Se o destino do Volkswagen Fox ainda é incerto, o certo é que o veterano compacto ganhará nas próximas semanas duas novas versões. O leitor Marcos Fabiano flagrou unidades do Fox Xtreme e Fox Connect no pátio da fábrica da marca alemã em São José dos Pinhais (PR).

Fox Xtreme

No visual externo, o Volkswagen Fox Xtreme tem molduras nos para-lamas, rodas diamantadas em preto, que por sinal, são as mesmas da versão CrossFox Urban White, rack no teto e apliques laterais como o CrossFox e Fox Track. O nome Xtreme fica estampado na tampa traseira e na parte inferior da porta traseira.

A dianteira não aparece nos flagras, mas, segundo Marcos, o Fox Xtreme terá para-choque dianteiro idêntico ao do CrossFox. Outros detalhes do visual externos são as maçanetas e retrovisores pretos.

Fox Connect

Já as únicas mudanças visíveis do Volkswagen Fox Connect são as rodas de liga-leve, maçanetas e retrovisores na cor da carroceria e o adesivo alusivo a versão estampado nas laterais. A série Connect estreou no up! 2018 e assim como o subcompacto, o Fox Connect deve ter um apelo mais tecnológico.

Multimídia

Nossa aposta é que a versão venha equipada de série com o sistema infotainment touchscreen “Discover Media” com navegação e App-Connect.

Motor

Ambas as versões deverão ser equipadas com o motor 1.6 8V. O propulsor 1.6 tem potência 101cv de potência e torque de 15,4kgfm com gasolina no tanque e 104 cv de potência e torque de 16,6 kgfm quando abastecido com etanol. O câmbio é o manual de cinco velocidades.

Fotos | Marcos Fabiano

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  • Bruno Silva

    Só doido compra esse carro sabendo da chegada do Polo. Ainda acho Fox mais carro que Gol, poderia continuar os dois até chegada de um Gol novo com qualidade pra substituir os dois.

    • G.Alonso

      É um carro com boas qualidades. Depois de um tempo aparecem uns grilos, as portas começam a bater, já tendo que trocar uma borracha, mas, é um bom carro. Temos em casa um 1.6 8V, faz até 15 km/l na gasolina, acho bom, principalmente pela idade do motor. Sobre sair de linha pela chegada do Polo, acredito que os dois tem públicos um pouco distintos, pois o Fox tem a posição de dirigir bem elevada, chega até ser chato dirigir (para mim) depois que se está num carro mais baixo como o Golf.

      • Edson Fernandes

        O que pega é que o Fox atualmente se encontra numa faixa de preços para o mdelo 1.6 8v em que há carros 1.0. Por isso vende muito bem.

        E é isso que tem movimentado as vendas do mesmo. Atualmente é dificil achar Fox 1.0 0km pelas ruas, já que a maioria destaca o logotipo MSI sem o “I” vermelho.

        • Mr MR8

          O Fox MSI é 1.616V?

          • CorsarioViajante

            Depende. O MSI com “I” prata é o velho 1.6 8v. O MSI com “I” vermelho é o 16v. Tremenda má fé da VW que chama os dois de “MSI” para vender gato por lebre. Lamentável.

          • Raimundo A.

            Por que má fé? Quem compra um carro deveria ter o mínimo de interesse em buscar informações para justamente não dizer que foi mal orientado por vendedor esperto.
            Se fosse má fé, então o Golf TSI cuja sigla com cores diferentes para diferenciar o 1.4 do 1.0 seria má fé. Não é até então porque o 1.0 é manual, mas se usasse o AT6, a suposta má fé seria similar ao Fox MSI.
            Claro que atrapalha esse tipo de distinção e pelo visto a partir do Polo com a indicação do torque será mais fácil.

