InícioAvaliaçãoAvaliação técnica do Volkswagen Passat CC 3.6 R Line

Avaliação técnica do Volkswagen Passat CC 3.6 R Line

- publicidade -
- publicidade -

Avaliação técnica Volkswagen Passat CC 3.6 R LineO Volkswagen Passat CC é um belo carro e seu visual cupê agrada tanto quanto o excelente motor 3.6 V6. O modelo tem um bom acabamento interno e faz frente aos modelos de luxo de Mercedes-Benz e BMW. E, se o comprador do Passat não estiver preocupado com o status que os concorrentes alemães passam, ele poderá ter a mesma emoção gastando bem menos. O preço sugerido pelo fabricante para o modelo é de R$ 189.130. Confira abaixo a avaliação técnica do modelo.

Daniel Ribeiro Filho (*)
Especial para o Autos Segredos

ACABAMENTO DA CARROCERIA A pintura tem um bom acabamento final. As quatro portas têm pontos com desnivelamento entre si e a carroceria, além de folgas fixas diferentes entre os dois lados sobre a coluna B. A tampa do porta-malas está descentralizada, e desnivelada no lado direito. O capô tem boa montagem. Os para-choques, frisos das portas, mini-saias das soleiras, faróis, espelhos, retrovisores, canaletas, lanternas, etc têm boa montagem. REGULAR

Avaliação técnica Volkswagen Passat CC 3.6 R LineVÃO DO MOTOR O motor V6 preenche bem o vão, limitando o acesso à manutenção de alguns componentes. A sistematização do vão é racional e os itens de verificação constante têm fácil identificação. O resultado da insonorização em relação ao habitáculo é ótima, assim como o ângulo de abertura de capô. REGULAR

ALTURA DO SOLO Tem chapa em aço que engloba toda zona inferior do motopropulsor. Ocorreram leves interferências com o solo na zona anterior e central do chassi, numa condução normal do automóvel sobre piso misto, saídas de garagem com desnível, e ao transpor quebra-molas mais salientes. REGULAR

CLIMATIZAÇÃO O sistema é o Climatronic automático, com a opção de regulagem de temperatura diferenciada para condutor e passageiro. Apresentou um ótimo funcionamento com boa vazão de ar pelos difusores do painel e o do final do console central para os passageiros de trás. A rumorosidade de funcionamento na máxima velocidade é satisfatória. Os comandos são fáceis de operar, e o tempo gasto para climatizar a cabine foi baixo. Está bem vedado quando com somente recírculo interno de ar. Com o sol alto (num país tropical como o Brasil), a zona das cabeças do condutor e passageiro são prejudicadas pela incidência do sol, e excesso de claridade nos olhos, devido o tipo de cortina perfurada do teto solar, que só bascula. REGULAR

Avaliação técnica Volkswagen Passat CC 3.6 R LineFREIOS São muito eficientes, e estão muito bem dimensionados e calibrados. O pedal de freio tem ótima sensibilidade e relação. Possui sistema Auto Hold, que auxilia bastante no uso sobre piso inclinado (arrancada/ retro-marcha). O freio de estacionamento é eletrônico com acionamento através de tecla instalada no painel. Numa condução bem esportiva, com frenagens fortes na entrada de curvas em longa descida sinuosa, não ocorreu afundamento exagerado do eixo dianteiro, além da manutenção da trajetória imposta, ótima desaceleração e ausência de fading. O conjunto dianteiro de pinças, pastilhas e discos apresentaram rumorosidade do tipo metálica quando sobre piso irregular. POSITIVO

CÂMBIO A tração é integral (4 motion), e a caixa DSG é automática com dupla embreagem e sistema Tiptronic com opção de troca manual seqüencial na própria alavanca principal e através de aletas incorporadas aos raios superiores do volante. As relações das seis marchas são eficientes em função da curva do motor e massa do veículo, e a resposta em kick-down é imediata e eficiente. As trocas são suaves, sem trancos, mas são automáticas ao atingir a rotação pré-estabelecida pelo gerenciamento eletrônico do câmbio. POSITIVO

MOTOR A potência de 300cv e o torque de 35,7 kgfm atuando com força máxima de 2.400 a 5.300 rpm são excelentes para um V6 com 3,6 litros de cilindrada. Proporciona uma dirigibilidade muito prazerosa e segura no uso na cidade e na estrada, sendo limitado eletronicamente em 250km/h de velocidade máxima. É muito elástico, silencioso e sem vibrações o seu funcionamento. A aceleração é notável e as retomadas de velocidades brilhantes. POSITIVO

