Nesta terceira geração o Ford Focus estará disponível nas versões S, SE, SE Plus e Titanium. A primeira versão fica restrita ao motor 1.6 Sigma TiVCT, o mesmo que acaba de estrear com o New Fiesta e que gera 125 cv com gasolina e 130 cv com álcool, e torque de 16 kgfm, mas apenas com câmbio manual de cinco marchas – nada de Powershift.
As demais versões terão à disposição o novo motor 2.0 Duratec GDI (sigla em inglês para injeção direta de gasolina) que renderá os 178cv de potência. Além de substituir a injeção do tipo MPI por injeção direta, o Duratec teve sua relação de compressão aumentada de 10,8:1 para 12:1, além de coletor e canais de admissão com fluxo otimizado e recebeu duplo comando de válvulas variáveis, para admissão e escape, e está de acordo com as normas do Euro V.
Entre os equipamentos o modelo trará assistente de manobras, sistemas Sync e MyFord Touch com tela sensível ao toque de 8 polegadas e câmera de ré, ar-condicionado de duas zonas, faróis bi-xenon, controle de tração, direção elétrica e seis airbags. O cardápio ainda inclui transmissões de seis marchas, manual ou automatizada de dupla embreagem (PowerShift). (Com Henrique Rodriguez)
Foto | Breno Bassani