Categorias FordSegredos
| em 8 anos ago

Ford mostrará EcoSport reestilizado no Salão de SP

Compartilhar
Apesar de mostrar o SUV de visual renovado, modelo só chegará ao mercado em 2017

O Ford EcoSport reestilizado será uma das estrelas da marca no Salão do Automóvel de São Paulo. A mostra paulista abrirá suas portas ao público entre os dias 10 e 20 de novembro. As vendas do novo EcoSport começarão somente em 2017, e o modelo será apresentado já como linha 2018.

O modelo como antecipamos em abril de 2015 ganhará linhas inspiradas na nova geração do Edge. Além da reforma visual, o SUV ganhará um novo motor 1.5 12v de três cilindros também adiantado com exclusividade pelo Autos Segredos no dia 3 de abril de 2015.  A projeção que ilustra essa matéria foi produzida por Du Oliveira, em maio deste ano.

A maior mudança no visual externo está na dianteira, que ganhará linhas inspiradas na nova geração do Ford Edge. Capô, para-choque, faróis e para-lamas foram redesenhados. A grade dianteira será pintada em cinza fosco e terá formato trapezoidal e terá três filetes com o fundo em formato colmeia. Os faróis do modelo estão mais estreitos e os auxiliares estão destacados nas extremidades. Já o para-choque terá um prolongamento de peito de aço na parte inferior. Recurso que será usado para passar a sensação de que o modelo terá vocação off-road.

De lado nenhuma mudança com exceção das novas rodas que serão pintadas na cor grafite.

Na traseira, somente o para-choque será trocado. As lanternas terão novo desenho, mas mantendo o formato atual. Recentemente, a marca mostrou na Europa uma versão do SUV sem o estepe pendurado na tampa do porta-malas. Porém, o modelo nacional manterá o estepe do lado de fora.

Internamente, a mudança também será grande com novo painel, bancos e forros de porta. A mudança mais visível será o painel que terá novo quadro de instrumentos com os marcadores de velocidade e conta-giros integrados e separado por uma enorme tela digital no centro. As saídas de ar também foram reposicionadas ficando abaixo do sistema de som. Aliás, todas as versões do EcoSport 2017 terá central multimídia destacada no painel, porém, com funções variadas de acordo com versão.

MOTOR

Em situação delicada no mercado nacional, o ex-queridinho dos consumidores terá também novo coração para tentar figurar entre os mais vendidos novamente. O SUV abandonará o motor sigma 1.6 que será substituído por um propulsor 1.5 12V de três cilindros da família Dragon. As versões de entrada contarão com o motor 1.5 e as topo de linha continuam com o 2.0 atual.

O novo motor é da família Dragon e é baseado no 1.5 turbo do Fusion, porém, ele será uma versão aspirada. O propulsor terá potência próxima aos 130cv do Sigma 1.6. De acordo com as fontes consultadas o motor de três cilindros é melhor que o de quatro, pois 500cm3 é o volume ideal para o funcionamento de um motor de quatro tempos. Com menos peças móveis, ele é mais barato de se produzir, sem falar que é mais leve e econômico.

Projeção | Du Oliveira/Especial para o Autos Segredos

Marlos Ney Vidal

Marlos Ney Vidal, jornalista profissional e repórter-fotográfico que atua no setor automotivo desde 2003. Já foi colaborador das principais publicações do Brasil. Em 2009 criou o site Autos Segredos.