Parece que não é só o Autos Segredos que tem leitores antenados nas novidades da indústria automotiva. O Argentina Autoblog publicou o segundo flagra feito por internautas nesta semana. Depois do Corolla S (veja aqui), foi a vez da versão aventureira da SpaceFox aparecer no site portenho. No Brasil, ela se chamará SpaceCross. A Volkswagen já registrou o nome no INPI (Instituto Nacional de Propriedade Industrial). No país vizinho, a perua é vendida como Suran, o que indica que o modelo com visual off-road deverá ser batizado de SuranCross.

As fotos foram feitas por um internauta que se identifica como Saddam M., em uma auto-estrada que liga as cidades de Córdoba e Carlos Paz. Ele só conseguiu capturar uma imagem, pois o comboio formado por três protótipos passou em alta velocidade. Apesar da camuflagem, dá para perceber vários detalhes, como estribos laterais, molduras nos para-lamas, para-choque traseiro com novo desenho e maior altura do solo. A SpaceCross compartilhará com o CrossFox o para-choque dianteiro com faróis de milha conjugados aos de e neblina e os pneus de uso misto.

De acordo com o leitor, as unidades em testes estavam equipadas com rodas pintadas em grafite. Ao contrário do hatch com roupagem aventureira, na perua o estepe não ficará à mostra na traseira. O componente permanecerá onde está, sob o assoalho do porta-malas. Algumas pessoas podem achar que a exposição da roda melhora o aspecto do veículo, mas o fato é que a posição original proporciona mais comodidade na hora de abrir o compartimento e  maior proteção contra furtos.

Ainda não há informações sobre as opções de motores para o mercado brasileiro, porém o mais provável é que o propulsor 1.6 flex com 101/104 cv de potência e 15,4/15,6 mkgf de torque seja o único disponível. Em compensação, o câmbio poderá ser manual ou automatizado I-Motion. No país vizinho, é esperada também uma versão à diesel. De acordo com o Argentina Auto Blog, a produção na fábrica de Pacheco está prevista para começar em junho. O lançamento deverá ocorrer no mesmo mês, durante o Salão do Automóvel de Buenos Aires.

Não é de hoje que a Volkswagen cogita lançar uma versão aventureira para a SpaceFox, para competir com a linha Adventure da rival Fiat. Em 2006, a marca chegou a mostrar a primeira geração da perua com o visual do CrossFox da época, no Salão do Automóvel de São Paulo. O lançamento, contudo, não aconteceu até hoje. A projeção que ilustra este post foi publicada em fevereiro pelo Argentina Autoblog e reproduzida pelo Autos Segredos no mesmo mês (veja aqui).

Foto: Saddam M./Argentina Autoblog

Projeção | Jorge Fernández/Argentina Autoblog

Acompanhe também o Auto Segredos pelo Twitter

Quer equipar seu auto? Compare os preços antes no indiCAuto Auto Peças Online!