flagra_mula_fiat_x6s_1A Fiat concentra suas forças nos testes de seus novos hatch (Projeto X6H) e sedã (Projeto X6S) destinados ao mercado nacional. Hoje flagramos a mula de testes do novo sedã que será fabricado na Argentina como antecipamos em dezembro. Por enquanto, assim como o X6H usa uma carroceira de Palio modificada, o sedã X6S roda na carroceria do Grand Siena com modificações.

O X6S é irmão do hatch derivado do Projeto X6H que será fabricado no Brasil em 2016.  Ambos serão construídos em cima da plataforma 326 “esticada” e os dois modelos terão porte similar ao atual Punto, porém com maior entre-eixos. O projeto não tem nenhuma relação com o sedã médio Tipo. Além do hatch e do sedã, essa plataforma dará ao origem ao novo SUV da Jeep chamado de internamente de Jeep Junior como o Autos Segredos revelou com exclusividade em 3 de março.

Se nas ruas ambos os protótipos ainda não contam com a carroceria definitiva, para testes internos a marca montou várias carrocerias em março do hatch X6H e do sedã X6S.

A versão de entrada do novo sedã será equipada com novo motor GSE 1.3 que terá potência acima dos 100cv e torque por volta dos 14kgfm que terá de quatro cilindros e oito válvulas. A opção de menor cilindrada contará com câmbio manual de cinco velocidades e o automatizado de também de cinco marchas. Já as topos de linha usarão o novo 1.8 E.torQ EVO que fará sua estreia na picape Toro. Os câmbios serão o manual de cinco velocidades e o automático de seis velocidades usado pelo Jeep Renegade. O modelo deverá contar ainda com uma versão esportiva que será equipada com o motor GSE Turbo 1.3 16v que deverá ter potência acima dos 150cv.

O X6S contará com a tecnologia Start&Stop, além dos controles de tração e estabilidade e direção elétrica.

No interior o sedã será equipada com nova central multimídia e novas itens de conforto.

Para produzir o novo sedã a Fiat fará o investimento de US$ 500 milhões para a produção de um novo sedã na fábrica de Ferreyra na Argentina. O novo modelo matará o Grand Siena e o Linea.  

Foto Marlos Ney Vidal/Autos Segredos