A nova Fiorino teve seus primeiros protótipos montados em agosto de 2012. Na época ainda eram os chamados Mullótipos que tem parte dianteira e interior do novo Uno, mas, a traseira ainda carrega as portas e lanternas do Fiorino atual. Agora quase sete meses depois a engenharia já monta protótipos com a carroceria definitiva como mostra o flagra. Por enquanto, o Fiorino é chamado de Projeto 2650 XMF e deverá estrear no mercado somente em 2014.

Como já tem o que esconder as unidades estão todas camufladas com os caixotes tampando toda a lataria. Mesmo assim pode-se ver que as lanternas serão verticalizadas e segundo apuramos serão enormes, pois, elas começam quase no teto e terminam quase de encontro ao para-choque.

Outro detalhe que pode ser notado são as portas traseiras que seguem o que já tínhamos mostrado em nossa projeção, com a parte esquerda maior e direita um pouco menor. As portas não terão vidros e seguem com grafismos enfatizando os quadrados que ficaram famosos no novo Uno. O nome Fiat ficará gravado na lata da porta-esquerda e a maçaneta de abertura ficará localizada na porta direita.

Pode-se dizer que a nova geração do Fiorino é um modelo Frankenstein, pois, ela tem cara de Uno, mas sua plataforma é mista. A porção dianteira é oriunda do novo Palio, ao passo que a parte de trás vem da Strada, mantendo inclusive sua suspensão traseira, uma forma que encontraram para manter a suspensão de feixe de molas. Só para esclarecer, Palio e Uno  usam a mesma plataforma, porém, a do Palio (326) tem algumas diferenças de tamanho em relação a do Uno (327).

Apesar disso, o Fiorino continuará estéticamente fiel ao Uno, principalmente ao seu conceito “round square“. O tal  quadrado arredondado, aparecerá até mesmo nas janelas-espia traseiras.

O velho motor 1.3 8v de 73cv usado hoje por Mille Furgão será substituído pelo 1.4 8v Evo, que gera 88 cavalos com etanol.

Fotos | Marlos Ney Vidal/Autos Segredos e Projeções | Du Oliveira/Irmão do Decio