          • CorsarioViajante

            Entendo seu ponto, mas para mim parece má fé porque, no caso do TSI por exemplo, é uma família de motores. Então tanto faz o deslocamento, pelo logotipo TSI já se sabe que é um motor turbo com determinadas características técnicas.
            Já no caso dos dois motores MSI, eles não tem nada em comum, exceto o deslocamento. Dar o mesmo nome para ambos para mim é induzir ao erro, principalmente por um ser novidade e o outro muito cansado, e pela dança que a VW faz ao colocar e tirar em algumas versões. Parece que é tudo para bagunçar e confundir. Concordo que o maior responsável é sempre o consumidor, mas o fabricante também tem que fazer sua parte e não dar nomes que incitem à confusão e erro.
            Vale lembrar que, até onde sei, o critério oficial da marca é que motores aspirados com menos de 100cv são MPI, motores aspirados com mais de 100cv são MSI. Esta é a explicação oficial. Ou seja, hoje o antigo 2.0 8v aspirado que equipava jetta, golf 4,5 e polo seria também um motor MSI. Não gosto desta denominação.

          • Pedro Neto

            kkkkk, enganar leigos

          • Filipe Augustus

            Lembrei da época do Audi A3 nacional, que o T prata era turbo 150cv e o T vermelho Turbo 180cv!!!!!

          • Edson Fernandes

            Qualquer modelo que não seja turbo na VW é considerado MSI. A diferença entre o 1.6 8v e o 1.6 16v é a sigla MSI ter o “I” vermelho no 16v.

          • CorsarioViajante

            Qualquer motor não turbo com menos de 100cv é MPI (como no Up aspirado), com mais de 100cv é MSI.

        • Paulo Thesis

          Muito parecido com o que a Honda fazia com o Fit de primeira geração (“i” vermelho, 1.4, “i” azul, 1.5).

  • mjprio

    Essas séries sao a prova cabal, junto com a unificação da Space na trendline de que o fim da família Fox ta próxima. As Css vao ter que rebolar baixando os preços pra vender esses carros. Quem compra o faz por pura vontade de ter um 0km podendo negociar o preço pois sabe que perderá dinheiro.

    • CrashwareZ

      Devem acabar de vez em 2018. Mas está bem próximo

    • Ducar Carros

      Dependendo de quanto baixarem os preços, pode valer a pena, mesmo saindo de linha. Por exemplo, pelo mesmo preço, melhor um Fox que um Mobi.

      • mjprio

        Sem duvida

      • NORDSK

        Sim, FOX de 49 mil tá por 42 mil.

  • AlemãoMoreira

    Pra que ia morrer até que ele tá bem vivo hein.

    • G.Alonso

      Vendendo igual está vendendo…

    • Duh

      Isso é desova, botam uns adesivos para parecer novo e ajudar a terminar o estoque.

      • Verdades sobre o mercado

        Estoque ?! Estamos em 2017 !

    • NORDSK

      Não vai morrer já; algumas versões, como a Pepper e Track, vão ficar por até 2 anos no mercado.

      • Pedro Neto

        ou na concessionária esperando comprador, rs

        • NORDSK

          É possível. Vão ficar lançando séries especiais e talvez coloque cambio automático para segurar o carro até 2019.

    • Pedro Neto

      série especial de despedida

  • Henrique Geraldi

    Eu tenho um FOX, mas só quero saber da chegada do Polo/Virtus para trocar o meu kkkk

  • Kadu_CE

    A melhor versão do fox é a highline manual. Pena custar muito e ter que por algumas cosias como pcional.

  • Victor

    Por que a Volks não mata esse 1.6 EA111 e deixa o Fox com o 1.0 MSi e TSi? Seria muito mais interessante.

    • Comentarista

      Rapaz, você já andou em um EA111 2017 ou 2018? Anda e veja que esse motor é espetacular em performance. A pegada começa baixa e vai até o corte limpo. Ele não morre mais como os mais antigos. Viagem em um Voyage 2017/2018 e mantendo 140 km/h o conta giros fica em 3000 rpm e com muito fôlego. Você anda a 180-190 tranquilamente. Não tem Civic, Corolla é demais. Andam juntos.

      • ViniciusVS

        Pode ser um motor bom que da conta do recado, mas estamos em 2017. Não tem mais espaço para esse motor 8v sendo que tem 2 opções mais modernas ( 1.0 TSI e 1.6 16v MSI) na prateleira…

        O mesmo vale para o Imotion, a Volkswagen poderia usar o tiptronic, se a Chevrolet usa um AT6 no Onix, pq a Volkswagen não pode usar no Fox?

