Antes mesmo de surgirem os primeiros flagras o Autos Segredos já afirmava que o Jeep 551 (novo Compass/Patriot) será um mini Grand Cherokee. Por usar a plataforma da Fiat Toro, o SUV 551 será maior que o Renegade e menor que o Cherokee. No Brasil ele será comercializado exatamente nesta lacuna. O modelo será o terceiro produto da fábrica de Goiana (PE) e o segundo Jeep nacional.
Na dianteira o visual remente ao Grand Cherokee com os faróis mais estreitos que formam conjunto com a grade de sete barras que terá acabamento cromado. Na parte inferior do para-choque o SUV contará com uma grande entrada de ar em formato de colmeia. A peça será emoldurada por um régua preta que se estendem por toda a lateral contornando as caixas de rodas. Aliás, esse acabamento já é usado no Renegade e também apareceu nos flagras recentes da Fiat Toro.
Na lateral as portas lembrarão um pouco as da picape e o recorte das janelas da porta traseira é praticamente o mesmo da Toro. Já na traseira as lanternas horizontais invadirão a tampa e serão separadas por um régua cromada. A placa de identificação ficará alojada na tampa.
Em abril de 2015 o Autos Segredos antecipou que a Ford preparava uma reestilização para o EcoSport. Publicamos inclusive uma projeção com nossa aposta para o visual do modelo.
A maior mudança no visual externo está na dianteira, que ganhará linhas inspiradas na nova geração do Ford Edge. Capô, para-choque, faróis e para-lamas foram redesenhados. A grade dianteira será filetada.
Na traseira, somente para-choque será trocado. As lanternas terão novo desenho, mas mantendo o formato atual. Recentemente, a marca mostrou na Europa uma versão do SUV sem o estepe pendurado na tampa do porta-malas. Porém, apuramos que o modelo nacional manterá o estepe pendurado do lado de fora.
Além do visual renovado, o EcoSport contará com novo motor 1.5, como Autos Segredos antecipou em abril de 2015. O EcoSport reestilizado marcará a chegada do novo motor 1.5 de três cilindros da marca. O propulsor será o substituto do Sigma 1.6. As versões de entrada contarão com o motor 1.5 e as topo de linha continuam com o 2.0 atual.
O novo motor é da família Dragon e é baseado no 1.5 turbo do Fusion. O propulsor terá potência próxima aos 130cv do Sigma 1.6. De acordo com as fontes consultadas o motor de três cilindros é melhor que o de quatro, pois 500cm3 é o volume ideal para o funcionamento de um motor de quatro tempos. Com menos peças móveis, ele é mais barato de se produzir, sem falar que é mais leve e econômico.
Fotos | Sérgio Barolo
Flagrou algum carro diferente, camuflado, com placas verdes (ou tudo isso) ou ainda tem alguma informação interessante e quer contribuir com o Autos Segredos? Envie para o e-mail contato@autossegredos.com.br. Ou ainda pelo nosso WhatsApp (31) 99547-480