Transmissão de quatro marchas da versão Dynamique 2.0 16V tem funcionamento suave, mas não aproveita bem a força do propulsor
Alexandre Soares Especial para o Autos Segredos
A Renault disponibiliza quatro diferentes configurações mecânicas para a versão top de linha Dynamique. A 1.6 16V já foi avaliada pelo Autos Segredos (veja aqui). As demais são equipadas com o mesmo motor 2.0 16V, mas têm diferentes conjuntos de transmissão: duas trazem câmbio manual de seis marchas, porém uma tem tração dianteira, e a outra, integral. A última vem com caixa automática de quatro velocidades e tração 4×2. É exatamente ela que é tema deste teste, cujo foco está justamente no comportamento do conjunto mecânico. Informações mais detalhadas sobre outros quesitos podem ser vistas no teste com a unidade que dirigimos anteriormente.
O motor 2.0 16V da Renault (não o confunda com o de origem Nissan que equipa o Fluence) passou por um remapeamento que lhe rendeu mais potência. Agora, são 143 cv com gasolina e 148 cv com etanol, a 5.750. Já os valores de torque máximo não aumentaram: seguem em 20,2 kgfm com o derivado do petróleo e em 20,9 com o combustível vegetal. A diferença é que a atualização melhorou a distribuição dessa força, principalmente em rotações mais baixas. Segundo o fabricante, a 2.250 rpm, há 17,9 kgfm com gasolina e 18,8 kgfm com etanol, o que constitui ganhos, respectivamente, de 0,5 kgfm e de 1 kgfm com cada combustível. A arquitetura do propulsor, todavia, não passou por mudanças. O bloco é confeccionado em ferro fundido, o cabeçote é de alumínio e há duplo comando de válvulas no cabeçote, sem variação, com movimentação por correia dentada.
Graças ao motor que consegue entregar bons números de potência e torque, associado a um peso contido de 1.294 kg, o Duster entrega um desempenho bom. O modelo arranca com rapidez e entrega acelerações condizentes. A sensação, entretanto, é de que a performance poderia ser bem melhor se houvesse um câmbio mais atual, com mais marchas. A antiquada transmissão de quatro velocidades que equipa o SUV sufoca um pouco o propulsor, pois não consegue impedir que as rotações caiam demais entre as trocas. Assim, em algumas situações, como em subidas de serra, ocorre aquela incômoda alternância sucessiva entre duas marchas (quarta e terceira ou terceira e segunda), típica de veículos equipados com caixas automáticas de três ou quatro marchas, cujas relações muito longas acabam criando vazios entre elas. A central eletrônica até consegue fazer trocas desejáveis em certas situações, mas em outras, fica evidente que ela tem poucas opções (no caso, apenas quatro). Ao menos o funcionamento é suave, sem trancos durante as trocas. Nesse ponto, o resultado é muito superior ao do sistema automatizado de uma embreagem Eary’R que equipa os irmãos de plataforma Sandero e Logan. O 2.0 16V também gira liso, sem asperezas ou ruídos em demasia.
Acerto é bom
No mais, há pouco a reclamar do conjunto mecânico do Duster, que é simples, mas bem-acertado. A direção com assistência hidráulica é mais pesada que o desejável em manobras, mas adequadamente firme em alta velocidade, ao passo que os freios, com discos na dianteira e tambores na traseira, imobilizam o veículo com eficácia. O conjunto de suspensões, independente do tipo McPherson na dianteira e semi-independente por eixo de torção na traseira, entrega ótimo compromisso entre conforto e estabilidade. Em pisos desnivelados ou mal-conservados, a boa absorção de impactos faz com que os ocupantes não sofram com solavancos. Já em curvas, relativizando o centro de gravidade mais elevado, comum a qualquer SUV, a carroceria inclina pouco e só há subesterçamento perto do limite.
Além de amarrar o desempenho, o câmbio automático de quatro marchas também prejudica o consumo. Abastecido com gasolina, o Duster obteve em média 8,4 km/l na cidade e 10,2 km/l na estrada. Nunca é demais ressaltar que o gasto de combustível de qualquer veículo está relacionado a diversas variáveis, entre as quais as condições do tráfego, as características das vias e o estilo de condução do motorista.
Espaço e simplicidade
Por dentro, o Duster preserva os defeitos e qualidades de sempre. A posição de dirigir, mesmo sem a possibilidade de ajustar o volante (que, por sinal, tem ótima pegada) em profundidade – ele é regulável apenas em altura –, é correta e agradável. Os bancos apoiam bem o corpo, e o do motorista tem ajuste de altura. Algumas falhas de ergonomia, porém, persistem, entre as quais o comando dos retrovisores elétricos posicionado abaixo da alavanca do freio de mão, os puxadores das portas dianteiras que bloqueiam em parte os botões dos vidros elétricos e a tecla “Eco” distante das mãos do motorista. O painel oferece leitura clara e objetiva, mas deixa de fora o termômetro do fluido de arrefecimento do motor.
O espaço é amplo nas duas fileiras de assentos, permitindo que quatro adultos viajem com conforto; mesmo com cinco pessoas a bordo, o resultado não chega a ser sacrificante. O quinto ocupante, entretanto, não contará com a proteção do cinco de três pontos: ali, o equipamento é sbabdominal. Ao menos, há encostos de cabeça para todos. O porta-malas, de 475 litros de capacidade, também é generoso. O acabamento ficou mais vistoso na linha 2016, graças à adoção de plásticos em preto brilhante na seção central do painel e nos puxadores das portas, mas permanece simples, nem tanto pela ausência de materiais emborrachados, mas principalmente pela presença de rebarbas e de parafusos à mostra em alguns locais.
