A novidade do Fiat Cronos Drive 2023 é o câmbio CVT acoplado ao motor 1.3, além de detalhes de estilo. Essa versão tem controles de tração, estabilidade e assistente de partida em rampa. Leia o teste
Por Paulo Eduardo
A carroceria menos prática no mundo do automóvel é a sedã. Hatch/perua, monovolume e SUV têm mais praticidade por causa da tampa traseira grande que permite a entrada de volumes maiores. Isso não ocorre no sedã.
VEJA TAMBÉM:
- CONFIRA NOSSO PRIMEIRO CONTATO COM O FIAT FASTBACK
- FIAT TERÁ SUA VERSÃO PARA A PICAPE LANDTREK
- VEJA COMO É O FIAT ARGO 2023 MAIS BARATO
Família que carrega muita tralha até em viagem curta de fim de semana encontra um aliado no sedã. Bolsa, mala e brinquedo de criança passam pela pequena abertura. O enorme porta-malas (525 litros) comporta muita bagagem sem arrumação.
Entretanto, o encosto do banco traseiro do Fiat Cronos Drive 1.3 CVT 2023 é fixo, inviabilizando levar passageiro e bagagem. O encosto traseiro é rebatível e fracionado (1/3 e 2/3) somente na versão Precision, a topo de linha.
É a boa relação custo/benefício da carroceria sedã compacto, que tem preço inferior ao de outros tipos de carroceria neste segmento. Foram emplacadas 23.726 unidades do Cronos de janeiro até agosto deste ano.
O desempenho do câmbio CVT acoplado ao motor 1.3 (1.332 cm³ de cilindrada) de quatro cilindros é satisfatório com dois ocupantes e ar ligado. No modo Sport, acionado por tecla no volante, as trocas de marchas se dão em rotações mais altas, melhorando o desempenho.
Isso também resulta em consumo maior. Na estrada, no modo Drive o consumo de etanol foi de 12 km/l e no modo Sport, de 10 km/h, com ar ligado em ambos. Pode-se usar o modo Sport somente em ultrapassagem e como freio-motor em descida.
O modo manual também atua como freio-motor. Basta usar a alavanca para reduzir as marchas. O motor tem funcionamento suave e sem aspereza, mas o conjunto motor/câmbio é ruidoso em alta. Não há material antirruído sob o capô.
O câmbio CVT tem sete marchas virtuais e as trocas são perceptíveis. O consumo na cidade com etanol variou entre 5 km/l e 6 km/l com ar desligado.
A grade frontal do sedã do Argo passa a ter dois frisos horizontais na linha 2023. É bom o espaço interno e tem acabamento razoável, exceto as pontas de parafuso nas dobradiças centrais das portas. Interior bem iluminado assim como os demais comandos. Porta-luvas tem luz.
Quadro de instrumentos legível e com indicador de temperatura do líquido de arrefecimento do motor. Retrovisores grandes, câmera de ré com boa definição de imagem e banco do motorista com regulagem de altura.
Há problemas de ergonomia: abaixar no acesso ao banco traseiro; coluna de direção regulável somente em altura dificulta encontrar melhor posicionamento ao volante, comandos dos vidros e retrovisores recuados na porta do motorista e assentos curtos.
A central multimídia com tela tátil de sete polegadas é compatível com Android e Apple. Há duas portas USB, sendo uma para o banco traseiro, uma tomada de 12 volts e uma entrada auxiliar.
O rodar do Fiat Cronos Drive 1.3 CVT 2023 é firme sobre piso irregular com transferência perceptível das imperfeições para o habitáculo, sem ser desconfortável, apesar de usar pneus de perfil menos baixo (60) e rodas aro 15. Carroceria se movimenta pouco em curva.
Direção tem calibragem muito leve em manobra e com peso suficiente em alta, sem ser comunicativa. Freios são eficientes e param o carro em espaço de segurança.
Limpadores cumprem a função, mas lavadores deveriam ser mais eficientes. Facho baixo do farol tem alcance no limite, mas a luz de halogênio não ilumina tão bem quanto a luz do LED. Não há faróis auxiliares nessa versão.
O preço sugerido do Fiat Cronos Drive 1.3 CVT 2023 é de R$ 88.190. A pintura sólida branca custa R$ 920 e a metálica, R$ 1.850. Há dois pacotes de opcionais: o Drive Plus inclui retrovisores com Tilt Down e indicadores de direção, temperatura externa, câmera de ré e roda de liga leve ao preço de R$ 2.780.
O Serie Special Design acrescenta ao Drive Plus partida e destravamento/travamento de portas sem chave, e ar-condicionado digital, atingindo R$ 3.710. A garantia é de três anos sem limite de quilometragem.
Ficha técnica Fiat Cronos 1.3 CVT 2023
Motor
De quatro cilindros em linha, oito válvulas, flex, 1.332 cm³ de cilindrada, com potências de 107 cv (etanol) a 6.250 rpm e 98 cv (gasolina) a 6.000 rpm e torques máximos de 13,7 kgfm (etanol) a 4.000 rpm e 13,2 kgfm (gasolina) a 4.250 rpm
Transmissão
Tração dianteira e câmbio automático CVT de sete marchas virtuais no modo manual
Direção
Tipo pinhão e cremalheira, com assistência elétrica; diâmetro de giro, 10,5 metros
Freios
Disco ventilado na dianteira e a tambor na traseira
Suspensão – dianteira, McPherson, e barra estabilizadora; traseira, eixo de torção; altura do solo, 13,5 centímetros
Rodas/pneus
6×15”de liga leve /185/60R15
Peso
1.155 kg
Carga útil (passageiros + bagagem)
400 kg
Capacidades (litro)
Tanque, 47; porta-malas, 525
Dimensões (metro)
Comprimento, 4,364; largura, 1,726; altura, 1,513; distância entre-eixos, 2,521
Desempenho
Velocidades máximas, 183 km/h (etanol) e 177 km/h (gasolina); aceleração até 100 km/h, 10,6 (e) e 11,6 (g)
Consumo (km/l)
Urbano, 9,3 (e) e 13,4 (g); estrada, 10,8 (e) e 14,9 (g)
Autos Segredos no YouTube
Confira nosso primeiro contato com o Fiat Fastback:
Siga nossas redes sociais para muito mais informações
- Acompanhe o Autos Segredos no Instagram
- Acompanhe o Marlos Ney Vidal no Instagram
- Curta nossa fanpage no Facebook