Confira o que cada versão do novo Hyundai HB20 oferece e veja qual é a melhor opção
Por Marcelo Jabulas
O novo Hyundai HB20 já está nas revendas e chega com um leque de opções bastante variado. São nada menos que 10 opções que podem variam em mais de R$ 30 mil, entre a mais simples e a mais sofisticada. E para ajudar o leitor a descobrir qual é a opção que melhor lhe atende e cabe direitinho no bolso, vamos dizer o que cada versão tem e os pontos fortes de cada uma delas. E o melhor, você nem precisa anotar num papelzinho, tira um print da tela e vá para a concessionária.
Sense 1.0 – R$ 46.490
Está versão chega como substituta da Unique, presente na geração anterior. Seu motor é a unidade 1.0 de 80 cv e 10,2 mkgf de torque, combinado com transmissão manual de cinco marchas. Apesar de ser a opção mais barata do catálogo, ela oferece um pacote de conteúdos muito interessante. Sua lista de equipamentos inclui:
- Direção elétrica
- Ar-condicionado
- Rádio (MP3, USB e Bluetooth)
- Vidros dianteiros elétricos
- Controle de áudio e telefone no volante
- Banco do motorista com ajuste de altura
- Isofix
- Cinto de três pontos e encosto de cabeça para todos assentos
- Roda de aço aro 14, com calota
Qual é a da versão:
O HB20 Sense é um carro dedicado para quem busca uma automóvel urbano, mas não pode investir uma soma muito alta de dinheiro. Ele também é um carro que busca um consumo baixo, com médias urbanas de 12,8 km/l (gasolina) e 9,1 km/l (etanol).
Seu pacote de conteúdos está longe de oferecer a sofisticação das versões mais refinadas, mas garante bom conforto à bordo. Visualmente ele é mais simples, ainda mais pela ausência de itens como maçanetas na cor da carroceria, faróis de neblina e rodas de liga leve.
Vision 1.0 – R$ 48.990
Essa versão chega como uma opção mais refinada, com direito a rodas de aço aro 15, no lugar da versão básica, que utiliza aro 14. Ele também ganha um pouco mais de refinamento com as maçanetas e retrovisores pintados. Sob o capô o conjunto é o mesmo com motor três cilindros de 80 cv e caixa manual. Além dos conteúdos da versão Sense, a Vision inclui:
- Direção elétrica
- Ar-condicionado
- Rádio (MP3, USB e Bluetooth)
- Vidros elétricos nas quatro rodas
- Retrovisor com ajuste elétrico
- Alarme
- Chave do tipo canivete
- Porta objetos no console
- Controle de áudio e telefone no volante
- Banco do motorista com ajuste de altura
- Isofix
- Cinto de três pontos e encosto de cabeça para todos assentos
- Roda de aço aro 15, com calota
Qual é a da versão:
A versão Vision agrega um pouco mais de refinamento que valoriza o visual e também o conforto à bordo. A inclusão do trio elétrico (vidros, travas e retrovisores elétricos) são um facilitador no uso cotidiano, principalmente para aquele consumidor que leva passageiros no banco de trás, e volta e meia esquecem os vidros abertos. O retrovisor elétrico também é um mão na roda na hora da baliza e evita aquele relada no meio-fio.
Vision BlueMedia 1.0 – R$ 50.490
Essa versão do novo Hyundai HB20 é exatamente a mesma da anterior, mas agrega multimídia BlueMedia, que permite conexão com Apple CarPlay e Android Auto, além de contar com TV digital integrada.
- Direção elétrica
- Ar-condicionado
- Multimídia BlueMedia
- USB de carregamento Rápido
- Vidros elétricos nas quatro rodas
- Retrovisor com ajuste elétrico
- Alarme
- Chave do tipo canivete
- Porta objetos no console
- Controle de áudio e telefone no volante
- Banco do motorista com ajuste de altura
- Isofix
- Cinto de três pontos e encosto de cabeça para todos assentos
- Roda de aço aro 15, com calota
Qual é a da versão:
O grande barato é o sistema multimídia que permite conectar aplicativos de música, ouvir mensagens, telefonar e navegar com dados de trânsito em tempo real. O acréscimo de R$ 1.500 é um valor pequeno diante da praticidade do módulo. Além disso, pode ser um item que valoriza o carro na hora da revenda.
