Em entrevista ao jornal Hoje em Dia, Antonio Filosa, presidente da Fiat Chrylser, confirmou que os motores 1.0 e 1.3 Turbo Flex Firefly serão ligados a transmissão continuamente variável (CVT)
Motor 1.0 Firefly Turbo
Foto | Marlos Ney Vidal/Autos Segredos

Os novos motores Turbo Flex 1.0 e 1.3 da família GSE serão ligados a uma Transmissão continuamente variável (CVT). A informação foi revelada em primeira mão pelo presidente da Fiat Chrysler Brasil, Antonio Filosa, em entrevista ao jornal Hoje em Dia. O Autos Segredos já tinha antecipado, em 22 de março, que o motor 1.3 Firefly de Argo, Cronos e da futura Strada trabalhariam em conjunto com o câmbio CVT.

Estreia

Os motores 1.0 (T3) e 1.3 (T4) Turbo Flex farão sua estreia somente no começo de 2021. A fábrica de motores anunciada pela FCA, em maio, só começará a produzir no fim de 2020. Fica a dúvida de qual carro fará a estreia dos motores. Na fila estão Compass, Toro, Renegade, Argo e Cronos, mas parece que a FCA fará a estreia dos motores no seu sonhado SUV compacto derivado do Projeto 363 e depois no Fastback, chamado por enquanto de Projeto 376.

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Além da adequação da fábrica para produzir os motores, a demora na estreia dos propulsores se deve pelo desenvolvimento para fazer com que os Firefly possam ser abastecidos com etanol. Além do turbocompressor, os motores também receberam inovações como injeção direta de combustível, e variação de fase na admissão e exaustão, que também permitirá variação na taxa de compressão das câmaras. Segundo os executivos, esse último recurso é fundamental para flexibilizar a unidade.

Motores 1.0 e 1.3 Firefly Turbo Flex
Foto | Marlos Ney Vidal/Autos Segredos

T3 e T4

As potências não são oficiais, mas nossa reportagem apurou que o 1.0 de três cilindros terá potência de 130 cv e torque entre 17 a 19 kgfm, lembrando que com o turbo, o motor passará a ter 12 válvulas.

Já o 1.3 passará a ter 16 válvulas e potência de 180 cv com torque estimado entre 23 e 25 kgfm.

Motor GSE Turbo
Foto | Marlos Ney Vidal/Autos Segredos

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E4

Além dos T3 e T4, a unidade produzirá um motor inédito com turbo movido somente a etanol. Segundo a FCA, o objetivo é reduzir o gap de consumo do etanol em relação à gasolina, que é de 30% atualmente, para obter um motor de alta eficiência energética e baixo impacto ambiental. Ainda sem cilindrada definida, o motor será baseada no T4.

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