Alexandre Soares
Especial para o Autos Segredos
Quando a Volkswagen lançou a Saveiro Cabine Dupla, em meados do ano passado, a versão que mais se destacava era a Cross, pois além da carroceria para cinco ocupantes, era a única a trazer o motor EA-211, com 16 válvulas, e equipamentos inéditos no segmento, como controles eletrônicos de estabilidade e tração. Porém, após a chegada da linha 2015 da picape ao mercado, a marca alemã disponibilizou para teste do Autos Segredos a configuração Highline, equipada com o velho propulsor EA-111, com oito válvulas, e com menos itens de série. Agora, enfim, o fabricante cedeu uma Saveiro Cross para nossa avaliação. Assim, poderemos conhecer todos os recursos que o modelo tem a oferecer, e saber se ela, de fato, consegue se destacar entre as caminhonetes compactas. Como nosso teste com a versão Highline ainda está recente (veja aqui), publicamos agora um texto mais sucinto, focado nos diferenciais da top de linha.
Outra vantagem que o motor EA-211 mostrou foi a economia de combustível. Nas mãos do Autos Segredos, a Saveiro Cross obteve médias de 10,6 km/l na cidade e de 14,1 km/l na estrada, sempre abastecida com gasolina. Boas marcas! No mais, vale lembrar que o consumo de um veículo relaciona-se a diversas variáveis, como as condições do trânsito, as características das vias e o estilo de condução do motorista.
Além do motor mais eficiente, a versão Cross traz exclusividades também na lista de equipamentos de segurança. O mais importante é o controle eletrônico de estabilidade; por enquanto, a picape da Volkswagen é a única do segmento a oferecê-lo. Há também assistente de partida em rampas, bloqueio do diferencial, que direciona a tração para a roda com maior aderência, e freios ABS com função off-road, que permite que as rodas travem até certo ponto, o que reduz os espaços de frenagem na terra. O sistema de freios do modelo, aliás, é bastante eficiente, graças também ao discos instalados também no conjunto traseiro (recurso mais que bem-vindo em um veículo cuja capacidade de carga supera os 600 kg). No mais, há ainda alerta de frenagem de emergência e encostos de cabeça para todos, mas o modelo derrapa ao disponibilizar cinto central traseiro subabdominal e apenas dois airbags.
A atmosfera no interior da Saveiro cabine dupla é parecida com a do Gol: estão lá o conhecido painel, de design simplório e materiais simples, mas com bons encaixes e instrumentação completa, e os bancos com pouco apoio lombar e assento curto, que não acomodam bem a coluna e as pernas. Ao menos o do motorista é regulável em altura, recurso presente também na coluna de direção, que ainda é ajustável em profundidade.
A Saveiro Cross cabine dupla tem preço sugerido de R$ 66.620. Ela também está disponível com cabine estendida por R$ 61.830. Os valores são elevados, mas são compatíveis com os da Strada Adventure, sua única concorrente direta, que custa R$ 64.530 com cabine dupla e R$ 58.450 com cabine estendida. Em relação à rival da Fiat, que tem uma porta a mais, mas transporta um ocupante a menos, a picape da Volkswagen compensa o preço ligeiramente mais alto com o pacote de equipamentos de segurança mais incrementado, que inclui controle de estabilidade e assistente de partida em rampas.
AVALIAÇÃO | Alexandre | Marlos |
Desempenho(acelerações e retomadas) | 8 | 9 |
Consumo(cidade e estrada) | 8 | 8 |
Estabilidade | 8 | 8 |
Freios | 9 | 8 |
Posição de dirigir/ergonomia | 8 | 7 |
Espaço interno | 5 | 5 |
Caçamba (espaço, acessibilidade e versatilidade) | 5 | 6 |
Acabamento | 7 | 6 |
Itens de segurança(de série e opcionais) | 8 | 8 |
Itens de conveniência(de série e opcionais) | 7 | |
Conjunto mecânico(acerto de motor, câmbio, suspensão e direção) | 9 | 9 |
Relação custo/benefício | 6 | 7 |
FICHA TÉCNICA
MOTOR
Dianteiro, transversal, quatro cilindros em linha, 16 válvulas, gasolina/etanol, 1.598cm³ cm³ de cilindrada, 110cv (g)/120cv (e) de potência máxima a 5.750, 15,84 kgfm (g)/ 16,8 mkgf (e) de torque máximo a 4.000 rpm
TRANSMISSÃO
Tração dianteira, câmbio manual de cinco marchas
ACELERAÇÃO ATÉ 100 km/h (dado de fábrica)
10,6 segundos com gasolina e 10,1 segundos com etanol
VELOCIDADE MÁXIMA (dado de fábrica)
174 km/h com gasolina e 177 km/h com etanol
DIREÇÃO
Pinhão e cremalheira, com assistência hidráulica
FREIOS
Discos ventilados na dianteira e discos sólidos na traseira, com ABS
SUSPENSÃO
Dianteira, independente, McPherson; traseira, semi-independente, eixo de torção
RODAS E PNEUS
Rodas em liga de alumínio de 15 polegadas, pneus 205/60 R15
DIMENSÕES (metros)
Comprimento, 4,511; largura, 1,729; altura, 1,553; distância entre-eixos, 2,753
CAPACIDADES
Tanque de combustível: 55 litros; caçamba: 580 litros; carga útil (passageiros e carga): 607 quilos; peso: 1.113 quilos
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Fotos | Marlos Ney Vidal/Autos Segredos