Apesar do treinamento já estar marcado, marca apenas
afirma que ele será lançado no primeiro semestre

Como o Autos Segredos antecipou em novembro, o Honda WR-V começará a ser produzido em fevereiro. Agora nossa reportagem apurou que o fabricante japonês marcou para os meses de fevereiro e março o treinamento de sua rede. As turmas serão divididas em dois grupos, sendo um para os Gerentes de Vendas e Pós-vendas e outra para os Consultores de vendas. O lançamento do WR-V deverá ocorrer entre abril e maio.

Sem muitas informações oficiais sobre o modelo, apuramos que a Honda já elegeu como concorrentes do WR-V os modelos Ford EcoSport 1.6, Renault Duster 1.6, Nissan Kicks 1.6 e Hyundai Creta 1.6. Com exceção do SUV japonês, os outros três concorrentes são comercializados com preços entre R$ 70 mil a R$ 75 mil. Isso dá uma dica de possíveis valores do inédito modelo da Honda. A versão de entrada LX deverá ter preço na casa dos R$ 72 mil e a topo de linha EXL deverá ser comercializada com valores próximos aos R$ 82 mil.

A Honda aposta alto no WR-V, por isso, começará a treinar sua rede com bastante antecedência. Além do treinamento presencial, a marca pede que seus consultores de vendas visitem as concessionárias dos concorrentes diretos e façam uma série de avaliações sobre ambiente, atendimento e que avaliem até mesmo o atendimento telefônico.

O modelo foi totalmente desenvolvido no Brasil pelo Honda Research Brasil, instalado em Sumaré (SP). Na dianteira, em relação ao Fit, mudam capô, faróis, para-choque e grades. Os refletores dos faróis serão como no HR-V e nas demais versões do Fit, com arranjo simples e monoparabólicos. O para-choque tem desenho agressivo, com uma grande grade em colmeia, e a placa de identificação está instalada no centro. A parte inferior do para-choque terá aplique plástico que simulam um extrator de ar. A grade será pintada em cinza com um aplique na cor da carroceria na parte superior, e a peça ainda terá uma pequena ponta acima dos faróis.

Nas laterais, o que muda é maior altura em relação ao solo e os apliques pretos nas caixas de rodas, que se estendem até os para-choques. Para dar uma aspecto mais alto no modelo, a Honda desenvolveu um nova suspensão para o modelo. O WR-V será equipado com rodas de liga-leve aro 16 polegadas calçadas com pneus 195/60 R16.

Já a traseira do WR-V também tem linhas mais agressivas. As lanternas tem formato diferente em relação as do Fit e invadem a tampa, como HR-V e a nova geração do Civic. A placa de identificação continua na tampa do porta-malas, mas foi deslocada para baixo por conta do novo desenho da peça. Assim como na dianteiro, o para-choque traseiro tem apliques simulando extrator de ar.

O motor é o 1.5 i-VTec FlexOne equipado com controle eletrônico variável de sincronização e abertura de válvulas. O propulsor rende 116 cv de potência a 6.000 rpm, torque de 15,3 kgf.m a 4.800 rpm quando o combustível escolhido for o etanol. Já os câmbios que equiparão o modelo aventureiro são o manual de cinco velocidades e o automático do tipo CVT.

Fotos | Marlos Ney Vidal/Autos Segredos