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[Comparativo] Toyota Corolla Cross XRX x VW Taos Highline: qual deles é o melhor?

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Corolla Cross e Taos chegaram neste ano como novidades para o segmento dos médios. Modelo da Toyota tem conjunto híbrido e o da Volkswagen motor turbo. Leia o comparativo

Por Paulo Eduardo

Atualmente, a carroceria SUV é a mais desejada em todo o mundo. SUV’s são menores em comprimento do que sedãs e peruas, além de mais práticos. A venda no segmento dos SUV’s médios no país é liderada pelo Jeep Compass.

O Corolla Cross vende a metade do líder. O Taos chegou recentemente e as vendas ainda estão menores. O Toyota tem motorização híbrida: um motor flex aspirado de combustão interna 1.8 e dois elétricos, sendo um de tração e o outro gerador. O Volkswagen é equipado com motor flex turbo de baixa cilindrada (1.4).

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O Taos é mais prazeroso ao volante e acomoda melhor os ocupantes. O Corolla Cross consome menos combustível ao rodar somente no modo elétrico e está equipado com um item a mais de direção autônoma. Preço sugerido deles é de cerca de R$ 200 mil.

Desempenho

Apesar de ter um motor de tração a mais, o desempenho do Corolla Cross é inferior ao do Taos. Números de aceleração e velocidade máxima dos dois modelos evidenciam isso. Na prática, percebe-se a vantagem do Volkswagen tanto em aceleração quanto em retomada (ultrapassagem).

Corolla Cross     3             Taos      4

Consumo

O Toyota leva a melhor sobre o Volkswagen tanto na cidade quanto na estrada. O consumo do Corolla Cross é muito menor na cidade por rodar somente no modo elétrico. O consumo é menor na cidade do que na estrada.

O consumo elevado do Taos é percebido pela rapidez com que o tanque esvazia, além dos valores registrados no computador de bordo.

Corolla Cross     4             Taos      2

Estabilidade

A suspensão traseira multilink e o bom acerto do conjunto direção/suspensão do Taos contribuem para o comportamento dinâmico muito bom com pouca inclinação da carroceria. É prazeroso dirigir o Taos.

O Corolla Cross é razoável em comportamento dinâmico. Usa eixo de torção na suspensão traseira e não transmite tanta confiança quanto o Taos. O VW tem maior altura do solo (18,5 centímetros) contra 16,1 cm do Toyota, mas é mais estável.

Corolla Cross     3             Taos      4

Freios

Ambos são equipados com freios a disco nos dois eixos. Os dois carros param em espaço de segurança em simulação de emergência. Além disso, contam com frenagem automática de emergência, em caso de colisão iminente.

Corolla Cross     4             Taos      4

Posição de dirigir/ergonomia

É melhor estar ao volante do Taos com bancos bem mais anatômicos e regulagem lombar, que mantém a pelve em posição correta e evita cansaço em percurso longo. A central multimídia do Taos concentra muitas funções e não ajuda na ergonomia.

Volantes têm boa pega, mas comandos demais complicam a ergonomia em ambos. O acionamento do freio de estacionamento no Toyota é pelo pedal e exige força. O do Taos é elétrico.

Ergonomia é melhor no Taos, que é um dos poucos SUV’s em que não é preciso abaixar para entrar no banco traseiro e os comandos estão posicionados adequadamente. A identificação difícil dos comandos do ar-condicionado do Corolla Cross torna complicado o acionamento com o carro em movimento.

Corolla Cross     3             Taos      4

Acabamento

Ambos têm bom acabamento, com visual mais agradável no Toyota pelos materiais de forração clara nos bancos e forros de portas. Encaixes e montagem estão mais benfeitos no Volkswagen.

Corolla Cross     3             Taos      3

Espaço interno

Distância entre-eixos é um dos fatores determinantes do espaço interno. O Taos tem quatro centímetros a mais que o Corolla Cross: 2,68 metros diante de 2,64 m. Há mais espaço para pernas no Volkswagen, que tem também dois centímetros a mais em largura.

É bom o espaço para a cabeça nos dois carros.

Corolla Cross     3             Taos      4

Porta-malas

Vantagem do Taos com capacidade de 498 litros no porta-malas. O Corolla Cross tem capacidade para 440 litros. Vantagem também para o Volkswagen na carga útil (passageiros + bagagem): 470 quilos contra 450 kg do Toyota.

Corolla Cross     3             Taos      4

Itens de segurança

Carros que custam cerca de R$ 200 mil são bem equipados com itens de segurança como airbags laterais e de cortina. O Corolla Cross tem o de joelho para o motorista. Ambos têm controle de tração e de estabilidade.

São equipados também com itens de direção autônoma: frenagem automática de emergência, farol alto automático e controle adaptativo de velocidade.