        O foco da Volkswagen é justamente mecânica moderna e segurança, deixando Design e perfumarias em segundo plano… O fox com esse motor 1.6 até destoa dos outros carros da marca com esse 8v

        • Comentarista

          Discordo quando fala que ter 2 V por cilindro não é ser moderno. Os firefly da Fiat então não são modernos? Na minha visão são até mais modernos pois gastam menos e andam igual ou mais do que alguns 4 v por cilindro.

          • Edson Fernandes

            Isso não faz dos 1.6 8v da VW ser moderno. E não, se andar nos rivais, verá que estão mais evoluidos em relação a esse.

          • ViniciusVS

            Lamento o motor do Fox 8v não é moderno. É praticamente um AP melhorado…

            E sim o MSI é melhor…

          • Comentarista

            Lamenta? Não precisa. O AP de nada tem a ver com o EA. Favor estudar mais um pouco.

          • ViniciusVS

            Anda em um carro do século XXI e deixa esse motor no passsdo.

          • Rodrigo Alves

            Não adianta o cara vai defender a VW até o ultimo… pra ele deveria voltar o a AR.

          • Pedro154

            O fato é que esse 1.6 8v deriva de um projeto de mais de 20 anos. Nem precisava a VW colocar o 1.0 TSI do up! no Fox e no Gol, bastava criar um 1.4 16v MSI com seus 100 cavalos e 15 kgfm de torque que substituiria adequadamente o 1.6.

          • ViniciusVS

            O ideal seria o 1.0 3 cilindros que ficaria na versão básica e o 1.6 16v nas outras versões.

            O 1.4 do jetta sem o turbo poderia servir bem o Fox, mas não vale o investimento sendo que já tem o 1.6 16v pronto e o carro está com os dias contados…

          • Comentarista

            Não substituiria. O 1.6 tem 16,6 kg de torque e 104 cv. Projeto pago e produção mais barata sem apetrechos tecnológicos dem falar no custo de manutenção para o consumidor final. A Fiat fez o certo. Baixou o deslocamento mas números de potência e torque foram aumentados mantendo o conceito de 2 v por cilindro sem muito “frufru” tecnológico o que diminui custos de produção e de manutenção.

          • Pedro154

            Perdão, mas creio eu que o torque máximo do 1.6 8v é 15,6 kgfm. O 16v é que tem 16,8 kgfm. Mas mesmo assim, em terra de MPI e TSI, que sentindo tem o EA-111? O motor pode ser bom, mas a marca têm que se modernizar integralmente. Se o cidadão vai poder comprar o Polo por 55 mil, por quê manter em linha o Fox de mesmo preço? Tudo bem, um pode até ser 1.0 e o outro 1.6, mas talvez essa seja a única “vantagem” do Fox. Com certeza um Polo de 2017 será muito mais seguro e mais prazeroso de dirigir do que um Fox que permanece na mesma geração desde 2003.

          • Comentarista

            Polo não vai concorrer com Fox. E tem 15,6 kg no álcool e chegando a 2500 rpm. Digitei errado anteriormente.

          • Comentarista

            Complementando, que sentido faz projetar do zero um motor mais fraco com menor desempenho e muito mais caro de se fabricar? Não vejo sentido nenhum. Só para os “de”sentendidos falarem que seu carro possui motor 16V, comando variável, coletor megapower, e por aí vai.

      • Victor

        Esse motor que você tá falando é o EA211 1.6 16v, que equipa a versão Highline/Cross do Fox.

        • Comentarista

          Amigo. Não é. É o EA111. Não andei em Fox. Como escrevi andei no Voyage. Fique mais atento na leitura.

  • danielgermano lopesmoreira

    Gente pra que isto ???. A volks enchendo linguiça num carro que praticamente esta saindo de linha, além de outras coisas tbm!!.

    • Victor

      Tem muito adesivo em estoque, tem que colocar para fora.

      • Jean Soares

        kkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkk

      • danielgermano lopesmoreira

        Só pode !!! kkkkk.

  • MSGUI

    Gente a VW nao cansa de mexer nesse Fox não? isso que eu chamo de tirar leite de pedra. O carro foi lançado em 2006…

    • Anderson SP®

      Foi lançado em 2003 modelo 2004.

