O VW Meteor roda camuflado em Resende (RJ), novo caminhão tem cabine MAN com a “cara” da marca alemã. Autos Segredos apurou que ele terá três configurações  

A Volkswagen caminhões e Ônibus prepara o lançamento de um novo caminhão pesado para o mercado brasileiro. O Autos Segredos apurou que a nova linha será batizada de Meteor e será vendida em três configurações. Em função da pandemia não está certo se o modelo chegará ainda em 2020 ou se sua estreia ficará para 2021.

VW Meteor

O pulo do gato da VWCO é exatamente colocar o VW Meteor em configurações onde o TGX atua. Confira as versões:

  • VW Meteor 28.460 6×2
  • VW Meteor 29.460 6×4
  • VW Meteor 29.520 6×4

O novo pesado entraria inclusive onde a linha Constellation não atua no segmento de cavalos mecânicos, já que a linha vai até 26 toneladas com o 26.420. Em fevereiro, o Autos Segredos chegou a apostar que o caminhão seria vendido como Constellation, mas novas informações indicam o nome Meteor para o pesado da VW.

Em termos de motorização, a única diferença em relação aos modelos MAN TGX são as novas potências do Volkswagen Meteor.

A três configurações do VW Meteor serão equipadas com o motor MAN D2676 LF94 e o D2676 LF75 com potências de 460 a 520 cv. Este propulsores foram homologados na Alemanha em setembro de 2019. Os motores já atendem a fase Pronconve L7 que entrará em vigor em 1 de janeiro de 2022. O propulsor deverá continuar a ser ligado a transmissão automatizada ZF / 16AS 2630 de 16 marchas que já equipa a atual linha TGX.

Visual

O Meteor usará a cabine do MAN TGX, mas terá a frente renovada para ter a “cara” Volkswagen. O Autos Segredos apurou que a marca trabalha para nacionalizar a cabine do TGX para reduzir os custos de produção do novo caminhão pesado.

Em relação do TGX, a nova frente do Meteor incluirá uma grade que se estende por toda a dianteira do modelo abrigando em seu centro a “bolacha” VW. Na parte inferior, o modelo terá uma grade menor que ficará ladeada pelos faróis que devem ser quase idênticos aos da linha TGX.

LEIA TAMBÉM:

Custo de produção é alto

Em fevereiro, nossa reportagem antecipou que a VWCO estava desenvolvendo um novo produto para atuar exatamente onde a marca MAN atua hoje com a linha Constellation.

Pesa contra a MAN, os vários componentes importados. Atualmente, cabine e motor vem da Alemanha. Com a atual variação cambial, a situação deve estar ainda pior para os custos finais do TGX brasileiro. O caminhão é vendido nas configurações 28.440 6×2, 29.440 6×4 e 29.480 6×4.

É provável que a MAN não saia do mercado de imediato e vá se despendido do mercado brasileiro aos poucos. Afinal, no segmento de caminhões, o novo assusta inicialmente, assim até que o VW Meteor conquiste seu espaço, o TGX seguirá em oferta mas sem grandes mudanças na linha atualmente vendida.

VWCO responde

O Autos Segredos consultou a Volkswagen Caminhões e Ônibus e em reposta a marca diz que não comentará o assunto.

(*) Nota do editor: Qualquer reprodução desta matéria é proibida sem a autorização do Autos Segredos.

Siga nossas redes sociais

Autos Pesados

Você já conhece o site de caminhões e pesados do Autos Segredos, o Autos Pesados? Clique aqui e saiba mais!

Fique por dentro das novidades.

Não fazemos spam! Leia nossa política de privacidade para mais informações.