020_Chevrolet_Sport6Eduardo Zanetti (*)
De Campinas (SP)

O lançamento do Chevrolet Cruze 2016 teve duas novidades a serem pontuadas: o fim da caixa de câmbio mecânica na linha e a chegada ao Brasil da tecnologia OnStar, um sistema de telemática que abrange aportes de emergência, segurança, navegação e conectividade, e que faz parte dos planos de expansão global da General Motors, elaborados após a falência da empresa em 2009. Estes planos tornaram a empresa uma das mais lucrativas do mundo, à frente de outras gigantes como a Boeing e a American Express, somando faturamento de 22,6 bilhões de dólares nos últimos cinco anos.

IMG_20150928_202251193_HDRO sistema OnStar foi lançado no Brasil aproveitando a percepção pública de carro premium que o Cruze tem. O consumidor brasileiro também, de acordo com a opinião pública, é um dos mais ávidos do mundo por tecnologia, o que foi uma base sólida para a decisão do lançamento do OnStar em nosso mercado. É um serviço/tecnologia existente há 19 anos no mundo, em países da Europa, Estados Unidos, Colômbia etc e propõe revolucionar o uso do automóvel no Brasil.

A Chevrolet, que mudou seu slogan “Andando na Frente” pelo unificado “Find New Roads”, parece realmente estar buscando novos caminhos. A mesmice mecânica e de portfólio vem sendo abandonada gradativamente. Da velha guarda, restou o Classic (plataforma S4200) e os nomes S10, totalmente reformulada, maior e mais potente, Prisma, que compartilha a moderna plataforma de arquitetura GSV com o Onix e a picape Montana, de plataforma oriunda dos anos 90. Esperamos motores da era downsize para os próximos dois anos, sem confirmação da matriz ou do braço tupiniquim.

007_Chevrolet_onstarO que é?

Sabe o que é telemática? É bem usada, e até comum. Telemática é o conjunto de tecnologias de informação resultante da confluência dos recursos da informática e das telecomunicações, que possibilidade uma multiplicidade no uso das informações e o compartilhamento da mesma entre diversas plataformas não espelhadas, que atuam livremente.

Mais simples que isso: a central de infotenimento do automóvel agora é dotada de uma rede telefônica própria e um sistema de GPS, que faz a ligação do veículo com a central OnStar e permite que o atendente desta central e os ocupantes do veículo se comuniquem. Dessa forma, é possível solicitar ao atendente diversos serviços, que vão de uma indicação de posto de combustíveis próximo, até marcação de uma consulta médica ou ouvir as notícias de destaque do dia. Se isso tudo não lhe pareceu útil a ponto de justificar a existência da tecnologia, existe também um serviço de segurança, onde o condutor pode solicitar apoio mecânico ou resgate em casos de acidente. O sistema ainda pode, de forma autônoma, em casos mais graves, nos quais o condutor não esteja capaz de acionar o botão de emergência, compreender a ocorrência de acidente, mediante explosão dos airbags, e direcionar os serviços de socorro do SAMU e dos bombeiros ao local do ocorrido.

Agora parece justo que exista a tecnologia? Se ainda não, acompanhe mais uma possibilidade.

“- Central de atendimento OnStar, bom dia. Em que posso ajudar? – Bom dia! Gostaria de almoçar em um restaurante japonês, em companhia de uma jovem polaca, nas proximidades do bairro de Moema, hoje. Poderia me indicar um bom local e fazer reserva? – É claro. Nas proximidades do bairro temos as opções “um”, a “aconchegante”, “esta”, “a boa”, “a sofisticada” e a “custo-benefício”. Qual delas o senhor gostaria?”

Dessa forma, com base nas informações encontradas na internet, é possível ainda que o atendente da central leia as avaliações dos internautas, estipule uma faixa de preços e ainda realize a reserva, sem maiores complicações. E, para chegar ao restaurante, a central OnStar já encaminha os dados de navegação para a central do automóvel e o sistema de GPS se encarrega de direcionar a condução até o local. Se precisar de buscar a garota no trabalho dela, é só acrescentar um ponto intermediário na rota.

