O VW Meteor roda camuflado em Resende (RJ), novo caminhão tem cabine MAN com a “cara” da marca alemã. Autos Segredos apurou que ele terá três configurações
A Volkswagen caminhões e Ônibus prepara o lançamento de um novo caminhão pesado para o mercado brasileiro. O Autos Segredos apurou que a nova linha será batizada de Meteor e será vendida em três configurações. Em função da pandemia não está certo se o modelo chegará ainda em 2020 ou se sua estreia ficará para 2021.
VW Meteor
O pulo do gato da VWCO é exatamente colocar o VW Meteor em configurações onde o TGX atua. Confira as versões:
- VW Meteor 28.460 6×2
- VW Meteor 29.460 6×4
- VW Meteor 29.520 6×4
O novo pesado entraria inclusive onde a linha Constellation não atua no segmento de cavalos mecânicos, já que a linha vai até 26 toneladas com o 26.420. Em fevereiro, o Autos Segredos chegou a apostar que o caminhão seria vendido como Constellation, mas novas informações indicam o nome Meteor para o pesado da VW.
Em termos de motorização, a única diferença em relação aos modelos MAN TGX são as novas potências do Volkswagen Meteor.
A três configurações do VW Meteor serão equipadas com o motor MAN D2676 LF94 e o D2676 LF75 com potências de 460 a 520 cv. Este propulsores foram homologados na Alemanha em setembro de 2019. Os motores já atendem a fase Pronconve L7 que entrará em vigor em 1 de janeiro de 2022. O propulsor deverá continuar a ser ligado a transmissão automatizada ZF / 16AS 2630 de 16 marchas que já equipa a atual linha TGX.
Visual
O Meteor usará a cabine do MAN TGX, mas terá a frente renovada para ter a “cara” Volkswagen. O Autos Segredos apurou que a marca trabalha para nacionalizar a cabine do TGX para reduzir os custos de produção do novo caminhão pesado.
Em relação do TGX, a nova frente do Meteor incluirá uma grade que se estende por toda a dianteira do modelo abrigando em seu centro a “bolacha” VW. Na parte inferior, o modelo terá uma grade menor que ficará ladeada pelos faróis que devem ser quase idênticos aos da linha TGX.
LEIA TAMBÉM:
- Scania testa alertas de ponto cego e colisão para sua linha de caminhões
- Volkswagen lançará o Delivery 4×4 ainda em 2020
Custo de produção é alto
Em fevereiro, nossa reportagem antecipou que a VWCO estava desenvolvendo um novo produto para atuar exatamente onde a marca MAN atua hoje com a linha Constellation.
Pesa contra a MAN, os vários componentes importados. Atualmente, cabine e motor vem da Alemanha. Com a atual variação cambial, a situação deve estar ainda pior para os custos finais do TGX brasileiro. O caminhão é vendido nas configurações 28.440 6×2, 29.440 6×4 e 29.480 6×4.
É provável que a MAN não saia do mercado de imediato e vá se despendido do mercado brasileiro aos poucos. Afinal, no segmento de caminhões, o novo assusta inicialmente, assim até que o VW Meteor conquiste seu espaço, o TGX seguirá em oferta mas sem grandes mudanças na linha atualmente vendida.
VWCO responde
O Autos Segredos consultou a Volkswagen Caminhões e Ônibus e em reposta a marca diz que não comentará o assunto.
(*) Nota do editor: Qualquer reprodução desta matéria é proibida sem a autorização do Autos Segredos.
Siga nossas redes sociais
- Acompanhe o Autos Segredos no Instagram
- Acompanhe o Marlos Ney Vidal no Instagram
- Curta nossa fanpage no Facebook
- Confira o canal do Autos Segredos no YouTube
Autos Pesados
Você já conhece o site de caminhões e pesados do Autos Segredos, o Autos Pesados? Clique aqui e saiba mais!