    • ViniciusVS

      Deveria aposentar o motor 8v

  • Cristiano Arruda

    XTREEEEMELY EXPEN$IVE!

  • Andre Cupertino

    Prestes a mudar de geração, em 2009, o Fox tb teve uma série Extreme, q vinha com adesivos nos paralamas dianteiros q lembravam os olhos da Amy Winehouse. Pra mim, essa é a prova de q ele vai sair de linha mesmo. Sabemos q essas séries surgem pra queimar o estoque de acessórios da marca.

    • Pedro154

      O Fox nunca mudou de geração, apenas passou por duas reestilizações. O Fox continua basicamente o mesmo carro desde 2002.

      • Andre Cupertino

        Vc entendeu

  • Verdades sobre o mercado

    Creio que o Extreme aposentará o CrossFox…

    • Victor

      Não mesmo. Brasileiro ama essas versões Cross com Estepe pendurado.

      • Verdades sobre o mercado

        Amava … e além disso o Crossfox não vende mais quase nada visto que a tendência é vender menos ainda, não faz sentido mantê-lo em linha.

      • Davi Reis

        É, mas aposentou…

  • Fernando Bento Chaves Santana

    O relativo fracasso do Up! deu sobrevida ao Gol e ao Fox. A expectativa era ambos modelos sairiam de linha: o Up! substituiria o Gol gradativamente e as versões mais baratas do Polo substituiriam o Fox. Porém o Up! não deslanchou e a VW não quer obter volume a qualquer custo. A saída foi reposicionar o Up! como um modelo de nicho sem preocupações com volume de vendas – dificilmente veremos novos Up! como carro de frota. E a VW precisará rever seus planos para o segmento de entrada no Brasil, talvez entre em cena a falada plataforma de baixo custo que estaria sendo desenvolvida pela Skoda, mas enquanto não define nova estratégia a marca copia a FIAT e mantém produtos antigos em catálogo com algum grau de sobreposição. No final das contas penso que em três anos haverá um “Gol G6” assentado sobre esta nova plataforma de baixo custo, aos moldes do Renault Kwid, para substituir tanto o atual Gol G5 quanto o Up! e que este mesmo projeto originará um SUV com menos de 4m para substituir o Fox.

    • Pedro154

      Eu apostaria em um novo Gol feito na plataforma do up! (e já existem rumores sobre isso) para substituir tanto o atual up! como o atual Gol. Caso assim seja, esse novo Gol poderia herdar o powertrain do up! [motores 1.0 MPI e 1.0 TSI (105cv)] e ter opção de câmbio imotion para o MPI e câmbio AT tiptronic para o TSI. Quem sabe, tal Gol também tirasse de linha o Polo 1.0 MPI, caso este não faca sucesso.

  • Lucas086

    Já tinha confortline com pacote Connect, tanto que vinha um adesivo na coluna C… E esse extreme não passa de um Cross sem o estepe, a VW apelando para desovar esse carro, mas contínuo achando errado matar o Fox, o certo era matar o Gol.

    • Pedro154

      O certo era matar os dois e fazer um novo Gol na plataforma do up!.

  • Louco por carros

    E lá vem os remendos pega trouxas pra desovar as carcaças!

  • Joaquim Grillo

    esse fox ficou bizarro com essas lanternas traseiras a vw matou o carro

  • Daniel

    A única coisa Xtreme nesse Fox deverá ser o preço mesmo…

    • Pedro Neto

      boa

  • João Paulo Barbieri

    Pegaram a versão track e trocaram o adesivo pra xtreme…

  • NORDSK

    O Fox 1.0 e 1.6 Trendline estão com bonus de 7 mils reais.
    Recebi e-mail da VW hoje, estão vendendo Saveiro Cross CE motor 1.6 16V , ano 2016/17 de 70 mil por 56 mil para pessoa jurídica; desconto de 25%. Se a Empresa tiver mais de 4 carros com CNPJ, o desconto aumenta para 30%.

    • ViniciusVS

      Bônus de R$ 7.000 significa que o Fox trendline 1.6 8v que custa R$ 53.950 sai por R$ 46.950??

