Na mostra paulista de 2016, os fabricantes apostam em conceitos para atrair o público

conceito_chamaAlém das novidades que poderão ser vistas nas ruas em breve, os fabricantes apostam nos conceitos para atrair o público para seus estandes no Salão do Automóvel de 2016. Com propostas diferentes, alguns são baseados em carros de produção, outros mostram como poderão ser os automóveis do futuro.

volkswagen-gol-gt-conceptVOLKSWAGEN GOL GT CONCEPT

O Gol GT é pintado na cor metálica Cinza Volcano que foi criada para ressaltar os detalhes em tom vermelho “Lava Red”, que está presente nas laterais, retrovisores, para-choques dianteiro e traseiro e grade dianteira.

Na dianteira, o Gol GT Concept tem a grade do tipo “colmeia” pintada em preto brilhante. O para-choque tem linhas de estilo acentuadas para reforçar a esportividade e conta com as luzes de uso diurno e o defletor de ar integradas. Os faróis são duplos, do tipo “full LED” (LEDs nos fachos baixo e alto).

volkswagen-gol-gt-concept_1De lado, o destaque são as “Serron”, diamantadas, de 18 polegadas. Próxima às rodas traseiras, a logomarca faz referência à do Gol GT de 1984.

Completando visual externo, a traseira tem uma faixa na cor preta liga as lanternas (escurecidas), em mais uma referência ao Gol GT. O aerofólio duplo está combinado à terceira luz de freio.

volkswagen-t-cross-breezeVOLKSWAGEN T-CROSS BREEZE

O T-Cross Breeze é a primeira visão de um inédito modelo da Volkswagen. O conceito tem assinatura diferenciada das luzes de condução diurna em LED com arcos luminosos sob os faróis, assim como grandes anéis de LEDs ao redor dos faróis de neblina.

Na lateral, o destaque são as rodas de 19 polegadas com design espiral, individualizado na área do cubo por coloridas presilhas em forma de estrela.

volkswagen-t-cross-breeze_1Já na traseira, o SUV conversível tem a tampa do porta-malas larga e lanternas traseiras de LED integradas. O porta-malas tem capacidade para 300 litros.

volkswagen-budd-e_1VOLKSWAGEN BUDD.e

Segundo a Volkswagen, o BUDD-e é o primeiro carro-conceito baseado no novo conceito MEB (Modular Electric Drive – Propulsão Elétrica Modular). O modelo tem emissão zero e tem autonomia para mais de 500 quilômetros.

Um dos destaques do BUDD-e é o controle por gestos permite abrir portas e acionar sistema de infotainment.

volkswagen-budd-eO modelo tem tração integral elétrica, com dois motores elétricos – de 100 kW (136 cv) na dianteira e 125 kW (170 cv) na traseira – total: 225 kW (306 cv).

volkswagen-golf-gte-sportVOLKSWAGEN GOLF GTE SPORT

O Volkswagen Golf GTE Sport tem a carroceira construída em fibra de carbono que é leve e tem alta resistência. O modelo pode chegar aos 280 km/h com emissão zero.

volkswagen-golf-gte-sport_1O Golf GTE Sport é impulsionado por um sistema híbrido plug-in com 400 cv. Ele acelera até 100km/h em apenas 4,3 segundos. A coluna C do conceito tem construção em dois níveis. Internamente, os instrumentos digitais são distribuídos em três níveis e adaptados para competição

troller-t4-extreme_1TROLLER T4 XTREME

A Troller criou para a mostra paulista, o T4 Xtreme, segundo a marca o conceito é um utilitário de visual futurista, com faróis e lanternas especiais de LED. O Xtreme pode levar apenas três ocupantes, sendo dois nos bancos dianteiros e apenas um no banco traseiro.

troller-t4-extremeO conceito não conta com capota e o snorkel fica incorporado à coluna A, com entradas de ar sobre o para-brisa. O Xtreme é pintado na cor verde azulada, que muda de tonalidade conforme a reflexão da luz, também foi desenvolvida especialmente.

fiat-toro-expedition_1FIAT TORO

Sem grandes novidades, a Fiat preparou para a mostra paulista, a Toro Expedition criada pela MOPAR. Segundo a marca, a Fiat Toro Expedition é um modelo destinado aos amantes do contato direto com a natureza selvagem.

