O Chevrolet Onix chegará ao mercado em outubro e será comercializado nas versões LS, LT e LTZ. Na mesma época a marca começa a produzir o Novo Prisma, mas o sedã deverá fazer sua estreia somente em janeiro. Os novos modelos serão posicionados no mercado na lacuna deixada pelo falecido Corsa (hatch e sedã). O Novo Prisma também contará com as mesmas versões.
O hatch será equipado com os motores 1.0 e 1.4, sendo que esse último será aperfeiçoado. Em junho no lançamento da Spin, em conversa com executivos da marca nos foi confirmado a chegada do novo motor 1.4. O executivo disse ainda que o novo motor era um desafio para a engenharia que tinha como missão extrair o máximo de potência no motor de menor cilindrada. Entretanto, nosso papo não foi adiante e terminou com a frase “Não vamos falar disso, para não estragar a surpresa”. Se o motor 1.0 está certo no hatch para as versões de entrada o mesmo não pode ser dito para o sedã que deverá contar somente com o novo motor 1.4.
Assim como o Sonic, a dianteira do Onix e do Novo Prisma seguirá linhas bem diferentes que os últimos lançamentos da marca, apesar da manutenção da grade bipartida. A frente terá faróis espichados como o do Honda City e o capô é bem pequeno, assim como os para-lamas. Aliás, nossos “amigos” dizem que a frente dos modelos é bem curta. A grade será filetada e não em colmeia como a dos irmãos.
Na traseira, o vidro curvo e os vincos da carroceria se encontram na tampa simulando um X, a tampa ainda terá aerofólio integrado. As lanternas invadem a lateral, com a parte de cima vermelha e a de baixo branca. As laterais são marcadas pelos vincos e as portas acompanham a caída do teto. As maçanetas são as mesmas do Cobalt.
Já traseira do sedã terá com formato que lembram as lanternas do Cruze Sport6. Um detalhe chato para o modelo é a abertura pequena da tampa do porta-malas que pode ser um empecilho para bagagens maiores.
Com a chegada do Onix a linha de hatchs da Chevrolet ficará disposta assim: Celta, Onix, Agile, Sonic e Cruze Sport6 e a dos sedãs: Classic, Novo Prisma, Cobalt, Sonic Sedan, Cruze e Omega.
A fábrica de Gravataí já produz desde julho as unidades pré-séries do Onix que serão usadas para treinamento de rede, frota interna e frota de imprensa. Com o Prisma saindo de linha em setembro, a unidade passará a produzir somente Celta, Onix hatch e Novo Prisma.
Internamente, já se fala no Projeto Sub-Onix, mas, a ideia ainda é embrionária, tanto que nem o local de sua possível produção está definido. O segmento dos subcompactos promete ser um dos mais atraentes dos próximos anos e quem disse isso foi o Jaime Ardila, presidente da General Motors América do Sul. A planta de São José dos Campos (SP) chegou a ser cotada. Só que a fábrica de Gravataí (RS) está na frente, pois, a linha de produção foi toda modernizada para produção do Onix e do Prisma. Por isso está apta a receber novos modelos de menor e maior porte.
Projeções | João Kleber Amaral/Garagem do João/Especial para o Autos Segredos
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