Especial para o Autos Segredos
A Renault disponibiliza quatro diferentes configurações mecânicas para a versão top de linha Dynamique. A 1.6 16V já foi avaliada pelo Autos Segredos (veja aqui). As demais são equipadas com o mesmo motor 2.0 16V, mas têm diferentes conjuntos de transmissão: duas trazem câmbio manual de seis marchas, porém uma tem tração dianteira, e a outra, integral. A última vem com caixa automática de quatro velocidades e tração 4×2. É exatamente ela que é tema deste teste, cujo foco está justamente no comportamento do conjunto mecânico. Informações mais detalhadas sobre outros quesitos podem ser vistas no teste com a unidade que dirigimos anteriormente.
No mais, há pouco a reclamar do conjunto mecânico do Duster, que é simples, mas bem-acertado. A direção com assistência hidráulica é mais pesada que o desejável em manobras, mas adequadamente firme em alta velocidade, ao passo que os freios, com discos na dianteira e tambores na traseira, imobilizam o veículo com eficácia. O conjunto de suspensões, independente do tipo McPherson na dianteira e semi-independente por eixo de torção na traseira, entrega ótimo compromisso entre conforto e estabilidade. Em pisos desnivelados ou mal-conservados, a boa absorção de impactos faz com que os ocupantes não sofram com solavancos. Já em curvas, relativizando o centro de gravidade mais elevado, comum a qualquer SUV, a carroceria inclina pouco e só há subesterçamento perto do limite.
Além de amarrar o desempenho, o câmbio automático de quatro marchas também prejudica o consumo. Abastecido com gasolina, o Duster obteve em média 8,4 km/l na cidade e 10,2 km/l na estrada. Nunca é demais ressaltar que o gasto de combustível de qualquer veículo está relacionado a diversas variáveis, entre as quais as condições do tráfego, as características das vias e o estilo de condução do motorista.
Por dentro, o Duster preserva os defeitos e qualidades de sempre. A posição de dirigir, mesmo sem a possibilidade de ajustar o volante (que, por sinal, tem ótima pegada) em profundidade – ele é regulável apenas em altura –, é correta e agradável. Os bancos apoiam bem o corpo, e o do motorista tem ajuste de altura. Algumas falhas de ergonomia, porém, persistem, entre as quais o comando dos retrovisores elétricos posicionado abaixo da alavanca do freio de mão, os puxadores das portas dianteiras que bloqueiam em parte os botões dos vidros elétricos e a tecla “Eco” distante das mãos do motorista. O painel oferece leitura clara e objetiva, mas deixa de fora o termômetro do fluido de arrefecimento do motor.
Assim como todo Duster Dynamique, o 2.0 automático traz direção hidráulica, vidros, travas e retrovisores elétricos, ar-condicionado manual, faróis de neblina, rodas de liga leve aro 16, alarme, sensores de estacionamento, computador de bordo e central multimídia com tela sensível ao toque (Media NAV) com GPS, Bluetooth, rádio, entrada USB, conectividade com iPhone e acesso às redes sociais, além dos obrigatórios por lei freios ABS e airbags frontais. O preço sugerido é de R$ 76.090. A unidade avaliada estava equipada com dois opcionais: o pack premium, que inclui controlador de velocidade e câmera de ré, por R$ 950, e os bancos revestidos em couro, por R$ 1.700.
AVALIAÇÃO | Alexandre | Marlos |
Desempenho (acelerações e retomadas) | 8 | 8 |
Consumo (cidade e estrada) | 7 | 6 |
Estabilidade | 7 | 7 |
Freios | 7 | 8 |
Posição de dirigir/ergonomia | 7 | 8 |
Espaço interno | 10 | 10 |
Porta-malas (espaço, acessibilidade e versatilidade) | 9 | 10 |
Acabamento | 7 | 7 |
Itens de segurança (de série e opcionais) | 7 | 7 |
Itens de conveniência (de série e opcionais) | 8 | 8 |
Conjunto mecânico (acerto de motor, câmbio, suspensão e direção) | 7 | 7 |
Relação custo/benefício | 6 | 6 |
FICHA TÉCNICA
»MOTOR
Dianteiro, transversal, quatro cilindros em linha, 16 válvulas, gasolina/etanol, 1.998 cm³ de cilindrada, 143 cv (g)/148 cv (e) de potência máxima a 5.750, 20,2 kgfm (g)/ 20,9 mkgf (e) de torque máximo a 4.000 rpm
»TRANSMISSÃO
Tração dianteira e câmbio automático de quatro marchas
»ACELERAÇÃO ATÉ 100 km/h (dado de fábrica)
12,1 segundos com gasolina e 11 segundos com etanol
»VELOCIDADE MÁXIMA (dado de fábrica)
170 km/h com gasolina e 176 km/h com etanol
»DIREÇÃO
Pinhão e cremalheira, com assistência hidráulica variável
»FREIOS
Discos na dianteira e tambores na traseira, com ABS
»SUSPENSÃO
Dianteira, independente, McPherson; traseira semi-independente, por eixo de torção
»RODAS E PNEUS
Rodas em liga leve aro 16, pneus 205/60 R16
»DIMENSÕES (metros)
Comprimento, 4,329; largura, 1,822; altura, 1,683; distância entre-eixos, 2,674; peso, 1.294 quilos
»CAPACIDADES
Tanque de combustível: 50 litros; porta-malas: 475 litros; carga útil (passageiros e bagagem), 493 quilos
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Fotos | Marlos Ney Vidal/Autos Segredos