A suspensão foi elevada em duas polegadas e as rodas são de aro 16 polegadas no estilo beadlock com pneus 265/60, para melhor desempenho em terrenos off-road.

fiat-toro-expeditionNo pacote, estão incluídos guincho frontal com bull bar tubular, barra de teto com iluminação adicional em LEDs, bancos de couro com personalização MOPAR e bagageiro personalizado para transporte de prancha de desatolagem e galões de combustível. A picape ainda conta com uma barraca de camping montada sobre a caçamba, com espaço para um casal e acesso por meio de uma escada escamoteável.

chevrolet-colorado-extreme_1CHEVROLET COLORADO XTREME

A Chevrolet Colorado Xtreme foi apresentada no começo deste ano na Tailândia. O conceito antecipou a reestilização da linha S10.

Com linhas agressivas, o conceito foca em sua vocação lameira. No visual externo, a picape ganha pintura laranja fosca. A picape ainda tem partes de plástico sem pintura em sua carroceria. A S10 Colorado Xtreme tem com rodas de 18″ que são calçadas com pneus 305/60.

chevrolet-colorado-extremeNa dianteira, o modelo tem farois escurecidos e a grade pintada em preto. Na traseira, o para-choque conta com abrigo para guincho e as lanternas contam com proteção.

bmw-concept-x2_1BMW CONCEPT X2

O Concept X2 é um conceito compacto que tem linhas esportivas e apelo para uso urbano. O desenho do conceito tem características dinâmicas às dimensões de um cupê, mas com a construção típica de um SAV da família X.

bmw-concept-x2O X2 tem rodas largas e o desenho familiar dos modelos X, o entre eixos esticado, o teto alongado, os balanços curtos e a coluna C, inclinada para frente, que deixa o carro com visual esportivo.

peugeot-fractalPEUGEOT FRACTAL

O Fractal é um cupê urbano que apresenta o i-Cockpit® PEUGEOT no futuro o modelo conta com 40 kW da bateria alimentam dois motores elétricos de 102 cavalos, um em cada eixo, e oferecem uma autonomia de 450 km, e seu sistema gerencia a potência de acordo com as condições de direção.

peugeot-traveller-ilabPEUGEOT TRAVELLER i-LAB

Já a van Traveller i-Lab, segundo a marca promoverá uma revolução nas viagens de negócios, apresentando-se por um lado como uma ferramenta de trabalho de última geração, e ao mesmo tempo como uma verdadeira fonte de inspiração para os passageiros, que podem usufruir de recursos modernos e propícios ao trabalho a bordo.

citroen-aircross-shangai_1CITROËN AIRCROSS SHANGAI CONCEPT

O Concept AIRCROSS, que segundo a marca é um carro-conceito criativo e audacioso que mistura de potência e energia positiva.

citroen-aircross-shangaiO conceito conta com um motor a gasolina e um motor elétrico – implantado no eixo traseiro do veículo, desenvolvendo uma potência de 95 cv (70kW) e um torque de 200 Nm. Este motor elétrico é alimentado por baterias de Íon-lítio, recarregáveis em apenas três horas e meia usando uma tomada elétrica doméstica (16A). Ele é combinado com uma motorização a gasolina de 1.6 THP, cuja potência é de 218cv (160kW) e o torque de 275 Nm.

citroen-e-mehariCITROËN E-MEHARI

O E-MEHARI que está alinhado à promessa Feel Good da marca. O modelo foi inspirado em um ícone da marca CITROËN, o Méhari, lançado em 1968.  O E-MEHARI pode levar até quatro ocupantes. Ele é produzido em uma carroceria termoformada: um material plástico que não sofre com a corrosão, não requer nenhuma manutenção de pintura e que resiste aos pequenos choques graças à sua elasticidade. Desta forma, ele pode ser lavado por inteiro, dentro e fora, bastando um jato d’água.

citroen-e-mehari_1O E-MEHARI é 100% elétrico, ele oferece uma tecnologia de bateria oriunda do Grupo francês Bolloré: as baterias LMP® (Lítio Metal Polímero) permitem uma grande autonomia e oferecem desempenho, confiabilidade e segurança.

hyundai-creta-stc_1HYUNDAI CRETA STC

A Hyundai apresentou na mostra paulista, o Creta Sport Truck Concept (STC). Desenvolvido pelo Centro de Design da marca na Coreia do Sul em parceria com a área de Produto da Hyundai Motor Brasil, o conceito é resultado de um exercício inspirado no SUV compacto Creta.

