Carro popular de verdade:  10 automóveis  até R$ 15 mil

A segunda geração do Ka passou a ser homologada para c5 passageiros no Brasil, porém tem só 2 portas. Apesar de ser um carro “mil”, o Zetec Rocam entrega força suficiente para mover  o hatch, especialmente na cidade.

Já com a reestilização de meia-vida, o Celta na versão Life desta época só usava o conhecido motor 1.0 Família I de 70 cv com qualquer um dos combustíveis. Tem rodar áspero, mas competente para um veículo de 840 kg.

O chamado VW Gol G4 - na verdade, a segunda geração com a segunda reestilização - é uma boa dica de carro popular. Tem a robustez inerente da linha e dos modelos da marca, além do motor EA111 simples de mexer e fácil de achar peças.

 A Peugeot 206 SW Escapade tem pneus de uso misto, suspensão reforçada e design mais invocado com molduras pela carroceria, rodas de liga-leve e imitação de peito de aço.

O Palio Fire foi lançado em 2002 para ser a versão mais acessível da linha, sempre com um desenho defasado em relação ao restante da gama. No caso deste modelo 2008, adotou o design da “terceira fase” do hatch.

O Renault Clio Campus é um modelo confortável no conjunto da obra e carrega um motor até moderno para a época: 1.0 16V, que gera 77/76 cv e se revela bastante econômico.

O acerto da suspensão e da carroceria do Fox 2005 são um pouco mais molengas do que se espera de um Volks, mas o motor é o mesmo valente 1.0 do Gol desta lista, da família EA111.

Passado um tempo após a chegada do Corsa de segunda geração, em 2001, o sedã da fase anterior do compacto se manteve em linha e passou a se chamar Classic. Por anos foi o carro popular da GM no Brasil.

O Fiesta Street foi o primeiro carro vendido pela internet, isso lá em 2000. A opção mais pé-de-boi do hatch compacto usa o mesmo e esperto motor Zetec Rocam 1.0 de 65 cv de potência.

A linha 2009 do Mille Economy ganhou econômetro, novo revestimento dos bancos e do painel e para-choques na cor da carroceria. O motor é o manjado 1.0 Fire, de 66/65 cv.