SUV médio da Ford tem linhas atraentes da carroceria, acabamento interno primoroso, e muitos itens de conforto e segurança, mas desempenho não é brilhante. Leia o teste

Por Paulo Eduardo

Importado da China, o utilitário-esportivo Territory tem dimensões avantajadas e amplo espaço interno. O estilo da carroceria parece inspirado nos modelos da Land Rover, marca que já pertenceu à Ford. Pouca área envidraçada, com linha de cintura ascendente no sentido da traseira, que tem tampa com vidro estreito, e aparenta robustez. Faróis alongados, capô esculpido e grade estreita e longa. Finalmente, a Ford tem representante no segmento dos SUV’s médios.

Territory Titanium 2021
Foto | Marlos Ney Vidal/Autos Segredos

Carro é elegante por dentro com acabamento primoroso tanto dos materiais do painel quanto na forração dos bancos, encaixes e montagem dos componentes. Inspiração parece vinda da Ford de outros tempos. Muito agradável com luz ambiente configurável.

Territory Titanium 2021 tem lista farta de equipamentos

O Territory Titanium 2021 traz muitos itens de conforto e conveniência, como carregamento sem fio para celular, refrigeração e aquecimento dos bancos dianteiros, entradas USB no retrovisor, quadro de instrumentos digital configurável, estacionamento automático, câmera 360 graus, sensor automático de faróis e de chuva, ar-condicionado automático digital, entre muitos outros. Entretanto, porta-luvas sem iluminação.

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Ford Territory Titanium 2021
Foto | Marlos Ney Vidal/Autos Segredos

A nova central multimídia SYNC com tela tátil de 10,1 polegadas faz conexão sem cabo para Apple e com cabo para Android, comandos de áudio e de voz no volante. Como sempre, operar a tela tátil enquanto dirige requer tirar os olhos da via. Porta-objeto grande com tampa fica entre os bancos dianteiros.

Coluna de direção é regulável em distância e o em altura é mínimo. Volante tem ótima pega, revestimento correto evita deslize acidental e há poucos comandos, descomplicando a ergonomia. Assentos curtos destoam em ergonomia por não apoiar totalmente as pernas. Banco do motorista tem regulagens elétricas, incluindo a lombar. Falta apoio lateral nos encostos dos bancos.

Comandos dos vidros do Territory Titanium 2021 estão posicionados corretamente na porta do motorista. Faróis de LED deveriam ter facho baixo de maior alcance e há regulagem elétrica em altura. Auxiliares são halógenos. Limpadores/lavadores cumprem corretamente a função.

Ford Territory Titanium 2021 é espaçoso

Acesso ao banco traseiro requer abaixar um pouco. Há saída de ar-condicionado e tomada USB para a turma de trás. Sobra espaço para pernas atrás. Boa é a altura do assento até o teto para ocupantes de maior estatura. O teto solar imenso abre também na parte de trás.

Porta-malas não é dos maiores, mas tem boa capacidade (348 litros). Tampa pesada exige força e pega de fechamento é somente no lado direito. Tem iluminação.

Retrovisores grandes proporcionam boa visibilidade e câmera de ré de boa definição ajuda na manobra. O que torna a manobra penosa em garagem pequena é o diâmetro de giro grande (11,9 metros).

Banco traseiro Ford Territory
Foto | Marlos Ney Vidal/Autos Segredos

Discreto demais é o alerta de ponto cego nos retrovisores. Difícil de enxergar. Parece não funcionar. Há ainda alerta sonoro de mudança de faixa sem interferência no volante e frenagem autônoma de emergência, que aumenta a pressão no pedal ou freia totalmente, caso o motorista se distraia. Há seis airbags, controles de tração e de estabilidade, além do assistente de partida em rampa.

O rodar suave do Ford Territory Titanium 2021 é proporcionado pela suspensão traseira multilink, que absorve bem as imperfeições do solo. Grande altura do solo possibilita trafegar em piso irregular sem danos na parte inferior. Comportamento dinâmico é bom para SUV, com inclinação normal da carroceria em curva pela distância do solo.

O câmbio CVT faz o carro hesitar na arrancada, característica de funcionamento. Existe CVT com engrenagem na primeira marcha para evitar que correia escorregue na saída. Desempenho do motor 1.5 turbo é apenas suficiente para direção familiar. Sem brilho. Retomadas mais lentas exigem calcular bem a ultrapassagem. Há oito marchas simuladas com troca manual por meio da alavanca. Acionando-se a tecla Sport, o motor 1.5 turbo de quatro cilindros, funciona em rotação mais alta, e melhora o desempenho.

Motor 1.5 Turbo Territory
Foto | Marlos Ney Vidal/Autos Segredos

Ciclo Miller

Esse motor funciona no ciclo Miller em vez do Otto. No Miller, a válvula de admissão permanece um tempo aberta durante a compressão em vez de ficar totalmente fechada como no ciclo Otto. Assim, parte da mistura ar/combustível retorna ao coletor de admissão e conta com turbocompressor no tempo de expansão ou combustão para empurrá-la para dentro do motor. Esse tempo fica maior do que o da compressão. A pressão do turbo compensa a menor quantidade da mistura ar/combustível para queimar, evitando perda de potência.

O objetivo do ciclo Miller é reduzir consumo. Mesmo assim, o consumo de gasolina registrado no computador foi de 10, 3 km/l na estrada e 9,4 km/l na cidade, com ar desligado. Direção bem calibrada com leveza em baixa e firme em alta. Freios a disco nos dois eixos param em espaço de segurança, em simulação de emergência, os 1.632 quilos do Territory.

O que se desconhece é o comportamento do Territory Titanium 2021 no teste de impacto. Não houve ainda divulgação sobre a estrutura e materiais utilizados na carroceria. O modelo vem da China e o fabricante não divulgou se já foi realizado o teste de impacto, além do resultado.

O Territory Titanium 2021 tem preço sugerido de R$ 187.900. Os concorrentes visados pela Ford são o Jeep Compass e o VW Tiguan. Garantia é de três anos sem limite de quilometragem.

Ficha técnica do Territory Titanium 2021

  • Motor
    De quatro cilindros em linha, turbo, 1.498cm³ de cilindrada, gasolina, de 150 cv de potência máxima a 5.300 rpm e torque máximo de 22,9 kgfm entre 1.400 rpm e 4.000 rpm
  • Transmissão
    Tração dianteira e câmbio CVT de infinitas relações, com oito marchas simuladas
  • Direção
    Tipo pinhão e cremalheira com assistência elétrica; diâmetro de giro, 11,9 metros
  • Freios
    Disco ventilado na dianteira e a disco sólido na traseira
  • Suspensão
    Dianteira, do tipo McPherson, com barra estabilizadora; traseira, multlink; altura do solo, 21,5 centímetros
Roda Territory Titanium
Foto | Marlos Ney Vidal/Autos Segredos
  • Rodas/pneus           
    8×18” de liga leve/235/50R18
  • Peso
    1.632 kg
  • Carga útil (passageiros+ bagagem)
    388 kg
  • Dimensões (metro)
    Comprimento, 4,58; largura, 1,963; altura, 1,674; distância entre-eixos, 2,716
Porta-malas Ford Territory
Foto | Marlos Ney Vidal/Autos Segredos
  • Capacidades (litros)
    Porta-malas, 348; tanque, 52
  • Desempenho
    Aceleração até 100 km/h, 11,8 segundos/velocidade máxima, 180 km/h
  • Consumo (km/l)
    Cidade, 9,2; estrada, 10

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