Evolution 1.0 – R$ 53.790
Essa versão é uma das opções mais acessíveis para quem busca segurança a bordo. Ela tem como diferenciais a inclusão do controle de estabilidade (ESP) e assistência de partida em rampa (Hill Holder), quadro de instrumentos digital e outros itens que o tornam bem interessantes. Além dos conteúdos da versão anterior ela inclui:
- Direção elétrica
- Ar-condicionado
- Multimídia BlueMedia
- USB de carregamento Rápido
- Vidros elétricos nas quatro rodas
- Retrovisor com ajuste elétrico
- Alarme
- Chave do tipo canivete
- Porta objetos no console
- Controle de áudio e telefone no volante
- Banco do motorista com ajuste de altura
- Isofix
- Cinto de três pontos e encosto de cabeça para todos assentos
- Roda de aço aro 15, com calota
- Volante com ajuste de altura e profundidade
- Ar-condicionado digital
- Quadro de instrumentos digital
- Multimídia com USB de carregamento rápido
- Vidros elétricos com função “um toque”
- Rodas de liga leve aro 15
- Controle de estabilidade (ESP)
- Hill Holder
Qual é a da versão:
Essa é a versão mais sofisticada do HB20 com motor 1.0 de 80 cv e caixa manual. O ESP deve ser um item levado em consideração na hora da escolha. Afinal trata-se do equipamento de segurança mais importante depois do cinto de segurança. A versão também tem como destaque as rodas aro 15, de liga leve, e a grade do radiador cromada, que deixam o modelo mais bacana.
Vision 1.6 – R$ 57.990
O novo Hyundai HB20 Vision 1.6 é o carro para o consumidor que busca mais desempenho, mas ainda não pode pagar pela versão turbo. O motor 1.6 16v foi recalibrado para entregar 130 cv (dois a mais que na geração anterior). Seu torque é de 16,5 mkgf, que faz dele um carrinho bastante esperto.
A média de consumo da versão não difere muito do motor 1.0, segundo a Hyundai, com média urbana de 12,5 km/l (gasolina) e 8,6 km/l (etanol). Na estrada são 14,7 e 10,3 km/l, na ordem. Seus itens de série são:
- Direção elétrica
- Ar-condicionado
- Multimídia BlueMedia
- USB de carregamento Rápido
- Vidros elétricos nas quatro rodas
- Retrovisor com ajuste elétrico
- Alarme
- Chave do tipo canivete
- Porta objetos no console
- Controle de áudio e telefone no volante
- Banco do motorista com ajuste de altura
- Isofix
- Cinto de três pontos e encosto de cabeça para todos assentos
- Roda de aço aro 15, com calota
Qual é a da versão:
Essa versão oferece tudo que a Evolution 1.0 entrega, mas com a vantagem de ter um motor mais potente. Trata-se de uma escolha para quem pode pagar cerca de R$ 5 mil a mais pelo motor mais robusto. Além disso, é uma escolha mais acertada para pegar estrada, pois o carrinho tem retomadas bem mais espertas que a versão 1.0. O que pesa é a ausência de equipamentos como controle de estabilidade e assistente de partida em rampa.
Vision 1.6 AT6 – R$ 62.790
Essa versão é a primeira a contar com a comodidade da transmissão automática de seis seis marchas. Junto com a caixa, a versão também inclui ESP, Hill Holder, Controle de Cruzeiro (piloto automático) e limitador de velocidade.
