Daniel Ribeiro Filho (*)
Especial para o Autos Segredos
ACABAMENTO DA CARROCERIA A pintura tem um bom acabamento final. As quatro portas têm pontos com desnivelamento entre si e a carroceria, além de folgas fixas diferentes entre os dois lados sobre a coluna B. A tampa do porta-malas está descentralizada, e desnivelada no lado direito. O capô tem boa montagem. Os para-choques, frisos das portas, mini-saias das soleiras, faróis, espelhos, retrovisores, canaletas, lanternas, etc têm boa montagem. REGULAR
ALTURA DO SOLO Tem chapa em aço que engloba toda zona inferior do motopropulsor. Ocorreram leves interferências com o solo na zona anterior e central do chassi, numa condução normal do automóvel sobre piso misto, saídas de garagem com desnível, e ao transpor quebra-molas mais salientes. REGULAR
CLIMATIZAÇÃO O sistema é o Climatronic automático, com a opção de regulagem de temperatura diferenciada para condutor e passageiro. Apresentou um ótimo funcionamento com boa vazão de ar pelos difusores do painel e o do final do console central para os passageiros de trás. A rumorosidade de funcionamento na máxima velocidade é satisfatória. Os comandos são fáceis de operar, e o tempo gasto para climatizar a cabine foi baixo. Está bem vedado quando com somente recírculo interno de ar. Com o sol alto (num país tropical como o Brasil), a zona das cabeças do condutor e passageiro são prejudicadas pela incidência do sol, e excesso de claridade nos olhos, devido o tipo de cortina perfurada do teto solar, que só bascula. REGULAR
CÂMBIO A tração é integral (4 motion), e a caixa DSG é automática com dupla embreagem e sistema Tiptronic com opção de troca manual seqüencial na própria alavanca principal e através de aletas incorporadas aos raios superiores do volante. As relações das seis marchas são eficientes em função da curva do motor e massa do veículo, e a resposta em kick-down é imediata e eficiente. As trocas são suaves, sem trancos, mas são automáticas ao atingir a rotação pré-estabelecida pelo gerenciamento eletrônico do câmbio. POSITIVO
MOTOR A potência de 300cv e o torque de 35,7 kgfm atuando com força máxima de 2.400 a 5.300 rpm são excelentes para um V6 com 3,6 litros de cilindrada. Proporciona uma dirigibilidade muito prazerosa e segura no uso na cidade e na estrada, sendo limitado eletronicamente em 250km/h de velocidade máxima. É muito elástico, silencioso e sem vibrações o seu funcionamento. A aceleração é notável e as retomadas de velocidades brilhantes. POSITIVO
VEDAÇÃO Boa contra água e poeira nos testes padrão realizados. POSITIVO
SUSPENSÃO O conforto de marcha surpreendeu pelo nível aceitável das transferências das imperfeições do solo para dentro para um automóvel de alta performance, e equipado com pneus da série 40 (baixo conforto, muito vulneráveis a buracos, o que é comum no uso urbano/ rodovias no Brasil, além de ter altíssimo custo de reposição). A estabilidade é notável pela alta precisão que contorna curvas de raios variados, em velocidade elevada, onde o sistema 4 motion contribui muito. Ao iniciar a perda da estabilidade direcional e lateral, atuaram com eficiência os sistemas eletrônicos de estabilidade e tração, mantendo o carro numa trajetória segura, numa velocidade compatível com o raio da curva e inclinação da carroceria. POSITIVO
ILUMINAÇÃO O sistema tem sensor crepuscular. Possui luz de cortesia no porta-malas, porta-luvas, para-sois, e base inferior dos retrovisores externos. Os faróis são Bi-xenon, muito eficientes no baixo e no alto, e contam com auxilio de faróis de neblina embutidos no pára-choque. A iluminação do habitáculo é satisfatória, com boa distribuição na zona do teto anterior e posterior. Os ponteiros do quadro de instrumentos tem iluminação permanente, assim como o grupo óptico dianteiro na repartição com lâmpadas halogenas, o que é muito útil e seguro numa utilização em rodovias durante o dia. O console central e interruptores nos painéis de porta têm fácil leitura noturna. Ao exterçar mais a direção em manobras existem luzes direcionais instaladas no para-choque, muito úteis que contribuem com o campo de visão. POSITIVO
LIMPADOR DE PARA-BRISA
O sistema tem sensor de chuva. São seis os jatos de água que atingem toda a área a ser varrida por palhetas de qualidade, proporcionando um bom campo de visão. É fácil o acesso para reposição d`água instalado dentro do vão motor. POSITIVOESTEPE/MACACO O estepe tem a roda e pneu iguais aos de uso. Está instalado dentro do porta-malas na bunha do assoalho. O kit de troca está a seu lado, e tem porca autoadaptadora antifurto. A operação de troca é normal, mas é necessário retirar o acabamento plástico que encobre a cabeça das porcas, e soltar as tampas no recobrimento das soleiras (mini-saias) para encaixar o macaco. POSITIVO
ALARME O sistema é completo com chave de ignição especial com telecomando e proteção perimétrica das partes móveis, e volumétrica dentro do habitáculo. Os vidros sobem e descem se continuar pressionando as teclas do controle remoto inserido na própria chave de ignição. Possui função um toque nos interruptores dos vidros elétricos das quatro portas, todos com sistema antiesmagamento que atuou com precisão. POSITIVO
VOLUME DO PORTA-MALAS O declarado pela fábrica é de 452 litros, o mesmo encontrado na nossa medição.
(*) O autor do texto é engenheiro formado pela PUC Minas. Para contatos danielribeirofilho@hotmail.com. (veja aqui o perfil profissional do Daniel)