VEDAÇÃO Boa contra água e poeira nos testes padrão realizados. POSITIVO

Avaliação técnica Volkswagen Passat CC 3.6 R LineNÍVEL INTERNO DE RUÍDO A trafegar sobre piso de asfalto irregular/ ruim, paralelepípedo e terra batida, surgem vários pequenos ruídos no habitáculo. O efeito aerodinâmico é muito baixo, mesmo em alta velocidade. REGULAR

SUSPENSÃO O conforto de marcha surpreendeu pelo nível aceitável das transferências das imperfeições do solo para dentro para um automóvel de alta performance, e equipado com pneus da série 40 (baixo conforto, muito vulneráveis a buracos, o que é comum no uso urbano/ rodovias no Brasil, além de ter altíssimo custo de reposição). A estabilidade é notável pela alta precisão que contorna curvas de raios variados, em velocidade elevada, onde o sistema 4 motion contribui muito. Ao iniciar a perda da estabilidade direcional e lateral, atuaram com eficiência os sistemas eletrônicos de estabilidade e tração, mantendo o carro numa trajetória segura, numa velocidade compatível com o raio da curva e inclinação da carroceria. POSITIVO

Avaliação técnica Volkswagen Passat CC 3.6 R LineDIREÇÃO A assistência é eletro-mecânica com cargas muito bem definidas para o uso urbano, e em manobras de estacionamento com baixo esforço e maciez. Na estrada é sensível com reações balanceadas e boa firmeza. A precisão na reta e em curvas é excelente e o veículo está dotado de controle eletrônico da pressão dos pneus. A velocidade do efeito-retorno agrada e o diâmetro de giro satisfaz. A coluna de direção tem ajuste manual em altura e profundidade com um bom curso e o volante boa pega. POSITIVO

ILUMINAÇÃO O sistema tem sensor crepuscular. Possui luz de cortesia no porta-malas, porta-luvas, para-sois, e base inferior dos retrovisores externos. Os faróis são Bi-xenon, muito eficientes no baixo e no alto, e contam com auxilio de faróis de neblina embutidos no pára-choque. A iluminação do habitáculo é satisfatória, com boa distribuição na zona do teto anterior e posterior. Os ponteiros do quadro de instrumentos tem iluminação permanente, assim como o grupo óptico dianteiro na repartição com lâmpadas halogenas, o que é muito útil e seguro numa utilização em rodovias durante o dia. O console central e interruptores nos painéis de porta têm fácil leitura noturna. Ao exterçar mais a direção em manobras existem luzes direcionais instaladas no para-choque, muito úteis que contribuem com o campo de visão. POSITIVO

LIMPADOR DE PARA-BRISA O sistema tem sensor de chuva. São seis os jatos de água que atingem toda a área a ser varrida por palhetas de qualidade, proporcionando um bom campo de visão. É fácil o acesso para reposição d`água instalado dentro do vão motor. POSITIVO

ESTEPE/MACACO O estepe tem a roda e pneu iguais aos de uso. Está instalado dentro do porta-malas na bunha do assoalho. O kit de troca está a seu lado, e tem porca autoadaptadora antifurto. A operação de troca é normal, mas é necessário retirar o acabamento plástico que encobre a cabeça das porcas, e soltar as tampas no recobrimento das soleiras (mini-saias) para encaixar o macaco. POSITIVO

Avaliação técnica Volkswagen Passat CC 3.6 R LineFERRAMENTAS Tem uma chave de fenda combinada com Phillips. POSITIVO

ALARME O sistema é completo com chave de ignição especial com telecomando e proteção perimétrica das partes móveis, e volumétrica dentro do habitáculo. Os vidros sobem e descem se continuar pressionando as teclas do controle remoto inserido na própria chave de ignição. Possui função um toque nos interruptores dos vidros elétricos das quatro portas, todos com sistema antiesmagamento que atuou com precisão. POSITIVO

VOLUME DO PORTA-MALAS O declarado pela fábrica é de 452 litros, o mesmo encontrado na nossa medição.

Avaliação técnica Volkswagen Passat CC 3.6 R LineFotos | Marlos Ney Vidal/Autos Segredos

(*) O autor do texto é engenheiro formado pela PUC Minas. Para contatos [email protected]. (veja aqui o perfil profissional do Daniel)

Acompanhe também o Auto Segredos pelo Twitter

Fique por dentro das novidades.

Não fazemos spam! Leia nossa política de privacidade para mais informações.

- publicidade -
- publicidade -

ARTIGOS RELACIONADOS

6 COMENTÁRIOS

- publicidade -

ÚLTIMAS NOTÍCIAS

SEGREDOS

- publicidade -