Fazendo as contas
Assim como todo Duster Dynamique, o 2.0 automático traz direção hidráulica, vidros, travas e retrovisores elétricos, ar-condicionado manual, faróis de neblina, rodas de liga leve aro 16, alarme, sensores de estacionamento, computador de bordo e central multimídia com tela sensível ao toque (Media NAV) com GPS, Bluetooth, rádio, entrada USB, conectividade com iPhone e acesso às redes sociais, além dos obrigatórios por lei freios ABS e airbags frontais. O preço sugerido é de R$ 76.090. A unidade avaliada estava equipada com dois opcionais: o pack premium, que inclui controlador de velocidade e câmera de ré, por R$ 950, e os bancos revestidos em couro, por R$ 1.700.
Apesar do comportamento bem diferente da versão Dynamique 1.6 16V, nossa conclusão após dirigir o 2.0 16V automático é parecida: ele é muito caro frente a uma concorrência renovada. É verdade que o SUV da Renault tem atrativos, entre os quais o espaço interno amplo e a boa capacidade para enfrentar estradas de terra (não trilhas, que são mais adequadas à configuração 4×4), graças à altura livre do solo de 210 mm e aos ângulos de ataque, de 30°, e de saída de 34,5°. Porém, pouca oferta de equipamentos de segurança, o acabamento simples e o câmbio ultrapassado não justificam o preço de compra no mesmo patamar do praticado pelos rivais mais jovens.
AVALIAÇÃO
Alexandre
Marlos
Desempenho (acelerações e retomadas)
8
8
Consumo (cidade e estrada)
7
6
Estabilidade
7
7
Freios
7
8
Posição de dirigir/ergonomia
7
8
Espaço interno
10
10
Porta-malas (espaço, acessibilidade e versatilidade)
9
10
Acabamento
7
7
Itens de segurança (de série e opcionais)
7
7
Itens de conveniência (de série e opcionais)
8
8
Conjunto mecânico (acerto de motor, câmbio, suspensão e direção)
7
7
Relação custo/benefício
6
6
FICHA TÉCNICA
»MOTOR
Dianteiro, transversal, quatro cilindros em linha, 16 válvulas, gasolina/etanol, 1.998 cm³ de cilindrada, 143 cv (g)/148 cv (e) de potência máxima a 5.750, 20,2 kgfm (g)/ 20,9 mkgf (e) de torque máximo a 4.000 rpm
»TRANSMISSÃO
Tração dianteira e câmbio automático de quatro marchas
»ACELERAÇÃO ATÉ 100 km/h (dado de fábrica)
12,1 segundos com gasolina e 11 segundos com etanol
»VELOCIDADE MÁXIMA (dado de fábrica)
170 km/h com gasolina e 176 km/h com etanol
»DIREÇÃO Pinhão e cremalheira, com assistência hidráulica variável
»FREIOS Discos na dianteira e tambores na traseira, com ABS
»SUSPENSÃO Dianteira, independente, McPherson; traseira semi-independente, por eixo de torção
»RODAS E PNEUS Rodas em liga leve aro 16, pneus 205/60 R16
Nós usamos cookies. Eles são usados para aprimorar a sua experiência. Ao fechar este banner ou continuar na página, você concorda com o uso de cookies.
Este site usa cookies para melhorar a sua experiência enquanto navega pelo site. Destes, os cookies que são categorizados como necessários são armazenados no seu navegador, pois são essenciais para o funcionamento das funcionalidades básicas do site. Também usamos cookies de terceiros que nos ajudam a analisar e entender como você usa este site. Esses cookies serão armazenados em seu navegador apenas com o seu consentimento. Você também tem a opção de cancelar esses cookies. Porém, a desativação de alguns desses cookies pode afetar sua experiência de navegação.
Necessary cookies are absolutely essential for the website to function properly. These cookies ensure basic functionalities and security features of the website, anonymously.
Cookie
Duração
Descrição
cookielawinfo-checkbox-analytics
11 months
This cookie is set by GDPR Cookie Consent plugin. The cookie is used to store the user consent for the cookies in the category "Analytics".
cookielawinfo-checkbox-functional
11 months
The cookie is set by GDPR cookie consent to record the user consent for the cookies in the category "Functional".
cookielawinfo-checkbox-necessary
11 months
This cookie is set by GDPR Cookie Consent plugin. The cookies is used to store the user consent for the cookies in the category "Necessary".
cookielawinfo-checkbox-others
11 months
This cookie is set by GDPR Cookie Consent plugin. The cookie is used to store the user consent for the cookies in the category "Other.
cookielawinfo-checkbox-performance
11 months
This cookie is set by GDPR Cookie Consent plugin. The cookie is used to store the user consent for the cookies in the category "Performance".
viewed_cookie_policy
11 months
The cookie is set by the GDPR Cookie Consent plugin and is used to store whether or not user has consented to the use of cookies. It does not store any personal data.
Functional cookies help to perform certain functionalities like sharing the content of the website on social media platforms, collect feedbacks, and other third-party features.
Performance cookies are used to understand and analyze the key performance indexes of the website which helps in delivering a better user experience for the visitors.
Analytical cookies are used to understand how visitors interact with the website. These cookies help provide information on metrics the number of visitors, bounce rate, traffic source, etc.
Advertisement cookies are used to provide visitors with relevant ads and marketing campaigns. These cookies track visitors across websites and collect information to provide customized ads.