- Direção elétrica
- Ar-condicionado
- Multimídia BlueMedia
- USB de carregamento Rápido
- Vidros elétricos nas quatro rodas
- Retrovisor com ajuste elétrico
- Alarme
- Chave do tipo canivete
- Porta objetos no console
- Controle de áudio e telefone no volante
- Banco do motorista com ajuste de altura
- Isofix
- Cinto de três pontos e encosto de cabeça para todos assentos
- Roda de aço aro 15, com calota
- Controle de Estabilidade (ESP)
- Assistente de Partida em Rampa (Hill Holder)
- Controle de Cruzeiro (piloto automático)
- Limitador de velocidade
- Apoio de braços central
Qual é a da versão:
Se você quer um novo Hyundai HB20 automático, comece suas buscas por essa versão. Para tentar ser competitivo, a versão abre mão de refinamentos como rodas de liga liga leve e faróis de neblina. Por outro lado conta com um pacote de conteúdos muito amplo e sistemas de segurança que fazem desse carro um opção bastante interessante para quem dirigi por longas horas.
Em termos de consumo, a combinação do motor 1.6 a caixa automática é a que tem pior rendimento com média urbana de 11,5 km/l (gasolina) e 7,8 km/l (etanol). Na estrada, a Hyundai aponta 13,8 km/l (gasolina) e 9,8 km/l (etanol). Mesmo assim, a fabricante declara que ele ficou 16% mais eficiente.
Launch Edition 1.6 AT6 – R$ 69.990
Edições de lançamento se tornaram uma artimanha comum para promover novos automóveis. Geralmente são versões intermediárias, equipadas com um pacote mais farto de equipamentos.
- Direção elétrica
- Quadro de instrumentos digital
- Ar-condicionado digital
- Multimídia BlueMedia
- Partida sem chave
- USB de carregamento Rápido
- Vidros elétricos nas quatro rodas, com função “um toque”
- Retrovisor com ajuste e rebatimento elétricos
- Alarme
- Chave do tipo canivete
- Porta objetos no console
- Controle de áudio e telefone no volante
- Volante com ajuste de altura e profundidade
- Banco do motorista com ajuste de altura
- Isofix
- Cinto de três pontos e encosto de cabeça para todos assentos
- Roda de liga leve aro 15
- Controle de Estabilidade (ESP)
- Assistente de Partida em Rampa (Hill Holder)
- Controle de Cruzeiro (piloto automático)
- Limitador de velocidade
- Apoio de braços central
- Sensor de ré
- Antena do tipo barbatana
- Faróis de neblina
- Assinatura em LED
- Bolsas laterais
- Acendimento automático dos faróis
- Câmera de ré
Qual é a da versão:
O HB20 Launch Edition é a opção mais equipada abaixo dos R$ 70 mil. Seu pacote de conteúdos se destaca pela adoção de itens como rodas de liga leve, faróis de neblina, ar-condicionado digital, quadro de instrumentos digital e demais itens que elevam o prestígio da versão. Para o consumidor que busca conteúdos, mas ainda tem ressalvas diante dos compactos motores turbo, é uma opção a se pensar.
Saiba mais:
Confira nossas primeiras impressões sobre o novo Hyundai HB20.
Evolution 1.0 Turbo AT6 – R$ 67.190
A grande novidade do novo Hyundai HB20 é o motor TGDI 1.0, com injeção direta, que entrega 120 cv e 17 mkgf de torque. O motor é combinado apenas com transmissão automática de seis marchas. A unidade substitui o malfadado motor turbo de 106 cv, que não teve adesão por aqui.
- Direção elétrica
- Ar-condicionado digital
- Quadro de instrumentos digital
- Multimídia BlueMedia
- USB de carregamento Rápido
- Vidros elétricos nas quatro rodas, com função “um toque”
- Retrovisor com ajuste elétrico
- Alarme
- Chave do tipo canivete
- Porta objetos no console
- Controle de áudio e telefone no volante
- Banco do motorista com ajuste de altura
- Isofix
- Cinto de três pontos e encosto de cabeça para todos assentos
- Roda de liga leve aro 15
- Controle de Estabilidade (ESP)
- Assistente de Partida em Rampa (Hill Holder)
- Controle de Cruzeiro (piloto automático)
- Limitador de velocidade
- Apoio de braços central
- Sensor de ré
- Volante com ajuste de profundidade e altura
- Faróis de neblina
Qual é a da versão:
A grande vantagem dos motores turbo é a oferta de torque em baixa rotação, o que faz desses motores mais eficientes que as unidades aspiradas, que geralmente entregam torque em rotações mais elevadas. No entanto, a Hyundai declara consumo urbano na casa de 11,8 km/l (gasolina) e 8,2 km/l (etanol). Na estrada, a fabricante declara 14,2 km/l (gasolina) e 10,2 km/l (etanol).
