Especial para o Autos Segredos
Interior revestido em couro, ar-condicionado digital, sistema multimídia com navegador GPS e câmera de ré… A presença desses equipamentos pode sugerir um produto mais sofisticado, mas, na verdade, o veículo em questão é o Versa Unique. Trata-se da versão top de linha de um sedã popular, que tem, inclusive, configurações básicas equipadas com motor 1.0 12V (veja o teste da configuração S 1.0 aqui). A ideia é aproveitar o porte mais avantajado e bom espaço interno do modelo para oferecê-lo por um preço mais baixo que o dos carros médios (recentemente, a Chevrolet adotou a mesma estratégia com o Cobalt Graphite): o valor sugerido pela Nissan é de R$ 56.190.
Se entre os equipamentos o modelo consegue até transmitir certo luxo, no acabamento interno há poucas diferenças. Há um quadro de instrumentos exclusivo, com velocímetro e conta-giros destacados e termômetro do fluido de arrefecimento, além de apliques cromados e de plásticos em preto brilhante. Mas é só: não espere por revestimentos emborrachados ou acolchoados no painel, tampouco com mimos como iluminação nos quebra-sóis ou nos porta-objetos. Isso não chega a ser demérito, pois, apesar da versão Unique ser a top, o Versa continua sendo um sedã de origem simples. Tendo isso em mente, até que a qualidade dos encaixes das peças plásticas agrada. O volante é revestido em couro e traz botões para comandar o sistema de áudio e a telefonia, mas seu aro é muito fino, o que prejudica a pegada. Além do mais, ele não é regulável em profundidade, apenas em altura. Já o banco do motorista, que também conta com ajuste de altura, desagrada pelo tamanho do assento: curto demais, não proporciona boa acomodação para as coxas.
Sob o capô, nenhuma novidade. Está lá o competente 1.6 16V que equipa o Versa desde o lançamento, capaz de desenvolver, tanto com gasolina quanto com etanol, 111 cv de potência a 5.600 rpm e 15,1 kgfm a 4.000 rpm (segundo o fabricante, 90% desse valor está disponível já a 2.400 rpm). Sua concepção, com bloco e cabeçote confeccionados em alumínio, comando de válvulas com variação na admissão e sincronização por corrente metálica, é atual, e desde a nacionalização, o sistema de partida a frio aboliu o arcaico tanquinho de gasolina. O câmbio é manual de cinco marchas, a suspensão segue o tradicionalíssimo esquema independente do tipo McPherson na frente e semi-independente por barra de torção atrás e a direção tem assistência elétrica.
O motor eficiente, aliado ao câmbio bem-escalonado e ao baixo peso da carroceria, de apenas 1088,4 kg, rendeu boas médias de consumo. Abastecido com gasolina, o sedã cravou 10 km/l em ciclo urbano e 14,2 km/l em percursos rodoviários. Como sempre, vale ressaltar que o consumo de combustível é influenciado por uma série de fatores, como as condições do tráfego, da pista e do relevo, além do estilo de condução do motorista.
O Versa Unique mostrou-se espaçoso, ágil e moderado em termos de consumo, ainda que fique devendo um acerto dinâmico um pouco melhor e alguns equipamentos de segurança, como controle eletrônico de estabilidade. O ponto chave pode ser sua relação custo-benefício interessante: o preço de R$ 56.190 pode não ser exatamente barato, mas é competitivo dentro do segmento, uma vez que outros sedãs derivados de compactos, às vezes até menos equipados, já romperam a barreira dos R$ 60 mil.
AVALIAÇÃO | Alexandre | Marlos |
Desempenho(acelerações e retomadas) | 8 | 9 |
Consumo(cidade e estrada) | 8 | 8 |
Estabilidade | 7 | 7 |
Freios | 7 | 7 |
Posição de dirigir/ergonomia | 7 | 8 |
Espaço interno | 9 | 10 |
Porta-malas(espaço, acessibilidade e versatilidade) | 8 | 8 |
Acabamento | 7 | 7 |
Itens de segurança(de série e opcionais) | 7 | 7 |
Itens de conveniência(de série e opcionais) | 9 | 8 |
Conjunto mecânico (acerto de motor, câmbio, suspensão e direção) | 7 | 8 |
Relação custo/benefício | 8 | 8 |
FICHA TÉCNICA
MOTOR
Dianteiro, transversal, quatro cilindros em linha, 16 válvulas, gasolina/etanol, 1.598cm³ de cilindrada, 111 cv de potência máxima a 5.600 rpm, 15,1 kgfm de torque máximo a 4.000 rpm
TRANSMISSÃO
Tração dianteira, câmbio manual de cinco marchas
ACELERAÇÃO ATÉ 100 km/h
10,4 segundos (dado de fábrica)
VELOCIDADE MÁXIMA
187 km/h (dado de fábrica)
DIREÇÃO
Pinhão e cremalheira, com assistência elétrica
FREIOS
Discos ventilados na dianteira, tambores na traseira, com ABS e EBD
SUSPENSÃO
Dianteira, independente, McPherson, com barra estabilizadora; traseira, semi-independente, eixo de torção, com barra estabilizadora
RODAS E PNEUS
Rodas em liga leve aro 16, pneus 195/55 R16
DIMENSÕES (metros)
Comprimento, 4,492; largura, 1,695; altura, 1,506; distância entre-eixos, 2,600
CAPACIDADES
Tanque de combustível: 41 litros; porta malas: 460 litros; carga útil (passageiros e bagagem): 390 quilos; peso: 1.088,4 quilos
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Fotos | Marlos Ney Vidal/Autos Segredos