flagra_fiat_x1h_5O futuro compacto da Fiat que por enquanto é chamado de Projeto X1H contará com versão aventureira, além da versão normal. O modelo começará a ser produzido em pré-série a partir de janeiro de 2016 e seu lançamento será ainda no primeiro semestre do ano. Por compartilhar boa parte de peças e custos com o Uno a Fiat planeja que o X1H “civil” tenha preço abaixo dos R$ 30 mil para ser o substituto do Palio Fire.

Já a versão aventureira do X1H será a responsável por aposentar o Palio Way. A roupagem será inspirada no Uno Way com direito a bagageiro no teto, moldura nos para-lamas, faróis com máscara negra, para-choques com apliques e suspensão levemente mais alta. Porém, diferentemente do Uno o X1h contará somente com motor 1.0.

Construído numa plataforma híbrida cuja parte da frente da arquitetura é a mesma dos 326/327, enquanto a parte de trás é nova. O modelo terá entre-eixos mais curto. A plataforma inclusive recebeu melhorias para que o compacto se saia bem nos testes de impacto.

O visual do X1H terá semelhanças com o  Uno, já que a inclinação do para-brisa e o próprio vidro serão os mesmos. O formato das portas dianteiras será igual mudando apenas a chapa estampada externa. Portas traseiras serão novas por conta do entre-eixos menor. As lanternas também não serão verticais. O que a VW não conseguiu fazer com o up!, a Fiat fará com seu City Car, e o modelo terá a tampa traseira toda em vidro.

MECÂNICA

A notícia triste envolvendo o X1H é que o compacto não fará a estreia do novo motor 1.0 de três cilindros e seis válvulas. O motor antecipado com exclusividade pelo Autos Segredos em 6 de abril não ficará pronto a tempo de estrear no compacto. O modelo contará no lançamento com o motor 1.0 8V EVO.

Foto | Marlos Ney Vidal/Autos Segredos