Categorias FiatSegredos
| em 13 anos ago

Novo Fiat Siena (Projeto 326) ganha ritmo mais intenso de testes

Compartilhar

A engenharia da Fiat dispensou as mulas e já testa o novo Fiat Siena derivado do Projeto 326 3V. Até então o modelo era testado com a base nova com a carroceria da antiga geração (veja aqui). Cheguei a flagrar uma unidade recheada de aparelhagens sendo testada por engenheiros (veja aqui).

Agora, as unidades em testes já saem com os pilotos para o testes de durabilidade, no pouco tempo que fiquei por lá contei três unidades saindo. Ainda são poucas unidades do sedã, já que a prioridade do momento são na ordem 500, Palio (326) e Punto que juntos somavam uns 30 protótipos.

De acordo com o cronograma de lançamentos da Fiat que publiquei em agosto de 2010, a Fiat programa a chegada do novo Siena para novembro. Mas, a engenharia da marca tem apertado os fornecedores para antecipar sua chegada. Além da plataforma o modelo terá somente as portas dianteiras iguais as do 326 hatch, no resto tudo será diferente. Por questões de custo chegou-se a cogitar que a frente do modelo fosse a mesma do hatch. Mas, no final das contas optou-se por uma frente bem diferenciada em relação ao hatch. Nossa projeção publicada no começo deste mês já deu uma ideia de como será o visual do modelo ficará (veja aqui

).

O sedã terá portas traseiras diferentes e novo conjunto frontal. A frente do modelo terá traços que remetem ao novo Idea e ao Bravo. As semelhanças com o Idea são os faróis e grade central, exceto o emblema que ficará um pouco acima, fora do centro da grade). Já a parte debaixo do para-choque lembra muito a do Bravo, mudando apenas os farõis de neblina. A grade sera em formato de colmeia.

Na lateral o modelo terá mesmo o vidro espia na coluna C. Já  a traseira do modelo seguirá as linhas do atual modelo, ou seja, a inspiração nos Alfa Romeo continuarão. Pelas fotos pode-se notar que o Siena ficará maior, mas, ainda não tenho como afirmar o tamanho das novas dimensões.

No interior o painel será o mesmo do novo Palio, porém, com acabamentos cromados nas saídas do ar-condicionado.

MOTORES O novo Siena, derivado do Projeto 326, chegará ao mercado em novembro de 2011 e o fabricante programa o primeiro face lift para setembro de 2014. O Siena 326 contará com os motores 1.4 EVO, 1.4 EVO Tetrafuel, além do 1.6 16V E.torQ. Em junho de 2012, a FPT fará a estreia do E.torQ 1.6 16V Tetrafuel.

MODELO ATUAL A versão Fire do sedã ficará em produção até 2013. Já a versão Essence deverá ter uma pequena mudança de visual em junho de 2011, saindo de linha em maio de 2012, quando a Fire herdará a mesma carroceria.

PALIO 326 No sábado escrevi que a Fiat decidiu montar algumas unidades do novo Palio (Projeto 326) com a tradicional camuflagem zebrada. De acordo com o que apurei, a saída delas para as ruas se justifica mais para mostra ao público que seu lançamento está próximo. Na segunda cheguei a ver uma circulando pela fábrica, porém ela não pulou a cerca. Uma hora isso ocorrerá… e eu estarei por perto.

Fotos | Marlos Ney Vidal/Autos Segredos

Acompanhe também o Auto Segredos pelo Twitter

Quer equipar seu auto? Compare os preços antes no indiCAuto Auto Peças Online!

Marlos Ney Vidal

Marlos Ney Vidal, jornalista profissional e repórter-fotográfico que atua no setor automotivo desde 2003. Já foi colaborador das principais publicações do Brasil. Em 2009 criou o site Autos Segredos.