Entretanto, o modelo deverá dar as caras no Brasil no Salão do Automóvel de São Paulo deste, além de aparecer em outros eventos nos Estados Unidos. Apesar de aparecer na mostra paulista, o substituto do Compass/Patriot só começará a ser produzido no Brasil em 2017. Não há mínima chance de o modelo começar a ser fabricado em Pernambuco em 2016.
De acordo com o apurado por nossa reportagem não há protótipos em testes e nenhuma movimentação da engenharia brasileira para início de produção do SUV. A fabricação de um novo modelo envolve diversas áreas e fornecedores e não dá para começar sua fabricação da noite para o dia segundo uma fonte.
Desde que o projeto foi congelado no Brasil em setembro o grupo não faz mais reuniões nem trabalha no projeto. Mesmo tendo ficado para surgir somente em 2017 o desenvolvimento do modelo continuará. Por ser um Projeto Global a engenharia brasileira contribui com os trabalhos envolvendo o modelo. Alguns protótipos inclusive que já haviam sido fabricados em Pernambuco seguiram para testes nos Estados Unidos.
No Brasil a culpa foi a crise que afeta o mercado. Uma comitiva da Fiat inclusive chegou a se reunir com alto escalão do Governo Federal no passado para comunicar que não investiria os recursos destinados ao modelo no momento.
O Autos Segredos publicou em 8 de agosto o primeiro flagra do modelo com sua roupagem definitiva
. O Jeep 551 compartilhará a plataforma com o SUV Renegade e com a picape Toro. Quem já o viu, afirma que seu visual será como do Grand Cherokee em tamanho reduzido. Como pode ser visto em nossa projeção publicada em outubro.O Jeep 551 compartilhará boa parte da estrutura mecânica com os irmãos. Os sistemas de tração e suspensão também serão compartilhados com o Renegade e a Toro. Porém, a versão de entrada do SUV 551 será equipada com o motor 2.4 Tigershark flex que terá aproximadamente e torque na casa dos 35kgfm. O motor é construído em alumínio. O câmbio será o automático de nove marcha e a tração 4×2.
Já as versões com motorização diesel usarão o mesmo 2.0 turbo diesel MultiJet II, que rende 170 cv e 35,7 kgfm de torque já usado pelo Renegade e que também estará na picape Toro. Assim como no motor flex o câmbio será o automático de nove velocidades. Já a tração do modelo a diesel será 4×4.
Foto | REC Ao Vivo/Instagram