flagra_mula_city_car_fiat_10
Por conta do entre-eixos menor, a porta traseira foi encurtada

Tem pelo menos uns quatros anos que se fala em novo compacto da Fiat, o tal City Car. Desde então, nós aqui do Autos Segredos vivemos uma caça por informações relevantes sobre o modelo. No dia 14 do mês passado adiantamos as últimas novidades sobre o modelo. Agora, finalmente flagramos a primeira mula real do modelo, conhecido internamente por X1H (Projeto 341), e que usa carroceria de Uno encurtada. Veja nas imagens de nossa galeria como a porta traseira é menor.

flagra_mula_city_car_fiat_3
Até o finado Mille cedeu peças para a mula do X1H como os faróis dianteiros

Quando o projeto surgiu, em 2010, era chamado de 344, depois foi rebatizado de X3C e agora ganhou a alcunha de X1H. O modelo será fabricado em Betim, mas ficará para 2016 por conta de atrasos no projeto – ideia original era de lançar o modelo no final de 2015. Assim como publicamos desde 2010, o X1H compartilhará muitas peças com o Uno, tanto que pode ser considerado um primo dos 326 (Novo Palio) e 327 (Novo Uno). A parte da frente da arquitetura do City Car  é a mesma dos 326/327, enquanto a parte de trás é nova.

flagra_mula_city_car_fiat
Detalhe do corte da porta e da caixa de ar emendados

O uso do Uno como mula é justificado pelo fato de o X1H compartilhará muitas peças com o Uno. O modelo terá entre-eixos mais curto, por isso a mula tem parte de trás menor e portas menor que a do primo. O corte da carroceria é visível na imagem acima.

Apuramos que até no visual há parentesco com o Uno, já que a inclinação do para-brisa e o próprio vidro serão os mesmos. Aliás, o formato das portas dianteiras será igual. mudando apenas a chapa estampada externa. Portas traseiras serão novas por conta do entre-eixos menor. As lanternas também não serão verticais. O que a VW não conseguiu fazer com o up! a Fiat fará com seu City Car e o modelo terá a tampa traseira toda em vidro.

flagra_mula_city_car_fiat_7
Traseira da “mula” é idêntica a do Uno

MECÂNICA O modelo virá equipado com o sistema Start&Stop e marcará a estreia do motor 1.0 três cilindros que terá potência final acima dos 80cv. Outra novidade é o sistema de direção que deverá contar opcionalmente com assistência elétrica.

[photomosaic]
Fotos | Marlos Ney Vidal/Autos Segredos