Cruze e Jetta brigam pela terceira posição no segmento sedãs médios no Brasil. Ambos são equipados com motor 1.4 turbo e transmissão automática. Confira que venceu o comparativo
Por Paulo Eduardo
Chevrolet Cruze e Volkswagen Jetta travam duelo no segmento dos sedãs médios. Em comum, têm o motor 1.4 turbinado e valores de potências e torques equivalentes. O Chevrolet é o terceiro sedã mais vendido este ano no mercado nacional (7.816 unidades) contra 4.685 do Volkswagen. Comparamos as versões topo de linha.
Desempenho
Chevrolet tem 3 cv a mais de potência com álcool e o Volkswagen, 1 kgfm de torque a mais. Velocidade final maior no Cruze e aceleração até 100 km/h em 1 segundo a menos no Volkswagen. O câmbio automático com conversor de torque não reage imediatamente no kick-down, quando se pressiona totalmente o acelerador, para ultrapassar, por exemplo. Finda a inércia, aparecem toda força e potência. São rápidos, mas sem pretensão esportiva. Cumprem a função que é dar segurança nessas manobras. Relação peso/potência menor no Cruze e peso/torque menor no Volkswagen.
Cruze 4 Jetta 4
Consumo
Equivalentes também. Nos dados do Inmetro, o Jetta somente leva vantagem no consumo com álcool na estrada. O Cruze consome um pouco menos na estrada com gasolina e na cidade com qualquer dos dois combustíveis. Não se pode esperar mais desses carros que pesam mais de 1.300 quilos. Depende muito da maneira de dirigir, número de ocupantes. Porém, estão coerentes com dimensões, peso e capacidade de carga.
Cruze 3 Jetta 3
Estabilidade
Boa nos dois carros, que usam eixo de torção na traseira. Proporcionam segurança e confiança ao motorista e contam com controles de tração e estabilidade. Comportamento dinâmico previsível, sendo o Jetta mais agradável de dirigir. Pneus de perfil mais alto no Jetta (55), diante de perfil 50 no Cruze, tornam o rodar do Jetta menos desconfortável sobre piso irregular, principalmente nos recortes de asfalto. Estão equipados com assistência elétrica na direção. Direção do Jetta é mais comunicativa, apontando melhor a direção. Enquanto a do Cruze tem melhor definição do ponto central.
Cruze 3 Jetta 4
Freios
Eficientes nos dois carros, com discos nas quatro rodas. Param bem em frenagem de emergência sem desvio de trajetória. Estão equipados com ABS, além de controles de tração e estabilidade.
Cruze 4 Jetta 4
Posição de dirigir/ergonomia
Bancos do Jetta são mais confortáveis e apoiam melhor as pernas. Os do Cruze são mais estreitos e menos anatômicos, principalmente o assento traseiro curto. Colunas de direção têm regulagens de altura e distância. Jetta é mais fácil de adaptar. Volantes têm boa pega, mas revestimento liso do Jetta pode fazer as mãos deslizarem.
Maioria dos comandos está ao alcance das mãos. Comandos dos vidros do Jetta estão um pouco recuados na porta. Acesso ao interior exige abaixar bem a cabeça no Chevrolet, principalmente na traseira. Incomoda no Volkswagen a tampa do porta-malas que não trava logo no segundo estágio. Se esquecer, ela bate na cabeça. Isso não ocorre no Cruze.
Cruze 3 Jetta 3
Acabamento
Bom com encaixes e arremates benfeitos no Jetta, que usa material emborrachado no painel central. Cruze peca um pouco nos encaixes e emprega plástico duro no painel.
Cruze 3 Jetta 4
Espaço interno
Apesar da distância entre-eixos ligeiramente maior (1 centímetro) no Cruze, a sensação é de que o Jetta é mais arejado. Eles se equivalem. Dois adultos desfrutam de bom conforto no banco traseiro, mas a cabeça dos ocupantes fica rente ao teto no Cruze. E há mais espaço para pernas no banco traseiro do Jetta. Assentos traseiros do Chevrolet deveriam ser mais compridos.
Cruze 3 Jetta 4
Porta-malas
Vantagem do Volkswagen com 70 litros a mais. Encostos fracionados do banco traseiro possibilitam levar bagagem e um ou dois ocupantes atrás. Abrem-se por controle remoto. Abertura do porta-malas mais fácil e sem susto no Cruze.
