A Mercedes-Benz registrou, na Europa, as patentes do futuro Classe A. As imagens revelam que o modelo sofrerá uma mudança radical, abandonando a carroceria monovolume e adotando o estilo hatch. A marca alemã está mirando nos rivais BMW Série 1 e Audi A3, que ganharão novas gerações em breve.

O novo Classe A tem linhas semelhantes às do carro conceito Vision A, mostrado em abril no Salão de Xangai, na China. O design segue tendências atuais, com linha de cintura alta e linha das janelas laterais formando um arco, mas mantém os elementos de outros veículos da Mercedes, como grade, faróis e o longo capô.

O interior do hatch ainda é desconhecido, mas deverá seguir o padrão do fabricante e ainda oferecer muitos equipamentos multimídia. A plataforma é connhecida como MFA (Mercedes Frontwheel Architecture) e será compartilhada com a futura geração do Classe B. Sob o capô, haverá um novo motor 2.0 turbo de quatro cilindros, capaz de render 204 cv, acoplado a um câmbio seqüencial de dupla embreagem.

De acordo com Dirk Schmidt-Liermann, Gerente de Vendas e Marketing da Mercedes na Argentina, o novo Classe A chegará ao país vizinho no fim de 2012 ou no começo de 2013. O modelo deverá ser comercializado no Brasil via importação, uma vez que o executivo descartou a produção na fábrica de Juiz de Fora, MG.

Imagens | Auto Scoops

Projeção | Jorge Fernández/Area75/Argentina Autoblog

Foto|  United Pictures

Acompanhe também o Auto Segredos pelo Twitter