Por Paulo Eduardo
Mais de 56 mil unidades do Nissan Kicks foram vendidas em 2019. As novidades da linha 2020 da versão SL Pack Tech, a topo de linha, são farol de LED, controle automático de velocidade e apoio de braço central. Preço sugerido é de R$ 105.190. É também a única equipada com alerta de colisão e assistente de frenagem.
Kicks tem linhas inconfundíveis com muitos recortes e vincos na carroceria. Faróis e lanternas salientes, revestimento em plástico nas caixas de rodas e sob as portas completam o visual. Caída do teto na parte traseira juntamente com a inclinação do vidro dão ares de cupê ao SUV ou crossover, como prefere a Nissan. Por isso, é preciso abaixar para entrar no banco traseiro. E um dos destaques do Kicks é a anatomia dos bancos, inclusive o traseiro, que são muito confortáveis em viagens longas. E não contam com regulagem lombar.
Interior arejado, acabamento caprichado nos encaixes e arremates. Plásticos duros do painel convencem na aparência. Quadro de instrumentos com velocímetro analógico no lado direito e conta-giros digital no esquerdo pode dar lugar a uma série de informações. Configuração a gosto. Tela do sistema multimídia fica abaixo das saídas de ar-condicionado na parte frontal do painel em vez de ser destaque no alto. Interessante é a lógica da fabricante em colocar a tela no local tradicional do sistema de som e voltada para o motorista. Foge do lugar comum.
Navegação não é nativa e pode-se optar pelo emparelhamento nos sistemas Android e Apple Car Play. Porta-luvas iluminado. Volante com poucos comandos contribui para a ergonomia. Volante de boa pega é revestido com material rugoso que evita deslize das mãos. Coluna tem regulagens em altura e distância. Porta-malas de boa capacidade (432 litros) é fácil de arrumar, mas tampa pesada tem pega somente na direita, o que dificulta fechamento para canhoto.
Nissan Kicks SL 2020 traz muita tecnologia como alerta de colisão e assistente de frenagem, exclusivo dessa versão. Controle de chassi inclui controle em curva, estabilizador de carroceria e controle de freio motor. Atuação na suspensão, freios e na estabilidade. Há também visão de 360 graus com câmeras em diversos pontos da carroceria, além de detector de objetos em movimento. Kicks traz controles de tração, estabilidade, assistente de partida em rampa e seis airbags. Além de entrar no carro sem chave e partida por meio de comando no console.
Suspensão bem calibrada absorve as imperfeições do solo e incomoda pouco os ocupantes. Carroceria inclina moderadamente em curva pela grande altura (20 cm) do solo. Bons ângulos de ataque/saída permitem trafegar em caminhos ruins sem esbarrar a parte debaixo. Direção tem boa calibragem tanto em manobra quanto em movimento. Diâmetro de giro pequeno facilita manobrar com facilidade os quase 4,30 metros de comprimento. Freios eficientes assim como limpadores/lavadores. Facho baixo do farol de LED, que ilumina melhor que o halógeno, está no limite. Isso obriga a lampejar o alto em algumas situações.
Desempenho do Kicks SL 2020 é apenas razoável. Motor moderno de alumínio faz par com câmbio CVT, que tem funções Sport e L (reduzida). Aceleração e retomada não empolgam nem no modo esporte. Direção sem pressa e calcular bem a ultrapassagem são imperativos. Nem sempre há resposta imediata aos comandos do acelerador. Ocorre ligeira hesitação. O modo L pode ser usado tanto para ter mais força em subida íngreme quanto para poupar freio na descida. Em descida menos acentuada, o modo Sport funciona também como freio motor porque eleva a rotação do motor. Câmbio com muitas funções ajuda na dirigibilidade.
Valores de torque e potência são os mesmos tanto com gasolina quanto com etanol. Consumo registrado no computador de bordo com etanol acusou média de 5,5 km/l na cidade e de 9,5 km/l na estrada dentro dos limites previstos em lei. Autonomia é limitada pela pouca capacidade (41 litros) do tanque. É preciso atenção ao indicador do nível de combustível pela reserva limitada no tanque. Apesar de o desempenho não empolgar, o Nissan
Kicks SL 2020 agrada pelo conjunto mecânico equilibrado e conforto a bordo. Garantia é de três anos sem limite de quilometragem.Motor
De quatro cilindros em linha, 1.598 cm³ de cilindrada, 16 válvulas, de 114 cv (etanol/gasolina) de potência máxima a 5.600 rpm e torque máximo de 15,5 kgfm (e/g) a 4.000 rpm
Transmissão
Tração dianteira e câmbio CVT de infinitas relações
Direção
Tipo pinhão e cremalheira com assistência elétrica; diâmetro de giro, 10,2 metros
Freios
Disco ventilado na dianteira e tambor na traseira; ESP (controle de estabilidade) e HSA (assistente de partida em rampa),
Suspensão
Dianteira, independente, com barra estabilizadora, do tipo McPherson; traseira, eixo de torção; altura do solo, 20 centímetros; ângulos de ataque/saída (graus), 20/28
Rodas/pneus
7×17” de liga leve /205/55R17
Peso
1.136 kg
Carga útil (passageiros+ bagagem)
421 kg
Dimensões (metro)
Comprimento, 4,30; largura, 1,76; altura, 1,59; distância entre-eixos, 2,61
Capacidades (litro)
Porta-malas, 432; tanque, 41
Desempenho
Velocidade máxima, 175 km/h (e)/(g); aceleração até 100 km/h, 12 segundos (e/g)
Consumo (km/l)
Urbano, 7,7 (e) e 11,4 (g); estrada, 9,4 (e) e 13,7 (g)