O Chevrolet Classic pode ser considerado um carro honesto. O modelo antende perfeitamente o comprador do primeiro carro zero e que precisa de um pequeno sedã. Já fui proprietário de um modelo 2007/2008 e o carro agradou-me no período que fiquei com ele. Entretanto, o visual do modelo estava cansado e a marca resolveu fazer o pequeno face lift no velho Classic. O resultado agradou alguns e a outros não, mas, o certo é que apesar da “carinha” nova o modelo ainda agrada. Confira abaixo o teste do modelo
Daniel Ribeiro Filho (*)
Especial para o Autos Segredos
Estão muito bem dimensionados e calibrados para esta versão. Apresentaram um bom comportamento dinâmico no uso misto apesar de não ter ABS. As suas reações são bem equilibradas nos dois eixos, e é boa a desaceleração sem alteração da trajetória em simulação de frenagem de emergência, sem travar as rodas sobre piso seco. O freio de estacionamento sustenta bem o veículo em aclive/declive. POSITIVO
Merece destaque o conjunto homologado de engrenagens da caixa (eixo primário e secundário) e a relação coroa x pinhão do diferencial, pois são fundamentais pela ótima dinâmica do carro. Proporciona uma aceleração rápida e os giros do motor sobem rápido, sendo a queda da rotação nas trocas de marchas satisfatória. A qualidade de engate é boa em precisão e maciez. E o curso da alavanca é longo, assim como um pouco para trás o seu posicionamento no túnel central. POSITIVO
Os números gerados pela sua curva são muito bons para motor 1.0 com cabeçote 8V, porém as rotações correspondentes de potência (6.400rpm) e torque (5.200rpm) máximos não são funcionais no uso misto e muito pouco utilizados numa dirigibilidade normal. Para ter uma dinâmica mais ágil, é necessário usufruir bem do câmbio e acelerar mais do que o normal para manter o giro alto. Nessas condições a performance surpreende pela aceleração e retomadas de velocidade em função da massa do automóvel e com ar-condicionado ligado. O sistema flex funcionou bem e rende igual com somente gasolina ou álcool. POSITIVO
Boa contra água e poeira. POSITIVO
O conforto de marcha teve pequeno ganho em relação ao último modelo testado, sendo aceitável o nível das transferências das imperfeições do solo para dentro. A estabilidade agrada bem pela precisão em curvas de raios variados, com inclinação moderada da carroceria. POSITIVO
Os para-lamas dianteiros têm luzes de posição incorporadas, muito úteis. Há luz de cortesia no porta-malas e no porta-luvas. O farol tem construção com parábola simples, e apresentou eficiência normal no baixo e no alto. Não tem faróis auxiliares de neblina, nem regulagem elétrica de altura em função da carga transportada. No habitáculo há dupla lanterna no teto junto ao retrovisor com eficiência razoável. POSITIVO
O estepe fica dentro do porta-malas, o pneu é igual aos de uso e fabricado no Brasil. O kit de troca está encaixado em base isopor e instalado dentro do aro. A operação de troca é normal. POSITIVO
A chave de ignição é codificada e tem opcionalmente proteção perimétrica das partes móveis e volumétrica dentro do habitáculo contra invasão pela quebra dos vidros. POSITIVO
É muito bom o acesso à manutenção e identificação dos itens de verificação constante. O leiaute é benfeito e racional. O vão é totalmente desprovido de isolantes acústicos, por isso é evidente a transferência do ruído de funcionamento do motor em alta rotação para dentro do habitáculo, que incomoda. REGULAR
Com carga máxima, raspa levemente a proteção inferior em aço para o motopropulsor em saídas de garagem com desnível, e a zona central do chassi quando se trafega sobre estrada de terra com algumas imperfeições e também ao transpor quebra-molas mais salientes. REGULAR
É boa a vazão e a angulação dos difusores de ar do painel. O acoplamento do compressor é ouvido dentro do habitáculo e incomoda um pouco em rotações mais altas. Ocorreu pequena admissão de gases/fumaça com o recírculo de ar fechado. REGULAR
Ao trafegar sobre paralelepípedo, asfalto ruim e terra com algumas imperfeições surgem vários ruídos no habitáculo. O efeito aerodinâmico é contido até 110km/h, sendo crescente a partir dessa velocidade. REGULAR
A coluna de direção é fixa, descentralizada e não está bem definida em altura, devido à posição de dirigir em que ocorre interferência do aro do volante com as pernas do condutor de estatura média/alta. E o banco não tem regulagem em altura. A precisão na reta e em curvas é boa. O diâmetro de giro satisfaz em manobras apertadas de garagem, assim como a velocidade do efeito/retorno. As cargas do sistema assistido hidraulicamente estão com boa definição para o uso misto (cidade/estrada). REGULAR
O campo de visão do lado do condutor é bem prejudicado pela pequena área de varredura, junto à coluna A (dianteira). As palhetas apresentaram boa qualidade, e é fácil o acesso ao reservatório d’água instalado dentro do vão motor. Ao esguichar quatro jatos, que tem boa vazão e pressão, o sistema de limpeza atua automaticamente. REGULAR
Tem uma chave de fenda simples, sem a opção de Phillips conjugada. REGULAR
O acabamento da pintura não é bom, pois contém vários pontos com impurezas. As quatro portas estão desniveladas entre si e a carroceria. A tampa do porta-malas está descentralizada e o capô tem montagem razoável. NEGATIVO
O declarado pela fábrica é de 390 litros, o mesmo encontrado na nossa medição, apesar de ser prejudicado pelo triângulo de segurança, alto-falantes e o mecanismo com a curvatura que sustenta a tampa e invade as laterais do porta-malas quando fechado.
(*) O autor do texto é engenheiro formado pela PUC Minas. Para contatos danielribeirofilho@hotmail.com. (veja aqui o perfil profissional do Daniel)
Fotos Marlos Ney Vidal/Autos Segredos