Avaliação
| em 5 anos ago

Avaliação: Renault Sandero Racing Spirit – Esportivo de verdade

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Versão esportiva do hatch compacto merece a denominação ao atingir 202 km/h e chegar a 100 km/h em 8 segundos. Motor é 2.0 de quatro cilindros e câmbio, de seis marchas. Leia o teste
Foto | Leonardo Silva/Foto Design

Por Paulo Eduardo

Versão RS (Racing Espirit) do Sandero merece a denominação pelo desempenho e comportamento dinâmico. O carro preparado pela Renault Sport encarna o verdadeiro espírito das corridas. Externamente, chamam a atenção os apliques em vermelho nos parachoques, e capa dos retrovisores, minissaias laterais, e as rodas bonitas aro 17 com pneus de perfil 45. A menor altura em relação solo é também percebida imediatamente assim como a saída dupla de escape. Por dentro, os bancos dianteiros esportivos em formato de concha se destacam juntamente com os pedais de metal e volante de diâmetro menor.

Foto | Leonardo Silva/Foto Design

Motor

Sob o capô, motor 2.0 de 150 cv com etanol e câmbio de seis marchas com relações bem curtas. O indicador de troca de marchas sugere engatar a sexta marcha antes de o carro atingir a velocidade de 60 km/h. Motor gira a 3.400 rpm a 120 km/h. Para se tornar um verdadeiro esportivo o Sandero RS teve modificações na suspensão com barras estabilizadoras dianteiras mais rígidas, eixo traseiro também com maior rigidez assim como as molas mais firmes. Amortecedores também são exclusivos da RS e absorvem melhor as imperfeições do piso. Tem pouco a ver com as outras versões do Sandero.

Ronco

O melhor é girar a chave para ouvir o ronco do motor e colocar o RS em movimento. Há três modos de condução: Standard, Sport e Sport +. Esse último desliga os controles de tração e estabilidade. O segundo eleva a rotação do motor em marcha lenta para 950 rpm, além de ter respostas mais rápidas ao acelerador, som de escape mais esportivo e desaceleração mais lenta. O primeiro já é suficiente para sentir a força e potência do carro além do comportamento dinâmico excelente. Três modos de condução para o homem (ser humano) brincar à vontade. Assistente de partida em rampa evita de o carro voltar em aclives durante a arrancada.

Foto | Marlos Ney Vidal/Autos Segredos

Direção

Destaque também para a calibragem esportiva da direção com assistência eletro-hidráulica. É pesada como em todas as versões do Sandero, mas aponta a direção transmitindo ao motorista a aderência do carro. A lamentar a ausência da regulagem de altura da coluna de direção. Há somente a de distância. Os engates do câmbio são justos e precisos. Alavanca de câmbio está bem posicionada e a mão do motorista cai naturalmente sobre ela. O pedal da embreagem fica um pouco afastado exigindo esticar mais a perna para acioná-lo. Retrovisores grandes garantem boa visibilidade, apesar da largura da coluna C (traseira).

Suspensão

Suspensão firme e rolagem mínima da carroceria encorajam o motorista a testar os limites nas curvas de alta e baixa. Pneus mais largos e perfil baixo sacrificam conforto em piso irregular, mas deixam o carro mais grudado no chão. Esportivo de verdade é assim mesmo. Sistema de freios a disco nos eixos dianteiro e traseiro muito eficiente param o carro rapidamente. Faróis iluminam bem no alto e no baixo.

Aerodinâmica

Agradável aos ouvidos é o som esportivo do motor. É imensa a vontade de acelerar um carro rápido como este. Respostas imediatas aos comandos do acelerador, comportamento dinâmico exemplar e conforto com bancos esportivos que seguram bem o corpo com abas no assento e encosto. Enganam-se os que pensam que o aerofólio traseiro é apenas decorativo. O equipamento melhora a aerodinâmica e estabilidade com mais de 25 quilos do down force (força para baixo) em velocidades mais altas, segundo a Renault. Computador de bordo registrou consumo de 5 km/l na cidade com álcool e 10 km/l na estrada também com etanol.