000_Chevrolet_onstar (2)Se o destino for um local ermo, em horário que não ajuda, ainda é possível solicitar à central OnStar que monitore sua rota até o destino. Saiu da rota, a central te liga para confirmar se está tudo bem.

Sua filhota vai sair com as amigas ou vai fazer um trabalho fora de hora na faculdade? Confira o trajeto e a chegada pela internet, e assim que o carro entrar em movimento novamente, receba um aviso. Dá até para saber se ela passou no drive-thru na volta para casa.

E o filhão, tirou carteira? Programe, pelo celular, alertas de velocidade máxima excedida. Passou da velocidade padrão, um aviso chega rapidamente.

011_Chevrolet_onstarComo funciona?

Para todas estas funcionalidades, apenas três botões agregados ao espelho retrovisor central do Chevrolet Cruze. Um azul, que faz a ligação com a central, um preto e branco que atende ligações da central e um com ícone vermelho, que é o de emergências e também é o que encerra as ligações.

Simples não?

Mais que simples, é útil na medida que te auxilia a encontrar o automóvel em um estacionamento grande, já que é possível disparar luzes e buzina pelo celular. O aplicativo já está disponível para iOS e, brevemente, para Android.

Pelo celular, também, confira o travamento das portas, podendo destrancar ou trancar à distância.

013_Chevrolet_CruzeNo uso

Foi possível absorver bem o funcionamento da central OnStar. No carro que rodei pela cidade de Campinas – SP, nesta última terça-feira, pude revezar o comando do veículo com mais um jornalista, e uma embaixadora da GM foi quem nos guiou no uso da central.

O roteiro nos levou à um café, a um ponto de parada intermediário e de volta ao local da conferência. O sistema de GPS foi preciso e fez as correções de rota necessárias quando eu me perdi nas alças da cidade. Rapidamente a central OnStar me ligou para saber se estava tudo bem, pois eu havia solicitado o monitoramento da rota. Confirmei que tudo corria dentro do esperado.

IMG_20150929_113458961_HDRPudemos ouvir as notícias do dia, saber qual seria a temperatura média para o final de semana em Belo Horizonte e ainda tentei marcar um horário no dentista, que falhou pelo horário de almoço da clínica. Ainda perguntei qual seria o aeródromo mais próximo do local onde eu estava e a resposta foi “Aeroporto de Viracopos”, a 21 km da minha localização. Pã! Ponto a menos para o atendente. Esperava ouvir como resposta “Aeroporto Campo dos Amarais”, local da apresentação do sistema OnStar à imprensa no dia anterior, a 8,4 km de onde eu estava.

IMG_20150928_191639353_HDRPara o que se propõe, o sistema OnStar, parceria da GM do Brasil com a IRT, um braço da Ituran, empresa líder em rastreadores e monitoramento de veículos no Brasil, com a operadora de telefonia Claro, vai atingir, principalmente o consumidor que busca tecnologia, tentando melhorar a convivência do usuário com o automóvel. A melhoria da conivência aposta na interação do homem e da máquina, na lógica da vida estar intimamente ligada aos automóveis nos grandes centros urbanos e ainda propões diminuir a distração do condutor, exigindo que ele retire uma das mãos do volante menos vezes. Oferecerá ainda assistência 24 horas por dia, para qualquer solicitação válida que o usuário fizer.

002_Chevrolet_onstarÉ uma revolução no mercado poder unir o sistema de auxílio em emergência com o sistema de concierge para auxílio das tarefas diárias. Ainda, por possuir módulo de posicionamento global – em local de difícil acesso e secreto, de acordo com a GM do Brasil – será útil para auxiliar as forças policiais na localização do veículo em caso de furto, dependendo, para isso apenas da cobertura do sinal.

A GM informa que o uso do sistema será gratuito no primeiro ano do automóvel, podendo ou não ser habilitado no ato da compra do automóvel, e que os valores a partir do segundo ano devem ser próximos ao de um sistema de rastreamento tradicional.

(*) O jornalista viajou a convite da Chevrolet do Brasil.

IMG_20150928_191750345
[photomosaic]
Fotos| Chevrolet/Divulgação e Eduardo Zanetti/Autos Segredos