SUV médio da Ford tem linhas atraentes da carroceria, acabamento interno primoroso, e muitos itens de conforto e segurança, mas desempenho não é brilhante. Leia o teste
Por Paulo Eduardo
Importado da China, o utilitário-esportivo Territory tem dimensões avantajadas e amplo espaço interno. O estilo da carroceria parece inspirado nos modelos da Land Rover, marca que já pertenceu à Ford. Pouca área envidraçada, com linha de cintura ascendente no sentido da traseira, que tem tampa com vidro estreito, e aparenta robustez. Faróis alongados, capô esculpido e grade estreita e longa. Finalmente, a Ford tem representante no segmento dos SUV’s médios.
![Territory Titanium 2021](https://www.autossegredos.com.br/wp-content/uploads/2020/08/teste-ford-territoy-titanium-2021-39-1024x740.jpg)
Carro é elegante por dentro com acabamento primoroso tanto dos materiais do painel quanto na forração dos bancos, encaixes e montagem dos componentes. Inspiração parece vinda da Ford de outros tempos. Muito agradável com luz ambiente configurável.
Territory Titanium 2021 tem lista farta de equipamentos
O Territory Titanium 2021 traz muitos itens de conforto e conveniência, como carregamento sem fio para celular, refrigeração e aquecimento dos bancos dianteiros, entradas USB no retrovisor, quadro de instrumentos digital configurável, estacionamento automático, câmera 360 graus, sensor automático de faróis e de chuva, ar-condicionado automático digital, entre muitos outros. Entretanto, porta-luvas sem iluminação.
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![Ford Territory Titanium 2021](https://www.autossegredos.com.br/wp-content/uploads/2020/08/teste-ford-territoy-titanium-2021-23-1024x683.jpg)
A nova central multimídia SYNC com tela tátil de 10,1 polegadas faz conexão sem cabo para Apple e com cabo para Android, comandos de áudio e de voz no volante. Como sempre, operar a tela tátil enquanto dirige requer tirar os olhos da via. Porta-objeto grande com tampa fica entre os bancos dianteiros.
Coluna de direção é regulável em distância e o em altura é mínimo. Volante tem ótima pega, revestimento correto evita deslize acidental e há poucos comandos, descomplicando a ergonomia. Assentos curtos destoam em ergonomia por não apoiar totalmente as pernas. Banco do motorista tem regulagens elétricas, incluindo a lombar. Falta apoio lateral nos encostos dos bancos.
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Comandos dos vidros do Territory Titanium 2021 estão posicionados corretamente na porta do motorista. Faróis de LED deveriam ter facho baixo de maior alcance e há regulagem elétrica em altura. Auxiliares são halógenos. Limpadores/lavadores cumprem corretamente a função.
Ford Territory Titanium 2021 é espaçoso
Acesso ao banco traseiro requer abaixar um pouco. Há saída de ar-condicionado e tomada USB para a turma de trás. Sobra espaço para pernas atrás. Boa é a altura do assento até o teto para ocupantes de maior estatura. O teto solar imenso abre também na parte de trás.
Porta-malas não é dos maiores, mas tem boa capacidade (348 litros). Tampa pesada exige força e pega de fechamento é somente no lado direito. Tem iluminação.
Retrovisores grandes proporcionam boa visibilidade e câmera de ré de boa definição ajuda na manobra. O que torna a manobra penosa em garagem pequena é o diâmetro de giro grande (11,9 metros).
![Banco traseiro Ford Territory](https://www.autossegredos.com.br/wp-content/uploads/2020/08/teste-ford-territoy-titanium-2021-24-1024x683.jpg)
Discreto demais é o alerta de ponto cego nos retrovisores. Difícil de enxergar. Parece não funcionar. Há ainda alerta sonoro de mudança de faixa sem interferência no volante e frenagem autônoma de emergência, que aumenta a pressão no pedal ou freia totalmente, caso o motorista se distraia. Há seis airbags, controles de tração e de estabilidade, além do assistente de partida em rampa.