Foto | Marlos Ney Vidal/Autos Segredos

Deslizes

No mais é o Sandero, com encosto do banco traseiro rebatível totalmente em vez de ser fracionado, que permite bagagem e passageiros juntos; porta-malas excelente com capacidade de 320 litros e aproveitamento horizontal; fixação aparente do capô na carroceria; ausência imperdoável do apoio de cabeça central traseiro, justamente num modelo que leva três adultos atrás, e cinto abdominal central. Vale lembrar à Renault que o cinto de três pontos foi desenvolvido em 1959, na Suécia. Sessenta anos depois não se concebe um automóvel sem ele. Para completar a lambança, o maldito tanquinho de partida a frio está lá em vez de uma simples resistência de chuveiro para aquecer o combustível.

Quanto custa?

Versão RS tem preço sugerido de R$ 69.690 e a pintura metálica, como a da versão testada, custa R$ 1.450, totalizando R$ 71.140. Não há outros opcionais e a RS vem com ar-condicionado digital, sistema multimídia com navegador, Bluetooth e acesso a redes sociais por meio do aplicativo Aha, além de comando de voz. O que precisa melhorar é a qualidade de resistência da estrutura da carroceria. Sandero obteve apenas uma estrela de cinco possíveis na proteção a adultos e três na de criança no teste de impacto do Latin NCAP realizado em junho de 2018.

Foto | Marlos Ney Vidal/Autos Segredos
Foto | Marlos Ney Vidal/Autos Segredos
Foto | Marlos Ney Vidal/Autos Segredos
Foto | Marlos Ney Vidal/Autos Segredos
Foto | Marlos Ney Vidal/Autos Segredos
Foto | Marlos Ney Vidal/Autos Segredos
Foto | Marlos Ney Vidal/Autos Segredos
Foto | Marlos Ney Vidal/Autos Segredos
Foto | Marlos Ney Vidal/Autos Segredos
Foto | Marlos Ney Vidal/Autos Segredos
Foto | Marlos Ney Vidal/Autos Segredos
Foto | Marlos Ney Vidal/Autos Segredos

Ficha técnica Sandero Racing Spirit

Motor
De quatro cilindros em linha, 2.0, 16 válvulas, flex, de 150 cv (etanol)/ 145 cv (gasolina) de potências máximas a 5.750 rpm e torques máximos de 20,9 kgfm (e) e 20,2 kgfm a 4.000 rpm

Transmissão
Tração dianteira e câmbio manual de seis marchas

Direção
Tipo pinhão e cremalheira com assistência eletro-hidráulica; diâmetro de giro, 10,6 metros

Freios
Disco ventilado na dianteira e disco sólido na traseira

Suspensão
Dianteira, independente, do tipo McPherson; traseira, eixo de torção; altura do solo,

Foto | Leonardo Silva/Foto Design

Rodas/pneus
7×17” de aço/205/45R17

Peso (kg)
1.161

Carga útil (passageiros+ bagagem)
458 kg

Dimensões (metro)
Comprimento, 4,068; largura, 1,733; altura, 1,499; distância entre-eixos, 2,59

Foto | Marlos Ney Vidal/Autos Segredos

Capacidades (litros)
Porta-malas, 320; tanque, 50

Desempenho
Velocidade máxima, 202 km/h (e) / 200 km/h (g); aceleração até 100 km/h, 8 segundos (etanol) e 8,4 segundos (gasolina)

Consumo (km/l)
Urbano, 6,9 (e) 9,9 (g); estrada, 7,7 (e) e 11,1 (g)

Galeria

Confira abaixo a galeria de fotos exclusivas feitas pelo Leonardo Silva do Foto Design:

Foto | Leonardo Silva/Foto Design
Foto | Leonardo Silva/Foto Design
Foto | Leonardo Silva/Foto Design
Foto | Leonardo Silva/Foto Design
Foto | Leonardo Silva/Foto Design
Foto | Leonardo Silva/Foto Design
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Redação

Redator do Autos Segredos.