Categorias CapaFordSegredos
| em 11 anos ago

Flex – novo motor 2.0 que equipa o Ford Focus III terá 178cv de potência

Compartilhar

No dia 20 de julho antecipamos que o novo Ford Focus III teria injeção direta no novo motor 2.0 e que a gasolina ele renderia 170cv. Agora, apuramos que o motor no Brasil por conta do sistema flex pulará para 178cv de potência. Assim, o Focus figurará com um dos propulsores 2.0 mais potentes do mercado nacional.  Algumas unidades já circulam com a placa cinza como mostra o flagra do nosso leitor Breno Bassani publicado na semana passada. Na Argentina o modelo será lançado nos próximos dias e no Brasil pelo andar da carruagem o Focus deverá estar a venda em setembro.

Nesta terceira geração o Ford Focus estará disponível nas versões S, SE, SE Plus e Titanium. A primeira versão fica restrita ao motor 1.6 Sigma TiVCT, o mesmo que acaba de estrear com o New Fiesta e que gera 125 cv com gasolina e 130 cv com álcool, e torque de 16 kgfm, mas apenas com câmbio manual de cinco marchas – nada de Powershift.

As demais versões terão à disposição o novo motor 2.0 Duratec GDI (sigla em inglês para injeção direta de gasolina) que renderá os 178cv de potência. Além de substituir a injeção do tipo MPI por injeção direta, o Duratec teve sua relação de compressão aumentada de 10,8:1 para 12:1, além de coletor e canais de admissão com fluxo otimizado e recebeu duplo comando de válvulas variáveis, para admissão e escape, e está de acordo com as normas do Euro V.

Entre os equipamentos o modelo trará assistente de manobras, sistemas Sync e MyFord Touch com tela sensível ao toque de 8 polegadas e câmera de ré, ar-condicionado de duas zonas, faróis bi-xenon, controle de tração, direção elétrica e seis airbags. O cardápio ainda inclui transmissões de seis marchas, manual ou automatizada de dupla embreagem (PowerShift).  (Com Henrique Rodriguez)

Foto |  Breno Bassani

Marlos Ney Vidal

Marlos Ney Vidal, jornalista profissional e repórter-fotográfico que atua no setor automotivo desde 2003. Já foi colaborador das principais publicações do Brasil. Em 2009 criou o site Autos Segredos.