Jetta-211-cvNão foi só a Amarok que ganhou potência na linha Volkswagen: o Jetta TSI também recebeu um upgrade e passa a render 211 cv. A notícia era esperada, pois a marca já começou a produzir uma versão mais atual do motor 2.0 Turbo, batizado internamente de EA-888, na planta de Puebla, no México. Foram justamente os aperfeiçoamentos mecânicos, majoritariamente eletrônicos, que resultaram no aumento de potência.  A dose extra de fôlego, contudo, não foi divulgada oficialmente e apenas apareceu no site de público da marca. Na ficha técnica, porém, continua constando que o sedã tem “apenas” 200 cv.

Para tirar a dúvida, ligamos para algumas concessionárias Volkswagen. Todas confirmaram que o Jetta já recebeu a dose extra de potência. Curiosamente, o modelo de 211 cv ainda é da linha 2013, e não 2013/2014. Porém, há uma má notícia, sobre o preço do sedã: o valor de tabela subiu, de R$ 86.290 para R$ 88.290. Segundo um dos vendedores com quem conversamos, o aumento ocorreu porque a Volkswagen vem tendo dificuldades para importar veículos do México, devido à burocracia vinculada ao sistema de cotas, o que fez com que a demanda ultrapassasse a oferta.

Os vendedores também confirmaram que a dose extra de potência não demorará a chegar a outros modelos que compartilham o motor 2.0 Turbo, como Fusca e Tiguan. O Passat já dispõe da versão atualizada do propulsor. O Autos Segredos já havia antecipado que o Jetta receberia o upgrade; reveja o post aqui. As versões aspiradas seguem sem atualizações mecânicas.

Imagem: Volkswagen/Reprodução