Categorias FordSegredos
| em 10 anos ago

Novo Ford Ka 2015 é flagrado em comboio

Compartilhar

Os estoques do antigo Ford Ka estão praticamente esgotados e a produção do Fiesta Rocam deve ser encerrada este mês, garantindo unidades por pelo menos dois meses. Este é o tempo que a Ford tem para introduzir no mercado seu novo carro de entrada, o novo Ford Ka. Com lançamento previsto para o mês que vem – o que, na Ford, não siginifica início imediato das vendas – o compacto global segue em testes pela região metropolitana de Salvador (BA), como mostram as fotos de um comboio feitas pelo amigo Fillipe Vivas.

Como a Ford anda com o costume de fazer meia dúzia de lançamentos antes de lançar o carro de fato, deixando o lançamento do Ford Ka 2015 para pouco antes da Copa do Mundo. A versão sedã surgirá depois, em outubro, durante o Salão do Automóvel. Mas é notável que não há grandes alterações no design em comparação com o conceito. Ao menos agora ele aparece com os faróis definitivos.

A ser fabricado na unidade da Ford em Camaçari (BA) o novo Ka, que é chamado internamente de projeto B562, substituirá não apenas o velho Ka, mas também o Fiesta Rocam, e ainda tem a missão de fazer volume de vendas para que a Ford segure a ofensiva da Renault na luta pelo quarto lugar no mercado brasileiro. As dimensões serão reduzidas para não interferir na vida do New Fiesta, quem lhe empresta a plataforma.

As opções de motorização serão duas: um inédito 1.0 de três cilindros e doze válvulas, com potência máxima na casa dos 80cv, e o 1.5 que estreou no New Fiesta e que rende 111cv a 5.500rpm e 15mkgf com etanol e 107cv a 6.500rpm e 14,8kgfm de torque a 4.250rpm com gasolina. As opções de câmbio serão sempre manuais, já que o PowerShift nos planos iniciais está descartado. Deve ficar restrito ao Fiesta. Boa notícia é que está visível o adesivo do CONPET, revelando que o modelo recebeu classificação A em eficiência com pelo menos um de seus motores.

Os preços devem partir dos R$ 28 mil, elevando, assim, o preço inicial dos carros da Ford no País.

Fotos | Fellipe Vivas

Henrique Rodriguez

Henrique Rodriguez é jornalista, técnico em manutenção automotiva e estudante de eng. mecânica. É editor executivo do Novidades Automotivas e tem um Fusquinha 73.