Categorias RenaultSegredos
| em 13 anos ago

Renault Duster – Primeiras impressões

Compartilhar

Até quando você viaja sem rumo definido você tem ao menos uma ideia de um lugar para ir, certo? Bem, neste último fim de semana estive em São Paulo para o Duster Experience, evento que reuniu blogueiros de cultura, futebol, moda, humor, atitude, aventura, viagens maternidade (!) e, claro, de automóveis, e de várias regiões do País, com o objetivo de apresentar em primeira mão o SUV compacto Duster.

Ao embarcar para São Paulo na sexta-feira eu só sabia que de alguma forma veria o carro. Test-drive? Pré-lançamento? Uma pequena agenda com a programação para sábado havia sido divulgadas, mas com frases subjetivas (veja abaixo) que deram asas à minha imaginação. Nem locais, nem horários foram divulgados. Todos os blogueiros estavam à mercê da Renault.Explorando o universo do Renault Duster – Saímos do hotel para algum lugar. Rapidamente estávamos no parque do Ibirapuera, onde aconteceria o primeiro evento, que para ser mais exato, se deu no planetário do parque. Assistimos a uma sessão normal do planetário. OK, isso é legal, mas e o Duster? A resposta veio em seguida, com um video que apresentava o tal universo Duster, basicamente composto por estilo, versatilidade, robustez e o fato de ser um verdadeiro 4×4.Seja na internet ou nas ruas, onde quer que você esteja, o importante é ter estilo –

Neste momento assistimos uma palestra ministrada por Domenico Massareto, diretor de criação da agência ID/TBWA, agência que faz as propagandas da Renault. Um cara com estilo próprio – vestido de jeans, camisa, gravata… tênis e meia do Youtube – que no fim ainda brincou com o visual de nossos blogs (no caso, eu estava representando outro blog).Descubra a robustez do Duster através de um esporte que todo mundo já ouviu falar, mas ninguém conhece de verdade – Esse esporte era o rugby. Após almoçarmos no MAM (Museu de Arte Moderna) fomos levados ao campo de rugby do clube Bandeirantes, para termos lições sobre o esporte com atletas do Curitiba Rugby. Lá estava o Duster… Ainda coberto por um fino tecido preto.
O de roxo ali sou eu (Foto: Fabio Trindade/Carplace)

Antes de ver o carro despido, lições sobre os fundamentos do rugby. Arremessos com a bola oval, passes (difícil, pois apenas é permitido passar a bola pra trás!), tackle (derrubar o oponente agarrando as pernas), scrum (algo semelhante ao “montinho” do basebol) e o “elevador”, quando dois jogadores levantam outro companheiro para receber um passe. Coitado do Thiago Vinholes, do Blogauto. Eu e mais um colega o suspendemos, mas na última vez, por descuido, o elevador se desfez e ele caiu. Ele pode explicar melhor o que houve em seguida
Toda a expertise do Romain Darmon, Brand Manager da Renault e responsável pelo lançamento do Duster no Brasil –
Após uma breve apresentação sobre o sistema 4×4 do modelo, Ele nos falou um pouco sobre a tração 4×4 do Duster, do painel, do espaço interno e finalmente chegara a hora de tirar aquele tecido preto! Bem, eu já havia o visto de perto no Salão de Buenos Aires, e estava ansioso para ver o interior. Eu vi, analisei e notei todos os detalhes, mas as fotos do interio estão embargadas – mesmo que não seja segredo. Por questões éticas, assim que for possível eu as mostro. Você terá que confiar nas minhas impressões.

Sem mais delongas…

A unidade que nestava por lá certamente era a mais completa, com motor 2.0 16v flex de 143 cv, o mesmo que era usado pelo Mégane, diga-se, associao ao câmbio manual de seis marchas e tração 4×4 com seletor automático de tração (4×2, 4×4 de acionamento automático e 4×4 integral) e bloqueio eletrônico do diferencial. Este mesmo motor também poderá estar associado a uma caixa automática de quatro velocidades, mas apenas com tração 4×2.
O Duster conatará ainda com versões de entrada, equipadas com o motor 1.6 16v flex de 112 cv, sempre com câmbio manual de cinco marchas. Nem todas terão o mesmo visual da unidade das fotos. Os para-choques serão mais simples, na cor da carroceria, bem como os retrovisores e as saias laterais; as rodas não tem acabamento na cor grafite e os faróis perdem a mascara negra.

O interior

Essa foto acima é a única do interior do Duster divulgada pela Renault, e por coincidência e da mesma versão exposta. Ela mostra apenas o novo painel, criado para mercados onde o Duster não pode passar a imagem de Sandero SUV. A disposição dos elementos é a mesma do compacto, e o quadro de instrumentos é o podemos ver na linha 2012 dele… E a qualidade do acabamento está no mesmo nível (o 2012 recebeu melhorias neste quesito).
Já viu o Sandero 2012? Bem, o interior é praticamente o mesmo. Boa parte dos painéis de porta são compartilhados, bem como a estrutura dos bancos. Como novidade, há um porta-objetos no teto, que não me passou segurança para pôr objetos mais pesados, ou que podem gerar barulho em movimento. Em uma condição de off-road, tudo que está ali poderia cair em cima da cabeça dos ocupantes, por ser raso. É o único porta objetos que não vemos no Sandero.

O porta-malas, no entanto, é grande. Tem capacidade de 470L nas versões 4×2 e 400L na versão 4×4, e o acesso é bom. Sem o estepe pendurado (desnecessário, mas característico de seus concorrentes) a tampa do porta malas abre para cima, e o movimento é suave e simples.

O mercado

Talvez por conta da herança genética (parte da plataforma vem do Sandero e do Logan), a primeira vista o Duster parece ser o mais racional de todos os crossovers compactos, aventureiros e SUVs compactos, mas é um aspecto que depende muito dos preços, que não nos foi divulgado. Só sei que “será competitivo”. Aposto nele partindo de algo entre 48 e 50 mil reais.

O design parece uma mistura de Sandero com X-Terra. Ele pode não ser tão belo nem tão atual (chegou a Europa em 2009, como Dacia), mas a beleza do EcoSport morreu com a primeira reestilização (mas ficará belíssimo no ano que vem) e o Tucson é resultado da sustentabilidade moderna; um carro reciclado apenas no Brasil. O resto não passa de fantasia e ilusão. Neste segmento, em se tratando de modernidade de projeto o Duster é o mais novo, ou melhor, será quando for lançado, no final de outubro.

Mega galeria

(Clique nas imagens para ampliar)


Fotos | Henrique Rodriguez/Autos Segredos e Renault/divulgação

Acompanhe também o Auto Segredos pelo Twitter

Henrique Rodriguez

Henrique Rodriguez é jornalista, técnico em manutenção automotiva e estudante de eng. mecânica. É editor executivo do Novidades Automotivas e tem um Fusquinha 73.