Everest-mula-1O SUV baseado na nova geração da Ranger, cuja Ford deu pistas a possibilidade de desenvolvimento durante o lançamento mundial da picape, finalmente foi visto circulando em testes. O veículo ainda é uma mula: a partir da coluna B, a carroceria é a do Territory, modelo que a marca produz na Austrália, onde foi feito o flagra.

O novo integrante da família Ranger é um SUV aos moldes tradicionais, com carroceria montada sobre chassi. Porém, terá alguns refinamentos técnicos, como suspensão traseira independente, sem o sistema de feixes de molas usado pela irmã. A carroceria, por sua vez, acomodará sete ocupantes. Tudo como nas rivais Chevrolet TrailBlazer e Toyota SW4.

Everest-mula-3O motor será o 3.2 turbodiesel de cinco cilindros que estreou ano passado na picape, mas a imprensa argentina não descarta a utilização do 2.5 16V flex nas versões de entrada. As transmissões também seriam as mesmas que equipam a Ranger: automática de seis marchas e manual de cinco, sendo a última restrita associada apenas ao propulsor menor.

O SUV já tem até nome: na América do Sul, se chamará Everest, mas na Ásia o modelo poderá ser batizado de Endeavour. As unidades destinadas ao Brasil sairiam da planta de Pacheco, na Argentina, onde a Ranger já é produzida, a partir de 2014. Tailândia e África do Sul também deverão fabricar a novidade.

Everest-mula-2

 Fotos | Carsguide/Reprodução