Até mesmo que não acompanha sempre as informações sobre a indústria automotiva brasileira já deve ter escutado que a Toyota já constrói uma nova fábrica no Brasil na cidade paulista de Sorocaba. Na nova unidade a marca irá produzir o hatch compacto Etios apresentado em janeiro, no Salão Nova Déli, na Índia.

As obras para a nova fábrica já começaram e com isso o desenvolvimento do modelo nacional também. Por enquanto os testes são realizados na Índia e no Japão, sendo que alguns funcionários da planta de Indaiatuba (SP) já foram para o Japão para se familiarizar com o modelo. O Etios deve seguir as linhas do conceito como comprova o desenho registrado no Brasil. Pelas patentes tanto o visual externo e quanto o interno seguirão a identidade visual do modelo do salão.

No Brasil o modelo deverá ser lançado no segundo semestre de 2011. De acordo com a revista Quatro Rodas o Etios terá no Brasil com um motor 1.0 flex de 68CV com bloco de alumínio, duplo comando de válvulas, variado de fase VVT-i e apenas três cilindros. è provável que o modelo tenha também a opção de propulsor 1.6. Vale lembrar que a Honda não quer deixar a Toyota reinar sozinha entre as japonesas no segmento de entrada. Sendo que o fabricante já trabalha no desenvolvimento de um hatch compacto baseado no conceito New Small Concept (NSC) que também foi apresentado na mostra indiana. O desenvolvimento do hatch compacto da Honda foi antecipado pelo Autos Segredos em julho (veja aqui).

Foto Reprodução INPI