Onix Plus 2020 muda nome, aumenta dimensões e agora é equipado com motor 1.0 turbo de três cilindros. Segurança inclui 6 airbags e alerta de ponto cego. Há deslizes em acabamento 
Chevrolet Onix Plus 2020
Foto | Marlos Ney Vidal/Autos Segredos

Por Paulo Eduardo

A Nova geração Onix evoluiu em todos os sentidos. O carro está maior e mais seguro com estrutura que usa materiais mais resistentes. Montado sobre a plataforma GEM de baixo custo, a nova geração do sedã Chevrolet Onix Plus 2020 recebeu nota máxima no teste de impacto do Latin NCAP na proteção a adultos e crianças, com ressalva de que no teste do poste a proteção para o peito foi considerada fraca. O sedã traz internet 4G a bordo como no Cruze. Gratuito durante três meses, o serviço é cobrado posteriormente. Modelo acaba de ser convocado para recall (leia mais no box no fim da matéria).

Onix Plus 2020
Foto | Marlos Ney Vidal/Autos Segredos

Carroceria de linhas limpas agrada com grade grande, faróis alongados e linha de cintura ascendente no sentido da traseira. Vidro traseiro no estilo fastback dá charme ao conjunto. Como na maioria dos sedãs atuais, é preciso abaixar para entrar no banco de trás devido à inclinação do teto.

Onix Plus
Foto | Marlos Ney Vidal/Autos Segredos

Acabamento convence

Interior traz apliques de couro na cor caramelo nos forros de porta dianteiros e de material plástico na mesma cor nos traseiros. Aplique de plástico também na cor caramelo na parte frontal do painel central quebra a linearidade do conjunto. Acabamento convincente, com plástico duro de boa aparência e montagem benfeita. Destoa a borrifada de tinta da cor da carroceria no suporte do encosto do banco traseiro dentro do porta-malas, cuja abertura é por comando interno ou na chave. A boa capacidade do porta-malas (469 litros) contrasta com a de carga (passageiros e bagagem) de somente 375 quilos.

Onix Plus
Foto | Marlos Ney Vidal/Autos Segredos

Retrovisores externos do Chevrolet Onix Plus 2020 são bem dimensionados contribuem na visibilidade e contam com alerta de ponto cego. Câmera de ré tem boa definição de imagem. Volante tem boa pega, mas revestimento liso permite deslize acidental. Entretanto, poucos comandos favorecendo a ergonomia. A maioria dos comandos está ao alcance das mãos.

Onix Plus
Foto | Marlos Ney Vidal/Autos Segredos

Tela tátil de sete polegadas do sistema multimídia MyLink 3 bem intuitivo no centro do painel e compatível com Android Auto e Apple Car Play. Há iluminação no porta-luvas, porta-malas e no banco traseiro, que tem duas entradas USB. Computador de bordo com informações diversas. Banco do motorista com ajuste de altura e coluna de direção de altura e distância favorece posição de dirigir. Incômodo é o assento curto que deixa pernas sem apoio ideal. Curiosamente, somente o cinto do motorista é regulável em altura, o do passageiro não.

Onix Plus 2020
Foto | Marlos Ney Vidal/Autos Segredos

Desempenho é bom

Direção leve em manobras deveria ter mais peso acima de 80 km/h. Câmbio automático tem seis marchas e troca manual é por meio de tecla na alavanca. Não raro, ocorre tranco leve na troca automática. Resposta ao comando do acelerador tem um pouco de retardo porque a injeção não é direta. Há ligeira hesitação até o turbo entrar em ação. Fora isso, desempenho é muito bom com 0,5 kgfm de torque a mais com álcool.

O conjunto é arisco. Ao soltar o freio, o carro entra em movimento de maneira brusca, como ocorre no rival VW Virtus. Vibração quase inexiste no motor turbo de três cilindros com alavanca na posição P ou N. No modo D, parado no semáforo, a vibração é sentida no volante. Computador registrou média de 8 km/l na cidade e de 14 km/l na estrada com gasolina, ambos com ar ligado.

Suspensão bem calibrada entre conforto e estabilidade, com transferência das imperfeições para dentro devido à calibragem alta (35 libras) dos pneus independentemente da carga. Bom comportamento dinâmico e inclinação moderada da carroceria em curva. Freios bons em simulação de emergência e eficientes limpadores/lavador do para-brisa. Faróis iluminam bem. Os auxiliares foram substituídos pelas luzes diurnas (DRL).

Onix Plus
Foto | Marlos Ney Vidal/Autos Segredos

É bem equipado

Onix Plus 2020 está bem equipado na versão topo de linha: seis airbags, incluindo o de cortina, controles de tração e estabilidade, alerta de ponto cego, assistente de partida em rampa, ar-condicionado digital, assistente de estacionamento, controle automático de velocidade, vidros elétricos nas quatro portas, entre muitos outros de conforto e conveniência. Garantia é de três anos sem limite de quilometragem. Preço sugerido da versão testada é de R$ 76.190 sem pintura metálica.

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Recall

Recém-lançado, o Chevrolet Onix Plus 2020 foi convocado para recall depois de pelo menos três registros de incêndio por conta de uma falha na calibração do módulo de controle do motor dos veículos pode fazer com que ocorra um aumento de pressão e temperatura na câmara de combustão, causando danos no pistão. Esta condição pode levar a quebra do bloco do motor.

Em função da grave falha, há risco de incêndio com risco de danos físicos, materiais ou fatais aos ocupantes do veículos e a terceiros. Clique aqui e veja a relação dos chassis das unidades afetadas.

Recall branco

Além do recall por risco de incêndio, O Onix Plus 2020 já teve três chamados para correção de falhas. O chamado IT 041 GC-2019 é para inspeção do chicote do painel de instrumentos. Outro com o código IT 05G/2019 é para correção do número de série do motor no documento do veículo. (Marlos Ney Vidal)

Ficha Técnica Onix Plus 2020

Motor
De três cilindros em linha, 999 cm³ de cilindrada, turbo, flex, de 115,6 cv (etanol/gasolina) de potência máxima a 5.500 rpm e torques máximos de 16,3 kgfm (g) a 2.000 rpm e 16,8 kgfm (e) a 2.000 rpm

Onix Plus
Foto | Marlos Ney Vidal/Autos Segredos

Transmissão
Tração dianteira e câmbio automático de seis marchas

Direção
Tipo pinhão e cremalheira com assistência elétrica; diâmetro de giro, 10,6 metros

Freios
Disco ventilado na dianteira e disco sólido na traseira; controles de estabilidade e tração

Suspensão
Dianteira, independente, do tipo McPherson, com barra estabilizadora; traseira, eixo de torção; altura do solo, 13,4 metros

Chevrolet Onix Plus 2020
Foto | Marlos Ney Vidal/Autos Segredos

Rodas/pneus
6,5 x 16” de liga leve /195/55R16

Peso (kg)
1.117

Carga útil (passageiros+ bagagem)
375 quilos

Dimensões (metro)
Comprimento, 4,47; largura, 1,73; altura, 1,47; distância entre-eixos, 2,60

Onix Plus
Foto | Marlos Ney Vidal/Autos Segredos

Capacidades (litros)
Porta-malas, 469; tanque, 44

Desempenho
Velocidade máxima, ND; aceleração até 100 km/h, 10,4 segundos (g)/10,6 s (e)

Consumo (km/l)
Urbano, 8,6 (e) e 12 (g); estrada, 10,9 (e) e 15,7 (g)

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