Hyundai HB20S aumenta as dimensões sem mudar plataforma. Motor 1.0 turbo de três cilindros passa a ter injeção direta e desempenho é bom. Teste de impacto revela falhas. Leia o teste
Hyundai HB20S Diamond
Foto | Marlos Ney Vidal/Autos Segredos

Por Paulo Eduardo

Apesar de manter a plataforma da geração anterior, o HB20S Diamond cresceu em dimensão no comprimento, largura e distância entre-eixos, que é um dos determinantes do aproveitamento do espaço interno. Motor 1.0 turbo de três cilindros melhora desempenho com injeção direta, mas vibra mais em marcha lenta que os concorrentes. No teste de impacto do Latin NCAP, obteve quatro estrelas de cinco possíveis na proteção aos adultos e três na de criança. Está aquém dos concorrentes diretos Chevrolet Onix Plus e Volkswagen Virtus. Apesar de a nova geração usar materiais mais resistentes na estrutura da carroceria, o resultado é inferior ao dos concorrentes. Além dos airbags frontais obrigatórios por lei, o HB20S Diamond está equipado com airbags laterais nos bancos dianteiros e controles de tração/estabilidade e assistente de partida em rampa.

HB20S 2020
Foto | Marlos Ney Vidal/Autos Segredos

Desenho é controverso

Alterações discretas de estilo geram controvérsias como o desenho da grade frontal que faz cara de tristeza. Traseira bem curta dá elegância. Hyundai usa elemento de plástico como prolongamento do vidro traseiro. Esse artifício faz a tampa parecer ainda menor. Resultado final é um carro bem elegante e bonito na traseira.

HB20S 2020
Foto | Marlos Ney Vidal/Autos Segredos

Topo de linha

Versão avaliada é a topo de linha que tem forração de bancos com material de cor clara. Painel central e forração de portas em tom de cinza médio dá sensação de montagem muito benfeita. Encaixes caprichados. Interior é agradável. Quadro de instrumentos mescla elementos analógicos e digitais e leitura imediata. Tela do sistema multimídia no alto do painel e porta-luvas com luz.

Hyundai HB20S 2020
Foto | Marlos Ney Vidal/Autos Segredos

Volante do HB20S Diamond é revestido com material rugoso evita deslize acidental e contém comandos de áudio, telefone, controle de velocidade, e aletas para trocas manuais. É ótima a ergonomia com comandos ao alcance das mãos. Os senões são abaixar para entrar no banco traseiro, que tem altura limitada para passageiros acima de 1,80 m e forração dos bancos não permite transpiração. Espaço suficiente para pernas atrás.

Não teve nota máxima

Apesar de não ter obtido nota máxima no teste de impacto, o HB20S topo de linha está equipado com frenagem automática de emergência e alerta sonoro de mudança de faixa, mas sem interferência no volante.

Direção bem calibrada, com firmeza em alta e leveza em manobra, com regulagem da coluna em altura e distância. Boa posição de dirigir com regulagem de altura do banco do motorista. Retrovisores externos bem dimensionados e câmera de ré de boa definição ajudam na visibilidade. Retrovisores são rebatíveis eletricamente.

Desempenho é bom

Desempenho muito bom tanto na aceleração quanto nas retomadas. Resposta imediata aos comandos do acelerador, principalmente na ultrapassagem passando sensação de segurança. Trocas rápidas do câmbio automático de seis marchas e ocorre redução com diminuição de velocidade.

Calibragem muito alta dos pneus (36 libras) com somente motorista ou com carga máxima penalizam o conforto em piso irregular. Transferência é imediata das imperfeições para dentro. Fabricante poderia rever essa opção que tem como vantagem o consumo de combustível. Computador registrou média de 6,5 km/l no anda e para na cidade e 13 km/l na estrada, ambos com gasolina.

Suspensão bem calibrada ajuda no comportamento dinâmico previsível e pouca inclinação da carroceria em curva. Freios eficientes em frenagem de emergência. Eficientes também são faróis e limpadores de para-brisa.

Quanto custa?

Garantia é de cinco anos sem limite de quilometragem. Preço sugerido do Hyundai HB20S Diamond é de R$ 81.290, e com pintura metálica de R$ 82.240.

Saiba mais:
Confira nossa avaliação do Chevrolet Onix Plus Premier.

Hyundai HB20S Diamond
Foto | Marlos Ney Vidal/Autos Segredos

Ficha técnica HB20S Diamond

Motor
De três cilindros em linha, 998 cm³ de cilindrada, turbo, flex, de 120 cv (álcool/gasolina) de potência máxima a 6.000 rpm e torque máximo de 17,5 kgfm (a/g) a 1.500 rpm

HB20S
Foto | Marlos Ney Vidal/Autos Segredos

Transmissão
Tração dianteira e câmbio automático de seis marchas

Direção
Tipo pinhão e cremalheira com assistência elétrica; diâmetro de giro, 10,42 metros

Freios
Disco ventilado na dianteira e disco sólido na traseira; controles de estabilidade e tração

Suspensão
Dianteira, independente, do tipo McPherson; traseira, eixo de torção; altura do solo, 16 centímetros

HB20S 2020
Foto | Marlos Ney Vidal/Autos Segredos

Rodas/pneus
5,5 x 15” de liga leve /185/60R15

Peso (kg)
1.120

Carga útil (passageiros+ bagagem)
420 quilos

Dimensões (metro)
Comprimento, 4,26; largura, 1,72; altura, 1,43; distância entre-eixos, 2,53

Hyundai HB20S 2020
Foto | Marlos Ney Vidal/Autos Segredos

Capacidades (litros)
Porta-malas, 475; tanque, 50

Desempenho
Velocidade máxima, 191 km/h (álcool/gasolina); aceleração até 100 km/h, 10,7 segundos (a/g)

Consumo (km/l)
Urbano, 8,8 (a) e 12,7 (g); estrada, 11 (a) e 15,6 (g)

Siga nossas redes sociais

Fique por dentro das novidades.

Não fazemos spam! Leia nossa política de privacidade para mais informações.