Cruze 4 Jetta 4
Itens de segurança
Ambos são equipados com seis airbags, controles de tração e estabilidade. E também com controle alerta de colisão frontal e farol alto adaptativo. Além desses, o Cruze ainda tem alerta de ponto cego e assistente de permanência na faixa. No teste de impacto, o Cruze obteve quatro estrelas de cinco possíveis na proteção a adultos e crianças. Geração atual do Jetta ainda não passou pelo teste no Latin NCAP. A anterior ganhou nota máxima na proteção a adultos. Como o Jetta usa a arquitetura MQB, que obtém sempre nota máxima, o resultado tende a se repetir tanto na segurança de adultos quanto na de criança. Porém, alerta de ponto cego e permanência na faixa determinam vitória do Chevrolet.
Cruze 4 Jetta 3
Itens de conveniência
Há muito nos dois modelos. Desde sistemas de som premium, navegação, entrar/sair/partida sem chave, sensores de chuva e crepuscular, regulagens elétrica de bancos, conectividade com sistemas Android e Apple Car Play, ar-condicionado digital, entre muitos outros disponíveis para modelos nesta faixa de preço.
Cruze 5 Jetta 5
Conjunto mecânico
Motor 1.4 flex turbinado acoplado a câmbio automático com conversor de torque de seis velocidades. Muito semelhantes os conjuntos em cilindrada, potência e torque. E até mesmo no desempenho.
Cruze 4 Jetta 4
Custo/benefício
Preços equivalentes, com preço sugerido do Jetta de R$ 119.990 diante de R$ 118.690 do Cruze. Se houver opção pelo teto solar no Jetta, o preço chega R$ 124.980. Entretanto, as três primeiras revisões do Jetta são gratuitas.
Cruze 4 Jetta 4
Resultado
Cruze 44 Jetta 46
Notas:
1 – Ruim; 2 – Regular; 3 – Bom: 4 – Muito bom; 5 – Ótimo
Ficha técnica Cruze Black Bow Tie
Motor
De quatro cilindros em linha, 1.4 turbo, flex, de 153cv (etanol) de potência máxima a 5.200 rpm e 150 cv (gasolina) a 5.600 rpm e torques máximos de 24,5 kgfm (e) a 2.000 rpm e 24 kgfm (g) a 2.100 rpm
Transmissão
Tração dianteira e câmbio automático de seis marchas
Direção
Tipo pinhão e cremalheira com assistência elétrica; diâmetro de giro, 11,8 metros
Freios
Disco ventilado na dianteira e disco sólido na traseira; controles de estabilidade e tração
Suspensão
Dianteira, independente, do tipo McPherson, com barra estabilizadora; traseira, eixo de torção; altura do solo, 10,4 metros
Rodas/pneus
7×17”de liga leve /215/50R17
Peso (kg)
1.308
Carga útil (passageiros+ bagagem)
450 quilos
Dimensões (metro)
Comprimento, 4,66; largura, 1,80; altura, 1,48; distância entre-eixos, 2,70
Capacidades (litros)
Porta-malas, 440; tanque, 52
Desempenho
Velocidade máxima, 214 km/h (etanoll/gasolina); aceleração até 100 km/h, 9 segundos (e/g)
Consumo (km/l)
Urbano, 7,8 (e) e 11,5 (g); estrada, 10,1 (e) e 14,6 (g)
Ficha técnica Jetta R-Line
Motor
De quatro cilindros em linha, 1.395 cm³ de cilindrada, 16 válvulas, turbo, flex, de 150 cv de potências máximas a 5.000 rpm (etanol/gasolina) e torques máximos de 25,5 kgfm de 1.400 a 3.500 rpm (e/g)
Transmissão
Tração dianteira e câmbio automático de seis marchas com conversor de torque
Direção
Tipo pinhão e cremalheira com assistência eletromecânica; diâmetro de giro, 11,2 metros
Freios
Disco ventilado na dianteira, e disco sólido na traseira
Suspensão
Dianteira, independente, tipo Mc Pherson, barra estabilizadora; traseira, eixo de torção
Rodas/pneus
7 x 17” de liga leve/205/55R17
Peso
1.331 kg
Carga útil (passageiros + bagagem)
519 kg
Dimensões (metro)
Comprimento, 4,702; largura, 1,799; altura, 1,474; distância entre-eixos, 2,688
Capacidades (litro)
Porta-malas, 510; tanque, 50
Desempenho
Velocidade máxima (km/h), 208 (etanol/gasolina); aceleração até 100 km/h (segundos), 8,9 (e/g)
Consumo (km/l)
Cidade, 7,4 (e)/9,6 (g)/ estrada, 10,9 (e)/14 (g)