Categorias FiatSegredos
| em 8 anos ago

Flagra: Fiat X1H começa a circular zebrado

Compartilhar

No post de ontem relatamos nosso empenho em trazer novidades relacionadas ao novo compacto da Fiat. Agora, nosso colaborador Alexandre Soares flagrou protótipos do compacto circulando zebrado. Esse tipo de camuflagem é o penúltimo estágio antes do lançamento. A Fiat programa para o primeiro semestre a chegada do modelo, pouco depois do lançamento da picape Toro.

#JuntosPeloMatheus   –  O Autos Segredos convida seus amigos e fiéis leitores a ajudar o Matheus   –    https://www.facebook.com/juntospelomatheus/timeline

O X1H terá medidas próximas as do finado Mille, tirando o comprimento, as outras medidas serão bem próximas às do antigo compacto como nossa reportagem antecipou em outubro.  O entre-eixos curto deixa pouco espaço para as pernas, por isso o X1H será mais altinho para tentar dar mais conforto aos ocupantes.

Em um primeiro momento, o X1H chegará somente nas versões “civis”, e para manter a novidade em evidência ao longo de 2016, a marca prepara para o Salão do Automóvel de São Paulo a versão aventureira Way.

Com a chegada do X1H, até mesmo o veterano Palio Fire irá conviver com a novidade por pelo menos um ano. O modelo matará somente o Uno Vivace. Em 2016, a Fiat contará com cinco hatches compactos (Palio Fire, X1H, Uno, Novo Palio e Punto).

No visual, o parentesco com o Uno fica restrito ao teto, para-brisa e formato da porta dianteira, que contará somente com nova estampagem. De resto, a Fiat conseguiu dar outra cara ao compacto. A frente é alta e o capô conta com dois vincos que fazem jogo com a grade superior, que retorna em um projeto Fiat.  A grade pintada em black piano conta com duas barras e lembra a do SUV Freemont. O hatch terá a frente alta como a do Uno, mas os faróis serão estreitos e invadirão as laterais. O capô, com vincos, morrerá na grade, que definirá o novo estilo visual da marca.

Na traseira, o X1H terá lanterna em formato redondo e acima dela uma peça plástica em black piano fará conjunto com a tampa traseira, que será toda de vidro. A tampa do porta-malas será bem curta. O para-choque traseiro abrigará a placa de identificação e será bem alto. Aliás, o aproveitamento do porta-malas será verticalizado, como no Idea.

Nas laterais, os para-lamas são abaulados e contam com dois vincos que se estendem da traseira até a dianteira. O superior está na altura das maçanetas e o inferior começa mais alto na porta traseira e fica mais fino até morrer na caixa de ar da porta dianteira.

MOTOR

A ideia inicial da Fiat era lançar o X1H com o novo motor 1.0 GSE, porém, o 1.0 de três cilindros e seis válvulas chegará somente em 2017. O compacto será equipado com um motor 1.0 Fire EVO renovado, com melhorias para ficar um pouco mais potente e mais econômico. O câmbio será o manual de cinco velocidades.

[photomosaic]

Fotos | Alexandre Soares

Projeções | João Kleber Amaral (Carro) e Du Oliveira (painel)

Marlos Ney Vidal

Marlos Ney Vidal, jornalista profissional e repórter-fotográfico que atua no setor automotivo desde 2003. Já foi colaborador das principais publicações do Brasil. Em 2009 criou o site Autos Segredos.