Toyota traz ainda o alerta de saída de faixa com interferência no volante. A estrutura dos dois carros é ótima com resultados excelentes no teste de impacto.

Corolla Cross     4             Taos      3

Itens de conveniência

Há em abundância nos dois carros com ar-condicionado digital, bancos com regulagens elétricas assim como vidros, retrovisores eletrocrômicos, sistema multimídia, portas USB, porta-objeto, sistemas de som sofisticados, partida sem chave, entre muitos outros. Porém, somente o Taos tem navegação nativa.

Corolla Cross     4             Taos      4

Conjunto mecânico

Freios a disco nos dois eixos, câmbio automático CVT no Toyota Corolla Cross e com conversor de torque no Taos. Vantagem do Toyota são os dois motores elétricos, além do motor aspirado de combustão interna.

O sistema de suspensão do Taos é mais sofisticado com multilink no eixo traseiro. Motor turbo de baixa cilindrada com injeção direta no VW. Ambos têm direção com assistência elétrica.

Corolla Cross     4             Taos      4

Custo/benefício

São carros caros e para público seleto devido ao preço de cerca de R$ 200 mil. Para rodar na cidade, a relação do Corolla Cross é superior. Na estrada, o VW Taos se dá melhor com motor de baixa cilindrada e alta potência.

Garantia de cinco anos do Corolla não inclui todos os componentes como volante, suspensão, forração dos bancos. Para esses últimos é de três anos, a mesma do Taos.

Corolla Cross     3             Taos      3

Resultado: 

Corolla Cross     41     Taos      43

Notas: 1 – Ruim; 2 – Regular; 3 – Bom: 4 – Muito bom; 5 – Ótimo

Ficha técnica Corolla Cross

Motor
De combustão interna, de quatro cilindros em linha, 1.798 cm³ de cilindrada, 16 válvulas, flex, de 101 cv (etanol) e de 98 cv (gasolina) de potências máximas a 5.200 rpm e torque máximo de 14,5 kgfm (e/g) a 3.600 rpm; dois motores elétricos, de 72 cv e 16,6 kgfm. Potência acumulada, de 122 cv

Transmissão
Tração dianteira e transeixo híbrido CVT com os modos Normal, Eco, Power e EV

Direção
Tipo pinhão e cremalheira com assistência elétrica; diâmetro de giro, 11 metros

Freios
Disco ventilado na dianteira, e sólido na traseira; ESP (controle de estabilidade), TC (controle de tração) e HSA (assistente de partida em rampa)

Suspensão
Dianteira, independente, do tipo McPherson, barra estabilizadora; traseira, eixo de torção, barra estabilizadora; altura do solo, 16,1 centímetros

Rodas/pneus
7,5 x 18” de liga leve /225/50R18

Peso
1.450 kg

Carga útil (passageiros+ bagagem)
450 kg

Dimensões (metro)
Comprimento, 4,460; largura, 1,825; altura, 1,620; distância entre-eixos, 2,64

Capacidades (litro)
Porta-malas, 440; tanque, 36; ângulos de entrada/saída (graus), 21/36

Desempenho
Velocidade máxima, 170 km/h; aceleração até 100 km/h, 13 segundos

Consumo (km/l)
Urbano, 11,8 (etanol)/17 (gasolina); estrada, 9,6 (e)/13,9 (g)

Ficha técnica VW Taos

Motor
De quatro cilindros em linha, 1.499cm³ de cilindrada, 16 válvulas, turbo, flex, de 150 cv (etanol/gasolina) de potência máxima de 5.000 rpm a 5.200 rpm e torque máximo de 25,5  kgfm de 1.500 rpm a 3.800 rpm (g) e a 1.500 rpm a 4.000 rpm (e)

Transmissão
Tração dianteira e câmbio automático de seis marchas

Direção
Tipo pinhão e cremalheira com assistência eletromecânica; diâmetro de giro, 11,5 metros

Freios
Disco ventilado na dianteira, e sólido na traseira

Suspensão
Dianteira, independente, do tipo McPherson, barra estabilizadora; traseira, multilink, barra estabilizadora; altura do solo, 18,5 centímetros

Rodas/pneus
7×18” de liga leve/215/55 R18

Peso
1.420 kg

Carga útil (passageiros + bagagem)
470 kg

Dimensões (metro)
Comprimento, 4,461; largura, 1,841; altura, 1,626; distância entre-eixos, 2,68

Capacidades (litro)
Porta-malas, 480; tanque, 51; ângulos de entrada/saída/rampa (graus), 19/26,3/20,1

Desempenho
Velocidades máximas, 194 km/h (g/e); aceleração até 100 km/h, 9,3 segundos (g/e)

Consumo (km/l)
Cidade, 10,2 (g)/6,8 (e); estrada, 12,2 (g)/8,5 (e)

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