InícioAvaliaçãoAo volante: Versão Cross é a mais interessante da linha Saveiro

Ao volante: Versão Cross é a mais interessante da linha Saveiro

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Configuração aventureira da picape da Volkswagen se destaca pela mecânica atual e pela oferta de equipamentos exclusivos no segmento, como controle de estabilidade; confira nossa avaliação da variante cabine dupla

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Alexandre Soares
Especial para o Autos Segredos

Quando a Volkswagen lançou a Saveiro Cabine Dupla, em meados do ano passado, a versão que mais se destacava era a Cross, pois além da carroceria para cinco ocupantes, era a única a trazer o motor EA-211, com 16 válvulas, e equipamentos inéditos no segmento, como controles eletrônicos de estabilidade e tração. Porém, após a chegada da linha 2015 da picape ao mercado, a marca alemã disponibilizou para teste do Autos Segredos a configuração Highline, equipada com o velho propulsor EA-111, com oito válvulas, e com menos itens de série. Agora, enfim, o fabricante cedeu uma Saveiro Cross para nossa avaliação. Assim, poderemos conhecer todos os recursos que o modelo tem a oferecer, e saber se ela, de fato, consegue se destacar entre as caminhonetes compactas. Como nosso teste com a versão Highline ainda está recente (veja aqui), publicamos agora um texto mais sucinto, focado nos diferenciais da top de linha.

teste_vw_saveiro_cross_cd_23O maior atrativo da Saveiro Cross, sem dúvida, é o motor EA-211. Assim como no antecessor, a cilindrada é de 1.598 cm³, mas a construção é integralmente em alumínio. As 16 válvulas são acionadas por duplo comando, sendo o de admissão variável (o de escape é fixo), movimentados por correia dentada (com troca prevista a cada 120 mil km). A potência é de 110 cv com gasolina e 120 cv com etanol, a 5.750 rpm. Já o torque é de 15,8 kgfm com o derivado do petróleo e de 16,8 kgfm com o combustível vegetal, a 4.000 rpm, e a Volkswagen afirma que 85% do valor máximo está disponível já a 2.000 rpm.  O sistema flex dispensa o tanquinho de partida a frio. Trata-se de um propulsor que não chega a impressionar em termos de tecnologia embarcada, mas que está à frente das demais picapes compactas nesse quesito. O conjunto mecânico é completado pelo câmbio manual de cinco marchas MQ-200, conhecido pelos engates macios e precisos, pela suspensão com assistência hidráulica e pela suspensão com molas helicoidais nos dois eixos, que teoricamente favorece a dirigibilidade e a absorção de impactos, em detrimento da resistência ao peso de carga. O da frente adota sistema do tipo McPherson, enquanto o de trás traz um esquema semi-independe com barra de torção.

teste_vw_saveiro_cross_cd_6A adoção do propulsor 1.6 16V na Saveiro Cross resulta, naturalmente, em um desempenho nitidamente superior ao das demais versões. A picape não tem dificuldade para ganhar velocidade, e responde prontamente ao comando do acelerador em qualquer faixa de rotação. Também agrada o funcionamento suave, sem vibrações ou ruídos em excesso. A estabilidade, que agrada nas demais versões da picape da Volkswagen, não se alterou muito na top de linha, apesar da maior altura em relação ao solo. Bastante estável, ela mostra disposição e segurança na hora de encarar curvas. A absorção de impactos é prejudicada pela traseira leve e pelos amortecedores com muita carga, e em alguns momentos há sensação de pula-pula a bordo, o que é comum em caminhonetes. Ainda assim, esse comportamento é compatível com a proposta cargueira do veículo. Por fim, a direção hidraulicamente assistida tem progressividade adequada, m as não consegue ser leve como os sistemas elétricos em manobras.

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CONSUMO AGRADA

Outra vantagem que o motor EA-211 mostrou foi a economia de combustível. Nas mãos do Autos Segredos, a Saveiro Cross obteve médias de 10,6 km/l na cidade e de 14,1 km/l na estrada, sempre abastecida com gasolina. Boas marcas! No mais, vale lembrar que o consumo de um veículo relaciona-se a diversas variáveis, como as condições do trânsito, as características das vias e o estilo de condução do motorista.