hyundai-creta-stcDiferente das picapes convencionais, o Creta STC é pensado para um público mais jovem, que vive em grandes centros urbanos e busca um veículo confortável, sem abrir mão de um estilo mais personalizado. Como o modo de vida mais dinâmico e versátil demanda uma funcionalidade maior do que um porta-malas tradicional, o Creta STC oferece uma caçamba que garante forte expressão de estilo, preservando a dirigibilidade de um SUV.

toyota-ch-r-concept_1TOYOTA CH-R CONCEPT

Os conceitos servem para antecipar as linhas de futuros modelos, no caso do Toyota CH-R ele já virou modelo de produção. Porém, a marca optou para mostrar aos brasileiros o CH-R Concept.

O CH-R Concept usa a nova plataforma global da marca, a TNGA (Toyota New Global Architecture), que proporciona maior rigidez do chassi.

toyota-ch-r-conceptO CH-R Concept tem linhas agressivas e segundo a Toyota seu estilo é inspirado em um diamante, com detalhes e vincos esculpidos para ressaltar as superfícies como uma pedra preciosa. Ainda de acordo com o fabricante japonês, o estilo do conceito resulta em excelente desempenho aerodinâmico e privilegia a segurança dos pedestres, com base nos elementos-chave de design da Toyota – Keen Look e Under Priority.

renault-duster-4x4-extremeRENAULT DUSTER 4X4 EXTREME CONCEPT

Um dos conceitos da Renautl no salão é o Duster 4×4 Extreme Concept. O veículo tem pintura cinza e acessórios em vermelho, lembrando carros utilizados para resgate em montanha – imagem que se torna ainda mais forte com a utilização de pneus off-road, guincho, alargadores de para-lama, rack no teto com barra de LED, rack lateral, suspensão elevada e escada na lateral.

renault-duster-4x4-extreme_1No interior, os bancos têm elementos específicos de segurança e detalhes em vermelho. Nossa reportagem apurou que a opção ganhará as ruas em 2017 como série especial.

renault-sandero-rs-grand-prix-conceptRENAULT SANDERO R.S. GRAND PRIX CONCEPT

O Sandero R.S. Grand Prix Concept, foi desenvolvido pelo Renault Design América Latina (RDAL) em alusão à história de sucesso da marca nas pistas da Fórmula 1. O modelo é baseada na versão esportiva comercializada no Brasil.

Segundo a Renault, o modelo é um exercício de cores e materiais dos designers, podendo servir de inspiração a futuras séries limitadas. O R.S. tem pintura preta e detalhes dourados nas pinças de freio, além de filete das rodas, asa frontal, difusor traseiro e faixas na lateral. O interior também é preto e dourado, com revestimento em couro, tipo matelassê, e pespontos dourados.

audi-h-tron-quattro_1Audi h-tron quattro:

A Audi apresenta na mostra paulista o h-tron quattro que se pela emissão zero de poluentes. O h-tron quattro é um marco no caminho da mobilidade do futuro. O conceito alia a tecnologia da célula de combustível altamente eficiente, de 150 cv, a uma poderosa bateria com uma potência adicional temporária de 136 cv.

audi-h-tron-quattroO reservatório de combustível pode ser reabastecido com hidrogênio em aproximadamente quatro minutos. Com isso, o h-tron alcança uma autonomia de até 600 km.

mercedes-benz-iaaMERCEDES-BENZ CONCEPT IAA

Segundo a Mercedes-Benz, o Concept IAA (Intelligent Aerodynamic Automobile), foi desenvolvido para demonstrar uma nova filosofia em termos de aerodinâmica e eficiência.

De acordo com a marca, ao atingir a velocidade de 80 km/h, o modelo adapta sua carroceria para um modo que prioriza eficiência e baixa resistência do ar, alterando seu coeficiente aerodinâmico de 0,25 para Cd 0,19 – um recorde para um cupê de quatro portas. Seguindo as referências do Classe S, seu design é fluido e tem outros elementos que também remetem à eficiência como, por exemplo, câmeras nas laterais do veículo que substituem os espelhos retrovisores.

mercedes-benz-iaa_1O Concept IAA indica o que será, na visão do fabricante alemão, a tecnologia para o futuro da indústria automotiva, com foco na capacidade de adaptação dos veículos para diferentes situações.

Fotos | Marlos Ney Vidal/Autos Segredos

 

Tags: , , , , , , , , , , , , , , , , , , ,