Configuração de entrada da linha up! apresenta melhor custo-benefício que as demais opções da linha, principalmente depois que os concorrentes ficaram mais caros
Especial para o Autos Segredos
No mês passado, testamos a versão intermediária do up!, que agradou bastante (veja aqui). A versão de entrada Take up!, porém, traz várias diferenças: embora o conjunto mecânico seja exatamente o mesmo, o modelo é consideravelmente mais simples, com a abolição de vários itens, que vão desde as rodas de liga leve até a pintura dos retrovisores e das maçanetas externas… Por isso, vale dedicar uma atenção especial a essa configuração. Além do mais, o up! é um carro de entrada e estávamos curiosos para ver como a versão básica – uma espécie de entrada ao carro de entrada – se comportava.
No mais, a arquitetura interna é a mesma de todos os up!: os bancos têm assentos altos, para privilegiar o aproveitamento de espaço, que por sinal é ótimo. No habitáculo, quatro pessoas de média estatura viajam sem problemas. Os da frente gozam de bastante espaço. Atrás, não há tanta folga para os joelhos, mas tampouco haverá aperto. A situação só ficará desfavorável se três adultos ocuparem o banco traseiro: aí, os ombros e as pernas de todos ali sofrerão. Já o porta-malas, de 285l, está na média de outros compactos e chega a ser até grande para o modelo da Volkswagen, que é menor que todos os demais. Além do mais, o vão de entrada é grande. Porém, no take up!, o sistema de ajuste variável de espaço (s.a.v.e.), uma espécie de divisória móvel que permite aproveitar melhor o espaço, uma vez que o compartimento é bastante verticalizado, é vendido como opcional… Outra falha é o batente da tampa sem proteção plástica, que expõe a lataria a danos durante as operações de carga e descarga.
No que diz respeito aos itens de comodidade, a lista de itens de série é bastante reduzida na versão take up!. O modelo vem apenas com limpador e lavador do vidro traseiro, tomada 12V, alerta de faróis acesos e abertura da tampa traseira elétrica. Travas e vidros elétricos, ar-condicionado e direção elétrica são vendidos à parte. O modelo também não vem com qualquer item relacionado ao sistema de som: o cliente pode comprar opcionalmente apenas os alto-falantes ou toda a aparelhagem, que inclui rádio AM/FM com CD-player, bluetooth e MP3 player. Curiosamente, o equipamento traz entrada USB, que as versões mais caras, que acrescentam o kit multimídia Maps & More, não disponibilizam.
PEQUENO E ATUAL A mecânica é a mesma exatamente a mesma do move up! que avaliamos há algum tempo. O motor 1.0 de três cilindros entrega 82/75 cv de potência a 6.250 rpm e 10,4/9,7 kgfm de torque a 3.000 rpm, com etanol e gasolina, respectivamente. A arquitetura inclui um cabeçote com 12 válvulas (quatro por cilindro), com comando de admissão variável, confeccionado em alumínio, material que dá origem também ao bloco. O sistema de partida a frio não traz o tanquinho de gasolina, mas esse propulsor traz correia dentada, que exige manutenção periódica. A unidade avaliada era equipada com câmbio manual, que manifestou seu comportamento eficiente de sempre, com engates macios e precisos e escalonamento correto.
Outro bom resultado que se repetiu foi o consumo: o primeiro up! avaliado pelo Autos Segredos c cravou 14,2 km/l em circuito urbano e 19,6 km/l em percursos rodoviários. Esse último se saiu um pouco pior na cidade, com médias de 13,8 km/l, mas em compensação gastou um pouco menos na estrada, na faixa de 19,8 km/l. Um empate técnico, portanto. As aferições foram feitas com gasolina com o ar-condicionado em uso durante parte do tempo. Nunca é demais lembrar que o gasto de combustível depende de vários fatores, como as condições do trânsito e das vias, o relevo e o estilo de condução do motorista.
AVALIAÇÃO | Alexandre | Marlos |
Desempenho (acelerações e retomadas) | 7 | 8 |
Consumo (cidade e estrada) | 10 | 10 |
Estabilidade | 8 | 8 |
Freios | 7 | 7 |
Posição de dirigir/ergonomia | 9 | 8 |
Espaço interno | 6 | 6 |
Porta-malas (espaço, acessibilidade e versatilidade) | 7 | 7 |
Acabamento | 6 | 6 |
Itens de segurança (de série e opcionais) | 7 | 6 |
Itens de conveniência (de série e opcionais) | 5 | |
Conjunto mecânico (acerto de motor, câmbio, suspensão e direção) | 8 | 9 |
Relação custo/benefício | 8 | 7 |
FICHA TÉCNICA
» MOTOR
Dianteiro, transversal, três cilindros em linha, 12 válvulas, 999 cm³ de cilindrada, potência de 82cv com etanol e 75 cv com gasolina, a 6.000 rpm, e torque de 10,4 kgfm com etanol e 9,7 kgfm com gasolina, a 3.000 rpm.
» TRANSMISSÃO
Tração dianteira e câmbio manual de cinco marchas.
» ACELERAÇÃO ATÉ 100 km/h
12,4 segundos com etanol e 12,6 segundos com gasolina
» VELOCIDADE MÁXIMA (dado de fábrica)
165 km/h com etanol e 163 km/h com gasolina
» DIREÇÃO
Do tipo pinhão e cremalheira, com assistência elétrica (opcional)
» FREIOS
Discos ventilados na dianteira e tambores na traseira, com ABS
» SUSPENSÃO
Dianteira, independente, do tipo McPherson; e traseira, semi-independente, do tipo barra de torção
» RODAS E PNEUS
Rodas de aço estampado de 14 polegadas (opcionais), pneus 175/70 R14
» DIMENSÕES (metros)
Comprimento, 3,605; largura, 1,645; altura, 1,500; distância entre-eixos, 2,421
» CAPACIDADES
Tanque de combustível, 50 litros; porta malas, 285 litros; carga útil (passageiros e bagagem), 412 quilos; peso, 943 quilos
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Fotos | Marlos Ney Vidal/Autos Segredos