      Se sim é um ótimo CxB para um carro 1.6

      • NORDSK

        Sim 46.900,00 e certamente é uma preço interessante.

      • CorsarioViajante

        E aí a gente vê como tem espaço para encaixar um Polo 1.0 MPI por uns cinquenta e poucos. Quem quer um carro novo e com construção refinada mas menos motor leva Polo, quem quer um carro cansado mas bem equipado e com motor maior vai de fox.

        • ViniciusVS

          Tem razão.

          Por esse valor acho justo o Fox 1.6 com o kit dignidade padrão.

          • CorsarioViajante

            Sim. O perigo é acabar confundindo, pois na mesma faixa da preço vai ter um FOx 1.6, um Up TSI e um Polo MPI! rs

  • Rod1970

    Diferente do informado na matéria, a série Connect estreou no Gol 2016 e não no up!

  • Filipe

    A VW está tentando de tudo para desovar os estoques!!

  • Pedro154

    Hoje vi na TV anuncio de Fox a 43.990. Só não me atentei à versão. O Fox é tão… desnecessário agora. Carro de 2002 com motor (1.6 8v) do século passado. Totalmente incondizente com os modernos up!, Polo e Golf.

    • Verdades sobre o mercado

      Não entendo o porque é desnecessário … porque tem 14 anos de mercado ?! É um bom produto e não faz feio perante qualquer outro compacto na faixa de preço. O motor 1.6 8v é excelente para uso urbano (não perde para nenhum outro motor nesta condição de uso), agora obviamente que para estrada fica devendo… a lamentar apenas a traseira que ficou muito feia com aquelas lanternas horrorosas da última re-estilização.

      • Victor

        Realmente, eu acho o Fox um produto melhor que o Gol. Gol que deveria morrer, mas brasileiro é cismado com ele.

      • Felippe2010

        quem deveria morrer é o Gol, o Fox é bem melhor que ele, mas brasileiro adora andar de Goleta

        • Verdades sobre o mercado

          Pois é, a base do Gol é praticamente a mesma do Fox.

        • Filipe Augustus

          E se em 2002 a Volkswagen tivesse lançado o Fox como Gol e a Space como Parati! Será que não teria vendido bem mais?

  • Verdades sobre o mercado

    Confirmado: Todas as versões atuais do Fox saem de linha com a chegada do Polo e ficam apenas estas duas versões Extreme e Connect, só não confirmaram aos css as motorizações que estarão disponíveis.

  • Zigfrietz Tazogh

    [OFF]
    Gol e Voyage vão ganhar mesmo câmbio automático do Jetta
    Nova transmissão de seis marchas será opcional nas versões Comfortline; novidade pode ser estendida ao Fox.
    O Up! será o único carro com câmbio automatizado da Volkswagen dentro de poucos meses. Gol e Voyage sairão deste rol, pois passarão a contar com câmbio automático convencional – aquele com conversor de torque.

    Trata-se do mesmo câmbio Aisin de seis marchas com função Tiptronic que hoje é usado por Jetta, Golf e Audi A3 e que também estará no novo Polo 1.0 TSI.
    O detalhe é que o motor não mudará. A nova transmissão estará combinada com o motor 1.6 8V de 104 cv e 15,6 mkgf de torque, e não com o moderno 1.6 16V de 120 cv e 16,8 mkgf de torque.

    O câmbio Tiptronic será opcional nas versões Comfortline – as Highline, topo de linha, foram descontinuadas há alguns meses.

    Fontes também adiantam que o Fox, que terá gama de versões reduzida após o lançamento do Polo, também receberá o câmbio automático em seus momentos derradeiros no Brasil.

    Fonte: https://quatrorodas.abril.com.br/noticias/volkswagen-gol-e-voyage-terao-cambio-automatico-de-seis-marchas/pagina-comentarios-1/#comment-27644

  • Ricardo Blume

    Encarecer o que já está caro. Mais versões, mais firulas e, claro, preços mais altos. A VW é disparada a montadora nacional mais confusa em se tratando de line. Modelos caríssimos, outros capengando para sobreviver e a confusão nunca para. Não consigo entender a Das Auto.

  • Pedro Neto

    Série especial de despedida