Diamond 1.0 Turbo AT6 – R$ 73.590
Essa versão surge como uma opção qualificada que disputa mercado com os compactos referência do categoria como Polo, Argo e Yaris. Trata-se de uma versão que entrega muito conteúdo e comodidade. Um carro ideal para o consumidor que faz questão de tecnologia à bordo, mas não quer buscar isso em um modelo de porte maior.
- Direção elétrica
- Ar-condicionado digital
- Quadro de instrumentos digital
- Multimídia BlueMedia
- USB de carregamento Rápido
- Volante em couro com ajustes de profundidade e altura
- Borboletas para troca de marcha no volante
- Função Start/Stop
- Partida sem chave
- Vidros elétricos nas quatro rodas, com função “um toque”
- Retrovisor com ajuste e rebatimento elétricos
- Alarme
- Chave do tipo canivete
- Porta objetos no console
- Controle de áudio e telefone no volante
- Banco do motorista com ajuste de altura
- Isofix
- Cinto de três pontos e encosto de cabeça para todos assentos
- Roda de liga leve aro 15
- Controle de Estabilidade (ESP)
- Assistente de Partida em Rampa (Hill Holder)
- Controle de Cruzeiro (piloto automático)
- Limitador de velocidade
- Apoio de braços central
- Sensor de ré
- Faróis de neblina
- Assinatura em LED
- Acendimento automático dos faróis
Qual é a da versão:
A versão conta com pacote de equipamentos muito farto, mas ainda carece de assistentes de de condução. Seu preço acima da faixa de R$ 73 mil coloca a versão num patamar com concorrentes qualificados e que oferecem conteúdos semelhantes. Mas se o consumidor está disposto a gastar toda essa grana, vale a pena considerar a versão topo de linha, Diamond Plus.
Diamond Plus 1.0 AT6 – R$ 77.990
A versão topo de linha novo Hyundai HB20 custa R$ 4.400 a mais que a Diamond, no entanto, vale cada centavo a mais. Isso porque a versão inclui assistentes de condução com frenagem emergencial autônoma (a até 50 km/h) e monitor de faixa de rodagem. Além disso, ele oferece monitor de pressão dos pneus.
- Direção elétrica
- Bancos revestidos em couro
- Ar-condicionado digital
- Quadro de instrumentos digital
- Multimídia BlueMedia
- USB de carregamento Rápido
- Volante em couro com ajustes de profundidade e altura
- Borboletas para troca de marcha no volante
- Função Start/Stop
- Partida sem chave
- Vidros elétricos nas quatro rodas, com função “um toque”
- Retrovisor com ajuste e rebatimento elétricos
- Alarme
- Chave do tipo canivete
- Porta objetos no console
- Controle de áudio e telefone no volante
- Banco do motorista com ajuste de altura
- Isofix
- Cinto de três pontos e encosto de cabeça para todos assentos
- Roda de liga leve aro 15
- Controle de Estabilidade (ESP)
- Assistente de Partida em Rampa (Hill Holder)
- Controle de Cruzeiro (piloto automático)
- Limitador de velocidade
- Apoio de braços central
- Sensor de ré
- Faróis de neblina
- Assinatura em LED
- Acendimento automático dos faróis
- Frenagem emergencial autônoma (a até 50 km/h)
- Monitor de faixa de rodagem
- Monitor de pressão dos pneus
Qual é a da versão:
O novo Hyundai HB20 topo de linha é um carro que oferece muito conteúdo e tem atributos para concorrer com as versões topo de linha Polo e também do novo Onix. Além dos assistentes de condução, a versão também é única que oferece bancos revestidos em couro.