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Honda confirma produção do Vezel e do novo Fit na nova fábrica de Itirapina (SP)

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Em cerimônia que marcou o início da construção de sua nova fábrica no Brasil, na pequena cidade de Itirapina (SP), a Honda aproveitou para anunciar que, quando entrar em operações, no segundo semestre de 2015, dali sairão a nova geração do Honda Fit – que já circula no Brasil em testes – e também o SUV compacto Vezel, apresentado há menos de uma semana no Salão de Tóquio, no Japão. Mas o novo Fit começa a ser vendido no Brasil já em março.

A ser erguida num terreno de 5.800.000 m², a unidade consumirá investimento de R$ 1 bilhão, gerando cerca de 2.000 empregos diretos. A capacidade anual será de 120 mil unidades. Vale ressaltar, no entanto, que motores, câmbios e peças plásticas continuarão saindo da fábrica de Sumaré, inaugurada em 1997 para produzir o Civic, e que hoje também é responsável pelo atual Fit e pelo City, somando, também, 120 mil unidades anuais.

Testes já começaram

Num timing quase perfeito, uma mesma unidade de testes da nova geração do Honda Fit começou a ser flagrada por nossos leitores esta semana. Por aqui o modelo deverá pemanecer com os motores flex 1.4 e 1.5 de até 101 cv e 116 cv, respectivamente, tendo como novidade a transmissão CVT, que chegou a ser oferecida na primeira geração do modelo e que substitui a automática. Toda essa pressa se dá pois a terceira geração do monovolume não aguardará a nova fábrica ficar pronta, sendo produzida ainda em Sumaré por pelo menos um ano. O lançamento está previsto para março de 2014.

A rede de concessionários já foi avisada da chegada da nova geração, e adianta que o Fit terá rodas maiores por aqui e conseguirá consumo de 18 km/l nas versões dotadas de câmbio CVT e com a função ECON – outra novidade, já presente no Civic – ativada. A versão de entrada terá mais equipamentos a nova transmissão como opção (como já acontece com a versão CX), mas seu preço subirá um pouco. Em compensação, as versões seguintes terão preço próximo do atual. “Não tem mais como subir”, dizem vendedores sobre o preço do modelo.


Fotos | Honda/Divulgação e Tiago Alves

Henrique Rodriguez

Henrique Rodriguez é jornalista, técnico em manutenção automotiva e estudante de eng. mecânica. É editor executivo do Novidades Automotivas e tem um Fusquinha 73.