renaultcaptur5A Renault já cogitava trazer o crossover Captur como  importado como publicamos no mês passado. Na mesma época a revista Auto Esporte também noticiou que os estudos incluíam a produção nacional. Agora nossos amigos no Paraná nos contam que há uma euforia na planta por conta de um “tal” projeto x87 que nada mais é, que o Captur. O código é o mesmo usado em seu desenvolvimento para o mercado europeu.

Para ter uma ideia da dimensão da importância do projeto X87, o modelo já consta na programação de horas das prensas do setor de estamparia. Provavelmente aproveitarão as férias coletivas durante o início do ano que vem para fazer esta nova programação. Pelo que nossos amigos disseram o Captur nacional deve estrear por aqui no fim de 2014 já como linha 2015.

O Captur europeu é construído na plataforma V do Clio IV e que segundo a Auto Esporte não é muito diferente da chamada M0 usada pelas novas gerações de Sandero e Logan. E assim o Captur nacional divirá a linha de montagem paranaense utilizando-se da platafoma M0. Apesar das conversas no chão de fábrica paranaense estarem quentes ainda não há protótipos do Captur ou pelo menos ainda foram avistados. Mas, em breve teremos novidades.

COMPACTO Outro modelo que a Renault também desenvolve é um novo compacto de entrada. A Auto Esporte diz que ele também usará a base M0 (evolução da B0, de Logan e Sandero). Ainda não consegui confirmar essa informação com nossos amigos. A única novidade em relação ao compacto é que seu motor de três cilindros já está em testes no Brasil e ele ainda terá uma versão aspirada além da original, com turbo. Esse carro está sendo desenvolvido no Brasil e também será vendido no mercado europeu e indiano.

Foto | Renault/Divulgação