Apesar do Covid-19, novo Fit pode estrear ainda em 2020. Novo City chegará em 2021 e novas gerações de HR-V e Civic serão lançadas até 2022
A Honda trabalha nos bastidores para lançar nos próximos dois anos as novas gerações de Fit, City, HR-V e Civic. A fila de novidades pode começar ainda em 2020 com o Fit 2021.
Apesar de admitir junto a fornecedores que ele pode ficar para 2021, a Honda ainda trabalha com a intenção de lançar a nova geração ainda neste ano.
Como é o Fit?
Apesar do jeitão de monovolume, alguns elementos característicos das gerações anteriores serão substituídos como faróis e lanternas.
Na porção dianteira, o capô do Fit 2021 é bem curto como nos modelos anteriores. Mas, os faróis ganharam formato mais redondo e com lentes saltadas. O para-choque recebeu grande entrada de ar na parte inferior, já a grade principal ficará maior com o “H” da marca mais ao centro e logo abaixo outra pequena entrada de ar.
De lado, a coluna “A” manteve o vidro espia como num tradicional monovolume. Um vinco acima das maçanetas também se destaca na lateral que manteve a linha de cintura alta.
Já na traseira, o modelo dará adeus as tradicionais lanternas verticais e receberá peças horizontais com extensão na tampa do porta-malas que abrigará ainda a placa de identificação.
City
Em nova geração o Honda City está maior, o sedã mede 4,53 metros de comprimento, que corresponde a um ganho de 11 cm sobre a atual geração, em linha por aqui.
Seu estilo também é mais sóbrio do que o do atual City brasileiro, mas tem desenho frontal inspirado no Civic, mas com uma traseira melhor resolvida, não tão elevada, o que sempre deixou o sedã um tanto desproporcional.
Por dentro
No interior o novo Honda City também é conservador. Seu painel é limpo e oferece quadro de instrumentos analógico, o que indica que a marca não quer abusar em recursos que elevem demais seu preço final. Mesmo assim oferece módulo multimídia, equipado conexão com smartphone, além de ar-condicionado digital e outras funções.
Motor turbo 1.0
Como o Autos Segredos antecipou em agosto de 2020, Fit e City terão motor 1.0 Turbo Flex produzido no Brasil. O propulsor 1.0 iVTEC de três cilindros flex. Na Europa, a variante movida a gasolina rende 129 cv de potência e torque 20,4 kgfm. Potência e torque devem ficar ligeiramente maiores no Brasil por conta da tecnologia Flex. O motor trabalhará em conjunto com a transmissão CVT. O motor será produzido na fábrica de Sumaré (SP).
Novo HR-V
A nova geração do HR-V, chamado de Vezel no Japão, deverá estrear no país asiático no primeiro trimestre de 2021. Por aqui, a marca deverá lançá-lo até 2022. Segundo o site Best Car Web, a nova geração do HR-V/Vezel terá linhas mais próximos de um SUV cupê. De acordo com a publicação japonesa, ele lembrará o Mazda CX30.
O SUV compacto da Honda ficará maior quase todas as dimensões, com exceção do entre-eixos que se manterá em 2,61 metros. No comprimento o novo HR-V terá 4,40 metros, 1,79 m de largura e 1,59 m de altura.
A nova geração apostará bastante em tecnologias como as apresentada no Fit, lançando no Japão no fim de 2019.
No Brasil, o novo HR-V deverá ser equipado com motor 1.5 Turbo Flex. Em outros mercados, o HR-V terá conjunto híbrido batizado de e:HEV formado por um motor 1.5 a gasolina e dois elétricos.
Civic
A nova geração do Civic também já está em desenvolvimento no Brasil. Assim com o SUV, ele chegará ao mercado até 2022. Segundo matéria da revista Auto Esporte, o sedã médio manterá plataforma CCA da atual geração.
A marca fará adaptações na plataforma para que a décima primeira geração do Civic possa abrigar conjuntos elétricos e híbridos.
Em termos de motorização, o novo Civic deverá ter como novidade o motor 1.5 Turbo com tecnologia Flex. Uma opção híbrida também deve surgir para fazer frente ao Corolla.
Novos materiais
Em comum, os quatro modelos terão aperfeiçoamentos em suas construções com a adoção novos aços em suas estruturas. Isso permitirá carros mais leves e seguros.