Especial para o Autos Segredos
No último texto que publiquei no Autos Segredos (no caso, sobre o Jeep Cherokee), escrevi que os SUVs são os veículos que, de modo geral, me proporcionam menos prazer ao dirigir. Pois não é que, quase imediatamente após ele, fiquei incumbido de avaliar um hatch médio, tipo de carro que mais gosto de avaliar? Gosto deles porque, normalmente, são confortáveis, têm bom acerto mecânico, são práticos e costumam ter um toque de esportividade. Eu já escrevi matérias sobre quase todos os hatches médios do mercado brasileiro, incluindo Chevrolet Cruze Sport6 e Peugeot 308, aqui para o Autos Segredos, e Fiat Bravo e Ford Focus, no jornal onde trabalho. E, embora esta reportagem não seja comparativa, sinto-me com propriedade suficiente para ratificar algo que outros veículos de comunicação, no Brasil e no exterior, já afirmaram: atualmente, o Volkswagen Golf é o melhor de sua categoria. Confira, abaixo, porque ele é a nova referência do segmento.
Além do bom desempenho, o Golf também apresentou baixo consumo, mostrando que o downsizing realmente veio para ficar. Na cidade, ele cravou médias de 10,2 km/l, enquanto na estrada, as aferições ficaram em torno dos 14,1 km/l. Vale lembrar que o modelo só bebe gasolina, e deverá se tornar flex já no segundo semestre, quando será nacionalizado. Como sempre, o Autos Segredos lembra que o consumo de combustível está relacionado a uma série de fatores, como as condições do tráfego, as características das vias, o relevo e o estilo de direção do motorista.
O acabamento é impecável: o Golf tem arremates perfeitos e utiliza materiais internos de qualidade. Painel e forrações das portas, por exemplo, têm superfícies emborrachadas e apliques metalizados. Na versão de entrada, os bancos são revestidos em tecido sintético, de toque agradável. O ponto fraco é o forro do teto solar, confeccionado em tecido perfurado, que em dias claros permite a entrada do sol mesmo fechado. Esse inconveniente, aliás, já foi notado em outros modelos da marca. O habitáculo dispõe de vários porta-copos e porta-objetos, a maioria deles com tampa, útil para não atrair a atenção de ladrões sobre pertences deixados no carro. O espaço interno é bom para um hatch médio. Quatro adultos se acomodam tranquilamente no habitáculo. Com cinco a bordo, não haverá folga, mas tampouco a convivência se tornará martirizante. Importante destacar que todos contam com cintos de três pontos e encostos de cabeça. Já o porta-malas é pequeno: com 313 litros, é o menor da categoria (vale lembrar que alguns concorrentes têm bagageiros de 400 litros). Ao menos a tampa abre um grande vão, que facilita as operações de carga e descarga.
A versão Comfortline, apesar de ser a de entrada, vem com um bom pacote de série. O modelo traz rodas de liga leve aro 16, ar-condicionado (manual), sensores de estacionamento na dianteira e na traseira, sistema start-stop, vidros elétricos nas quatro portas com dispositivo one-touch, travas elétricas e retrovisores elétricos, sendo o direito com a função tilt-down, sistema multimídia com tela touchscreen de 5,8″, CD-Player, leitor de cartão de memória (SD-Card) e Bluetooth, alarme, chave com telecomando, assistente de partida em rampa, volante revestido em couro, computador de bordo e alerta de pressão dos pneus. A lista de itens segurança traz quase tudo que um carro deve ter. O Golf é equipado de fábrica com sete airbags (dois frontais, dois laterais, dois do tipo cortina e um para os joelho para o motorista), controles eletrônicos de estabilidade e tração, sistema Isofix para fixação de cadeirinhas e faróis e lanternas de neblina. Rodas de liga leve aro 17, controlador de velocidade, sensores de chuva a crepuscular, teto solar e central multimídia mais completa, com navegador GPS e comandos por voz, são opcionais. A Volkswagen também oferece o modelo com câmbio automatizado de dupla embreagem. Básico, o hatch é tabelado em 73.800. Completo, chega a R$ 96.367.
AVALIAÇÃO | Alexandre | Marlos |
Desempenho (acelerações e retomadas) | 9 | 9 |
Consumo (cidade e estrada) | 9 | 8 |
Estabilidade | 9 | 9 |
Freios | 9 | 9 |
Posição de dirigir/ergonomia | 9 | 9 |
Espaço interno | 9 | 9 |
Porta-malas (espaço, acessibilidade e versatilidade) | 7 | 9 |
Acabamento | 9 | 9 |
Itens de segurança (de série) | 9 | 9 |
Itens de conveniência (de série) | 8 | 9 |
Conjunto mecânico (acerto de motor, câmbio, suspensão e direção) | 10 | 9 |
Relação custo/benefício | 8 | 8 |
FICHA TÉCNICA
MOTOR
Dianteiro, transversal, quatro cilindros em linha, 16 válvulas, com injeção direta, turbocompressor e intercooler, a gasolina, 1.395 cm³ de cilindrada, 140 cv de potência máxima a 4.500 rpm a 6.000 rpm, 25,5 mkgf de torque máximo a 1.500 rpm
TRANSMISSÃO
Câmbio manual de seis marchas, tração dianteira
ACELERAÇÃO ATÉ 100 km/h (dado de fábrica)
8s4
VELOCIDADE MÁXIMA (dado de fábrica)
212 km/h
DIREÇÃO
Pinhão e cremalheira, com assistência elétrica
FREIOS
Discos ventilados na dianteira e discos sólidos na traseira, com ABS e EBD
SUSPENSÃO
Dianteira, independente, McPherson, com barra estabilizadora; traseira, independente, multilink, com barra estabilizadora
RODAS E PNEUS
Rodas em liga de alumínio, 17 polegadas, pneus 225/45 R17 (opcionais)
DIMENSÕES (metros)
Comprimento, 4,255; largura, 1,799; altura, 1,468; distância entre-eixos, 2,630
CAPACIDADES
Tanque de combustível: 50 litros; porta malas: 313 litros; carga útil (passageiros e bagagem): 562 quilos; peso: 1.218 quilos
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Fotos | Marlos Ney Vidal/Autos Segredos