Além do motor mais eficiente, a versão Cross traz exclusividades também na lista de equipamentos de segurança. O mais importante é o controle eletrônico de estabilidade; por enquanto, a picape da Volkswagen é a única do segmento a oferecê-lo. Há também assistente de partida em rampas, bloqueio do diferencial, que direciona a tração para a roda com maior aderência, e freios ABS com função off-road, que permite que as rodas travem até certo ponto, o que reduz os espaços de frenagem na terra. O sistema de freios do modelo, aliás, é bastante eficiente, graças também ao discos instalados também no conjunto traseiro (recurso mais que bem-vindo em um veículo cuja capacidade de carga supera os 600 kg). No mais, há ainda alerta de frenagem de emergência e encostos de cabeça para todos, mas o modelo derrapa ao disponibilizar cinto central traseiro subabdominal e apenas dois airbags.

teste_vw_saveiro_cross_cd_11A Saveiro Cross também é bem-fornida de equipamentos destinados a conforto e comodidade, embora aí ela não vá além das concorrentes. De série, há ar-condicionado manual, computador de bordo, vidros, travas e retrovisores elétricos, rodas de liga leve aro 15, aparelho de som com rádio AM/FM, CD-Player, Bluetooth, MP3 player e entradas USB e auxiliar, volante multifuncional e sensores de estacionamento traseiros, entre outros pormenores. Opcionalmente, é possível adquirir revestimento dos bancos em couro sintético, controlador de velocidade de cruzeiro, retrovisor interno eletrocrômico e sensores de chuva e crepuscular.

INTERIOR SEM EXCLUSIVIDADES

A atmosfera no interior da Saveiro cabine dupla é parecida com a do Gol: estão lá o conhecido painel, de design simplório e materiais simples, mas com bons encaixes e instrumentação completa, e os bancos com pouco apoio lombar e assento curto, que não acomodam bem a coluna e as pernas. Ao menos o do motorista é regulável em altura, recurso presente também na coluna de direção, que ainda é ajustável em profundidade.

teste_vw_saveiro_cross_cdNo banco traseiro, a picape revela a maior diferença em relação ao hatch do qual é derivada: o espaço reduzido para os passageiros. É verdade que o teto elevado em relação às demais versões permitem que adultos viagem sem raspar a cabeça no forro interno; mas mesmo pessoas de baixa estatura não escaparão de encostar os joelhos nos bancos dianteiros. Com três pessoas ali, então, a situação torna-se crítica. Porém, há de se considerar que ali existem algumas comodidades muito bem-vindas, como dois porta-garrafas de até 500 ml, um porta-lata e uma tomada de 12V. A caçamba é igualmente limitada: tem 580 litros de volume.

SEGMENTO INFLACIONADO

A Saveiro Cross cabine dupla tem preço sugerido de R$ 66.620. Ela também está disponível com cabine estendida por R$ 61.830. Os valores são elevados, mas são compatíveis com os da Strada Adventure, sua única concorrente direta, que custa R$ 64.530 com cabine dupla e R$ 58.450 com cabine estendida. Em relação à rival da Fiat, que tem uma porta a mais, mas transporta um ocupante a menos, a picape da Volkswagen compensa o preço ligeiramente mais alto com o pacote de equipamentos de segurança mais incrementado, que inclui controle de estabilidade e assistente de partida em rampas.

AVALIAÇÃO Alexandre Marlos
Desempenho(acelerações e retomadas) 8 9
Consumo(cidade e estrada) 8 8
Estabilidade 8 8
Freios 9 8
Posição de dirigir/ergonomia 8 7
Espaço interno 5 5
Caçamba (espaço, acessibilidade e versatilidade) 5 6
Acabamento 7 6
Itens de segurança(de série e opcionais) 8 8
Itens de conveniência(de série e opcionais) 7
Conjunto mecânico(acerto de motor, câmbio, suspensão e direção) 9 9
Relação custo/benefício 6 7

FICHA TÉCNICA

MOTOR
Dianteiro, transversal, quatro cilindros em linha, 16 válvulas, gasolina/etanol, 1.598cm³ cm³ de cilindrada, 110cv (g)/120cv (e) de potência máxima a 5.750, 15,84 kgfm (g)/ 16,8 mkgf (e) de torque máximo a 4.000 rpm

TRANSMISSÃO
Tração dianteira, câmbio manual de cinco marchas

ACELERAÇÃO  ATÉ 100 km/h (dado de fábrica)
10,6 segundos com gasolina e 10,1 segundos com etanol

VELOCIDADE MÁXIMA (dado de fábrica)
174 km/h com gasolina e 177 km/h com etanol

DIREÇÃO
Pinhão e cremalheira, com assistência hidráulica

FREIOS
Discos ventilados na dianteira e discos sólidos na traseira, com ABS

SUSPENSÃO
Dianteira, independente, McPherson; traseira, semi-independente, eixo de torção

RODAS E PNEUS
Rodas em liga de alumínio de 15 polegadas, pneus 205/60 R15

DIMENSÕES (metros)
Comprimento, 4,511; largura, 1,729; altura, 1,553; distância entre-eixos, 2,753

CAPACIDADES
Tanque de combustível: 55 litros; caçamba: 580 litros; carga útil (passageiros e carga): 607 quilos; peso: 1.113 quilos

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Fotos | Marlos Ney Vidal/Autos Segredos

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