Nilo Soares
Especial para o Autos Segredos
Os leitores que frequentam o Autos Segredos há menos tempo talvez não saibam, mas o primeiro veículo avaliado por nós foi um Prisma (veja aqui), em setembro de 2011. Já havíamos publicado impressões sobre outros modelos, dirigidos por meios extra-oficiais, mas o sedã da Chevrolet foi o primeiro cedido diretamente por um fabricante. E é justamente o Prisma, na versão LTZ, o próximo veículo a passar por nosso crivo.
Não podemos dizer que o teste seja exatamente um re-encontro com o Prisma. É que desde a publicação daquela avaliação, há dois anos, até os dias atuais, o sedã foi totalmente reprojetado. Da geração anterior, não restou muito mais que o nome. O motor 1.4, que adotou a sigla SPE/4, traz melhorias e agora desenvolve 98 cv/106 cv de potência e 12,9 kgfm/13,9 mkgf torque, com gasolina e etanol, na ordem, mas na essência ainda é o mesmo que equipava o primeiro veículo testado pelo Autos Segredos. O câmbio, ao contrário, é outro: a unidade cedida agora tem transmissão automática de seis marchas, que nunca foi oferecida no antigo modelo.
Como o Prisma de nova geração é basicamente um Onix com carroceria três volumes, e o Autos Segredos já avaliou todas as configurações mecânicas do hatch, inclusive a 1.4 com câmbio automático (veja aqui), pularemos os posts menores, sobre detalhes, e iremos direto ao teste completo, que chamamos de “Ao Volante”. Ficaria repetitivo se nos alongássemos em questões que foram abordadas recentemente.
Fique de olho para ver a avaliação completa do Prisma LTZ 1.4 automático aqui no Autos Segredos. Os fabricantes interessados em ceder veículos para nossos testes podem entrar em contato pelos e-mails [email protected] e [email protected].
Foto | Nilo Soares