fornece o Dualogic, semelhante em termos de concepção, para a Fiat. O funcionamento se dá por meio de um mecanismo eletroidráulico que atua na mesma caixa de marchas dos modelos manuais. A programação eletrônica, porém, foi feita pela própria Volkswagen. Comandado pela central, o sistema aciona a embreagem e faz as trocas de modo autônomo.
Na prática, o sistema robotizado atua acionando a embreagem a cada troca de marchas. É exatamente aí que surgem os trancos: nas trocas, as operações de desacoplamento e reacoplamento cortam transmissão do motor às rodas por um breve período (como em um câmbio manual), que mesmo bem pequeno, se faz notar no interior do veículo. Na boa e velha transmissão manual, o motorista consegue fazer o comando com mais suavidade.
Além do mais, como já dissemos, as trocas normalmente não ocorrem nos momentos desejáveis. Ao volante do modelo, em uma das inúmeras subidas de Belo Horizonte, pela qual passo diariamente, perdi a conta de quantas vezes o sistema mudou de terceira para quarta marcha, para em seguida reduzir novamente, diante da perda de rendimento após a manobra… Isso com o acelerador a meio curso e o tacômetro marcando cerca de 3.000 rpm. Em outra ocasião, ao diminuir a velocidade para passar por uma lombada, a central eletrônica reduziu de segunda para primeira, elevando o giro para 4.000 rpm e causando um enorme tranco, que assustou até o passageiro que estava comigo.
Feitas as considerações vale chamar a atenção para dois pontos: o primeiro é o desuso de caixas automatizadas monoembreagem em outros mercados. A Volkswagen oferece a transmissão DSG, que tem duas embreagens, desde 2003 na Europa. A Alfa Romeo já teve a caixa Selespeed, que era dotada de uma só embreagem mas tinha funcionamento é um pouco diferente, foi logo substituída pela TCT, também de dupla embreagem. O segundo é o relativo sucesso desse tipo de câmbio no Brasil, apesar das limitações. A Fiat vende há anos o sistema Dualogic e a Chevrolet acabou de dar nova vida ao Easytronic, que ganhou o sobrenome GenII e passou a ser fornecido também pela Magneti Marelli.
O Gol I-Motion já foi devolvido ao fabricante e em breve publicaremos a avaliação completa. Acompanhe!
Fotos | Alexandre Soares/Autos Segredos
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