O rodar suave do Ford Territory Titanium 2021 é proporcionado pela suspensão traseira multilink, que absorve bem as imperfeições do solo. Grande altura do solo possibilita trafegar em piso irregular sem danos na parte inferior. Comportamento dinâmico é bom para SUV, com inclinação normal da carroceria em curva pela distância do solo.
O câmbio CVT faz o carro hesitar na arrancada, característica de funcionamento. Existe CVT com engrenagem na primeira marcha para evitar que correia escorregue na saída. Desempenho do motor 1.5 turbo é apenas suficiente para direção familiar. Sem brilho. Retomadas mais lentas exigem calcular bem a ultrapassagem. Há oito marchas simuladas com troca manual por meio da alavanca. Acionando-se a tecla Sport, o motor 1.5 turbo de quatro cilindros, funciona em rotação mais alta, e melhora o desempenho.
![Motor 1.5 Turbo Territory](https://www.autossegredos.com.br/wp-content/uploads/2020/08/teste-ford-territoy-titanium-2021-22-1024x683.jpg)
Ciclo Miller
Esse motor funciona no ciclo Miller em vez do Otto. No Miller, a válvula de admissão permanece um tempo aberta durante a compressão em vez de ficar totalmente fechada como no ciclo Otto. Assim, parte da mistura ar/combustível retorna ao coletor de admissão e conta com turbocompressor no tempo de expansão ou combustão para empurrá-la para dentro do motor. Esse tempo fica maior do que o da compressão. A pressão do turbo compensa a menor quantidade da mistura ar/combustível para queimar, evitando perda de potência.
O objetivo do ciclo Miller é reduzir consumo. Mesmo assim, o consumo de gasolina registrado no computador foi de 10, 3 km/l na estrada e 9,4 km/l na cidade, com ar desligado. Direção bem calibrada com leveza em baixa e firme em alta. Freios a disco nos dois eixos param em espaço de segurança, em simulação de emergência, os 1.632 quilos do Territory.
O que se desconhece é o comportamento do Territory Titanium 2021 no teste de impacto. Não houve ainda divulgação sobre a estrutura e materiais utilizados na carroceria. O modelo vem da China e o fabricante não divulgou se já foi realizado o teste de impacto, além do resultado.
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O Territory Titanium 2021 tem preço sugerido de R$ 187.900. Os concorrentes visados pela Ford são o Jeep Compass e o VW Tiguan. Garantia é de três anos sem limite de quilometragem.
Ficha técnica do Territory Titanium 2021
- Motor
De quatro cilindros em linha, turbo, 1.498cm³ de cilindrada, gasolina, de 150 cv de potência máxima a 5.300 rpm e torque máximo de 22,9 kgfm entre 1.400 rpm e 4.000 rpm - Transmissão
Tração dianteira e câmbio CVT de infinitas relações, com oito marchas simuladas - Direção
Tipo pinhão e cremalheira com assistência elétrica; diâmetro de giro, 11,9 metros - Freios
Disco ventilado na dianteira e a disco sólido na traseira - Suspensão
Dianteira, do tipo McPherson, com barra estabilizadora; traseira, multlink; altura do solo, 21,5 centímetros
![Roda Territory Titanium](https://www.autossegredos.com.br/wp-content/uploads/2020/08/teste-ford-territoy-titanium-2021-52-1024x818.jpg)
- Rodas/pneus
8×18” de liga leve/235/50R18 - Peso
1.632 kg - Carga útil (passageiros+ bagagem)
388 kg - Dimensões (metro)
Comprimento, 4,58; largura, 1,963; altura, 1,674; distância entre-eixos, 2,716
![Porta-malas Ford Territory](https://www.autossegredos.com.br/wp-content/uploads/2020/08/teste-ford-territoy-titanium-2021-46-1024x683.jpg)
- Capacidades (litros)
Porta-malas, 348; tanque, 52 - Desempenho
Aceleração até 100 km/h, 11,8 segundos/velocidade máxima, 180 km/h - Consumo (km/l)
Cidade, 9,2; estrada, 10