| em 11 anos ago

Versão definitiva do Citroën Cactus será lançada no Brasil

Compartilhar

O Salão de Frankfurt abriu suas portas ontem para a imprensa mundial, e uma de suas atrações no interessa. É o conceito Citroën Cactus, que a fabricante apresenta como um hatch mas que na verdade antecipa o  SUV compacto que a Citroën pretende lançar na Europa no final de 2014 usando o Peugeot 2008 como base. Em 2015 ele chega ao Brasil, dizem nossos informantes.

Logicamente os Airbumps, bolsas de ar integradas às portas e aos para choques que resistem a impactos e arranhões, não estarão na versão definitiva, nem mesmo as rodas de 21 polegadas. Mas as linhas gerais são basicamente essas, incluindo na conta as colunas B, claro. É isso que revelam os flagras do modelo em testes na Europa.

O interior é amplo e tem suas particularidades, como duas telas de LCD, uma que concentra os comandos e sistema de entretenimento e outra que substitui o quadro de instrumentos. O airbag do passageiro fica no teto, e os comandos do câmbio automático são botões no centro do painel, logo abaixo das saídas de ar.

Este conceito tem 4.21m de comprimento, 1.75m de largura, 1.53m de altura e 21 cm de altura livre do solo, dimensões um pouco maiores que as do Peugeot. Sobre o motor a Citroën se limita a dizer que se trata de uma versão do sistema Hybrid Air, que inclui um motor PureTech com consumo médio de 33 km/l, graças a um circuito de ar comprimido. Veja mais detalhes do sistema aqui

.

As unidades brasileiras, fabricadas em Porto Real (RJ), contarão não apenas com o motor 1.6 THP, como também com versão atualizada do motor 2.0 16V Flex, com opção de câmbio manual e automático de seis marchas. O Peugeot 2008 brasileiro chega as lojas no primeiro semestre de 2014 o Citroën Cactus um ano depois.

 Fotos | Citroën/Divulgação

Henrique Rodriguez

Henrique Rodriguez é jornalista, técnico em manutenção automotiva e estudante de eng. mecânica. É editor executivo do Novidades Automotivas e tem um Fusquinha 73.